Benvenidas a La Paz

17 maio 2011

Chegamos cedo ao aeroporto pois além do check-in, procuramos pelo balcão da BOA para emitir a passagem Santa Cruz – La Paz. Estava fechado. Depois fomos à casa de câmbio trocar reais por dólares (cotação: 1 USD = 1,73BRL).

No balcão de informações da Infraero, pegamos a cartilha que fala dos direitos do viajante.  Após o procedimento de verificação de passaporte, raios X e finalmente a chamada para entrar na aeronave, qual não foi a surpresa ao ver a aeromoça do dia do caos!

Não há como dormir bem neste voo.  De Guarulhos para Campo Grande, uma hora e meia de viagem.  De Campo Grande para Santa Cruz, uma hora e 20 minutos.  Chegamos em Santa Cruz às 01:45.

Ao chegar no aeroporto, você recebe diversos papéis para preenchimento. Apenas um ficará contigo e não pode perder este papel sob hipótese alguma.  Há uma segunda fila onde deveria ser o raio X mas não há o equipamento! Então você tem sua bagagem revistada.

Os funcionários do aeroporto retiram as malas da esteira e as põe no chão de forma ordenada. Após a segunda fila, os funcionários das companhias aéreas conferem a etiqueta de bagagem.

Trocamos cem dólares a uma péssima cotação ( 1USD = 6,80BOB).  Descansamos nas cadeiras do segundo andar até a hora que o balcão da BOA abrisse (por volta de 06:30). Compramos as passagens no balcão por 720BOB.  O voo saiu às 07:45 e chegou no aeroporto de El Alto às 08:45.

O serviço da BOA é satisfatório. As aeromoças distribuem as malas nos bagageiros e indicam qual é o assento corretos mesmo.

Ao chegar, um senhor com um cartaz escrito o meu nome nos aguardava.  A corrida de táxi custou 50BOB.  O motorista ha poucos dias levou um grupo de brasileiros a Tiwanaku.  ele pretende passar as férias no Brasil. Mais precisamente no Acre.  O que causou o nosso espanto.  ele nos deu seu cartão caso quiséssemos contratá-lo.  Eu disse para a Ana que preferia o tour por causa da interação com as pessoas.

No caminho, a vista da cordilheira e do imponente Huayna Potosí e o choque ao ver a cidade de El Alto.  Uma superfavela.  Aliás, foi no site Mochileiros.com que vi a melhor definição de La Paz e El Alto por enquanto.  Imagine um caldeirão.  El Alto é a borda e La Paz é o fundo.   Exatamente isso.

Finalmente, La Paz

Demoramos meia hora para chegar.  Fizemos o check-in no Hotel Cordillera Real. Tomamos um banho e fomos dormir.  Antes, tomamos um chá de coca.  Não me pareceu tão amargo quanto haviam dito.

Mais tarde saímos para conhecer a cidade e fechar os pacotes em uma agência.  As primeiras impressões de La Paz são que é uma cidade muito pobre com o trânsito caótico. Nem tem comparação com São Paulo. Muitos ambulantes vendendo desde comidas expostas a poluição a fetos de animais. E, pelo jeito, tudo normalíssimo. Outra coisa que me marcou foi o cheiro de frango frito na praça perto do hotel que ficamos.

Pesquisamos os preços dos passeios em três agências.  São praticamente os mesmos. Os passeios para Tihuanaco e Chacaltaya custam 60 bolivianos sem as entradas.  A última agência, na calle Sagárnaga, foi a que melhor atendeu.  Explicaram tudo sobre os passeios, a duração e o que tem que levar.  Infelizmente era a mais cara.  A esta altura, comecei a passar mal.  Não sabia se era o efeito do soroche, da gripe ou da fome. Não fechamos os passeios.  Pegamos um táxi até a avenida 16 de julio e fomos ao Dumbo (recomendação da atendente da agência).  Pedi um sanduíche com suco de pêssego e só consegui dar uma mordida no pão.  Estava muito mal.

Voltamos ao hotel, eu fui direito para o quarto dormir.  O recepcionista do hotel ofereceu pílulas para o soroche (soroche pills) para eu tomar.  Ana pediu para ele ligar para a agência.  A atendente veio diretamente ao hotel e cobrou pelos tours incluindo o Downhill em Coroico por 440BOB.

Já estava sentindo-me um pouco melhor à noite.  Depois eu soube que caso eu continuasse mal, bastava avisar que o meio passeio seria cancelado.   Amanhã, o passeio será nas ruínas de Tihuanaco.

Quem converte, não diverte

Aéreo Santa Cruz-La Paz pela BOA: 720BOB
Táxi Aeroporto até Hotel Cordillera Real: 50BOB
Táxi Sagárnaga-restaurante Dumbo: 6BOB
Táxi Dumbo – hotel: 5BOB

Deixe seu comentário