Bolívia, Peru e Chile – sugestão de roteiros

25 março 2012

Eu planejei uma longa viagem de 32 dias para conhecer os clássicos dos três países. Não deu para conhecer tudo devido aos imprevistos. No planejamento, fiz uma série de mini-roteiros que talvez possam ajudar a quem não tanto tempo disponível.

Para todos os roteiros, deixe um ou dois dias para os imprevistos.  Volta e meia há protestos nos países que podem estragar os seus planos. Ah e vale lembrar que o mal da altitude não é lenda.  Varia de pessoa para pessoa, mas no meu caso eu só melhorei mesmo lá para o 5o. dia.  O chá de coca não funcionou comigo (não tem nada de alucinações, isso é coisa de gente mal informada). O que funcionou foram as tais pílulas do soroche.  Em Cusco,eles vendem spray de ar! Então, aclimate-se antes e planeje seus passeios em ordem crescente de altitude.

Os roteiros não são receitas de bolo pronto.  Pesquise a duração das viagens de trem e ônibus e os horários.  Talvez a viagem demorada tenha ficado mais rápida com a melhora das estradas (Ponto para as estradas chilenas).

Ah, a sensação de segurança nestes países é muito maior que no Brasil.  Anda-se tranquilamente com câmera digital sem o estresse de que alguém vai aparecer do nada e apontar um revólver na sua cabeça e dizer: Perdeu! Só precavejam-se dos furtos. Olho em suas bolsas e muito cuidado com o passaporte. Fique ligado igual você ficaria no Rio e em São Paulo (eu disse ligado e não neurótico!). Sempre é bom ler sobre golpes praticados com os turistas.

A cotação pra notas de 100 dólares é melhor que para notas menores como as de 10 e 20 dólares. Os dólares devem estar intactos. Sobre os documentos para viajar, só é necessário o RG. Se sua foto não condizer com você, então é melhor não arriscar a depender da boa vontade dos policiais: faça o passaporte.  Um bom motivo é ter como recordação um carimbo simbólico de sua passagem por Machu Picchu.

Este post é uma resposta àquelas pessoas que entraram em contato e perguntaram sobre diferentes roteiros nestes países.  A todos vocês, boa viagem!

Conhecendo Lima e Machu Pichu em 8 dias

Este roteiro é o básico. Se puder acrescente mais dias pois Cusco é uma cidade muito bonita e há várias atrações.  Assim também terá tempo de se aclimatar pois estará saindo de uma cidade a nível do mar (Lima) e estará indo para Cusco que está a 3.400m de altitude.

Peru em 15 dias

Roteiro de 15 dias pela Bolívia

A Bolívia é um país barato. Para você ter uma idéia, a cotação dólar x peso boliviano em maio/2011 estava 1 por 7.  Se você está curto de grana e quer conhecer um destino diferente, a Bolívia pode ser uma boa opção. Mais barata que muitos destinos brasileiros. De quebra, vai conhecer o lago Titicaca que aprendeu na escola que é o lago “mais alto” do mundo e a imensidão do Salar de Uyuni. Inesquecível!

Dever meu esclarecer que  a Bolívia é um país pobre e não está preparada para turismo.  Então você vai a lugares e não encontra banheiros decentes. Deve-se ter um cuidado a mais com a comida e a água por causa do cólera. A impressão que eu tive dos bolivianos foi a melhor possível.

 Peru e Bolívia: o roteiro clássico sem o trem da Morte

Em quinze dias dá para conhecer o Lago Titicaca e Machu Picchu.   A dica para largar o passeio do Vale Sagrado em Ollantaytambo é para economizar tempo e dinheiro para conhecer Machu Picchu.

Bolívia, Peru e Chile em 23 dias

Uma opção para quem vai com milhas: ida por Lima e volta por Santiago. Há muito o que ver em Cusco e nos arredores de San Pedro de Atacama e Santiago. Então de 23 dias, a viagem pode ficar maior e mais interessante.

 

 

Bolívia, Peru e Chile

1.”Quero conhecer Bolívia, Peru e Chile. Dá para fazer este roteiro em 25 dias?”
Depende. Quais são suas prioridades? A maioria quer conhecer o Salar de Uyuni, Machu Picchu e o Deserto de Atacama. Segue algumas sugestões de roteiros.

20 dias por Bolívia e Peru

Neste roteiro, praticamente conhece os principais passeios da Bolívia e Machu Picchu. Acrescente mais dias para emergências.

20 dias Bolívia e Peru

23 dias por Bolívia, Peru e Chile

Agora um roteiro que contemple o Salar, Machu Picchu e o Deserto do Atacama. Este roteiro não é circular. Bom para quem tem milhas para usar pois a ida é por Lima e a volta por Santiago.

23dias Bolívia-Peru-Chile

32 dias por Bolívia, Peru e Chile

Agora um roteiro circular que contemple o Salar, Machu Picchu e o Deserto do Atacama. O sentido é fazer La Paz primeiro para comprar roupas para o frio. Este é o roteiro completo.

32 dias por Bolívia,Peru eChile

Se não dispuser de todos estes dias, comece a cortar alguns lugares que não são prioridades para você? Como saber? Lendo relatos de viagem. Sugiro cortar Lima, Ica e Nazca. Se o orçamento está apertado, saiba que o Chile é o país mais caro dos três. Talvez valha a pena diminuir o número de dias em San Pedro de Atacama.

Eu fiz este mochilão em maio de 2011. Já faz tempo! Independente de ser recente ou não minha viagem, sempre busque mais fontes de informação.  Lembre-se de ter dias a mais como carta na manga, pois volta e meia há protestos nestes países.

 

37 Comentários

  1. Fabio Cucatto disse:

    Boa tarde
    Tudo bem!
    Gostei muito do Blog.
    Tenho uma duvida, vou fazer norte do Atacama, La paz e Peru. Tem Onibus direto e em que frenquencia de Calama a Arica? de Arica a Tacna e Tacna a Arequipa, tem bastantes horarios ou corre risco de chegar no caso tarde da noite e ter que dormir no terminal e esperar o dia seguinte? Arica e Tacna o terminal é 24h?
    Agora essa é uma opção, a outra seria ir de bus de Calama a La paz – Puno, tem mais frequencia de onibus?
    Qual você aconselharia em relação a facilidade e ganho de tempo?

    Grato

    Fabio

    • Pat Alves disse:

      Oi, Fabio!

      Tem sim. Nós chegamos na rodoviária de Arica e compramos a passagem para Calama. De Arica a Tacna, tem ônibus e táxi compartilhado. De Tacna a Arequipa, fui de Cruz del Sur. Você pode ver os horários no site da companhia.
      Acho difícil você dormir na rodoviária porque de Calama a Arica é bus noturno. De Arica para Tacna, é bem rápido. De Tacna a Arequipa são 5h de bus.
      Não sei da outra opção. Você deve fazer o Salar de Uyuni e ir para Bolívia. De Uyuni a La Paz é um bus noturno. Se passar em La Paz, aí tem a passagem para Isla del Sol (imperdível) e de lá para Puno umas 3 horas de bus. Agora, se não quer conhecer a Bolívia, sugiro seguir a primeira opção mas prepare-se para um dia viajando.

  2. Rafaela Molas disse:

    Olá!
    Estou planejando minha viagem para o Peru para daqui 2 meses (tá aí já meu Deus haha)
    Nosso aéreo será para CUZCO, ida e volta, e não pretendo conhecer ao SUL!
    Com isso, queria muito descer por Arequipa até o Deserto do Atacama, de lá fazer o Salar de Uyuni, passar por La PAZ (por estar no caminho e voltar para CUZCO!
    Porém, temos apenas 15 dias! O que acha você que teve a experiência de fazer todos esses lugares?

    Uma coisa que lendo os comentários e a postagem eu ainda fiquei na dúvida é: Deserto do Atacama e Salar do UYUNI tem um tour que faz tudo? por 3 dias? Aquele que você cita como A expedição? Não entendi muito bem! 🙁

    E se fosse pra tirar algum desse roteiro, tiraria deserto do Atacama ou Salar e La PAz?

    • Pat Alves disse:

      Oi!

      Eu gostei muito do Salar de Uyuni mais do que Machu Picchu mas gosto é gosto… Poucas pessoas concordariam comigo.

      A expedição Salar de Uyuni é um tour que dura 3 dias e 2 noites que sai de San Pedro do Atacama, cruza a fronteira Chile-Bolívia e o último dia chega ao Salar de Uyuni. Eu fiz o passeio saindo do Chile mas há o tour também no sentido Bolívia-Chile. O tour para o Salar não tem nada a ver com os outros passeios para o Deserto do Atacama, você teria que ter dias a mais para conhecer o Salar de Atacama, Gêiser del Tatio, etc.

      Particularmente, eu acho que para 15 dias é muito pouco para conhecer a região. Cinco dias você fica em Cusco (um dia para se aclimatar, um dia para as ruínas próximas, um dia para o Valle Sagrado, um dia para Machu Picchu, um dia para Maras e Moray). No último dia em Cusco, pega o ônibus para Arequipa. De Arequipa até chegar em San Pedro do Atacama, você perde um dia só em deslocamento de ônibus (dia 6). Digamos que já neste dia, você faz um passeio a tarde, o clássico Deserto de la Luna. Nos dias 7 e 8 mais dois passeios (Gêiser del Tatio e Lagunas Altiplánicas). Nos dias 9 a 11, o Tour para o Salar e já no dia 11 à noite, pegar o ônibus para La Paz. Dia 12, La Paz e já neste dia você tem que chegar em Puno. À noite, um ônibus noturno para Cusco. Aí, você chegaria dia 13 em Cusco.

      Digamos que você não quer conhecer La Paz e queira voltar para ARequipa. Aí, seria:
      dia 12 – ônibus à noite para Arica.
      dia 13 – Trajeto Arica-Tacna-Arequipa
      dia 14 – Trajeto Arequipa-Cusco

      Tudo muito corrido, nada pode atrasar para dar certo e mesmo assim, você deixará de conhecer lugares legais como Arequipa e Copacabana. Particularmente, para facilitar a sua logística e com o tempo disponível que você tem, melhor é ficar no Peru. Se conseguir mais dias, aí sim vale a pena conhecer mais países.

  3. Gleydson disse:

    Oi Pat, tudo bem? Top seu roteiro. Obrigado por compartilhar com a gente.
    Eu, minha namorada e cunhada, estaremos indo em maio/16 para o Deserto do Atacama (saindo de Santiago), e tenho algumas dúvidas, e gostaria da sua ajuda.
    Veja. Chegarei no aeroporto de Calama as 11h, e ficarei em San Pedro do Atacama por 3,5 dias, e de lá iremos para Uyuni, onde ficaremos mais 3 dias. Minhas dúvidas são:
    1- Saindo de San Pedro, ou de Uyuni dá para fazer os mesmos passeios? ou são passeios diferentes? Tipo: O salar de Atacama é diferente do salar de Uyuni, ou é tudo o mesmo lugar?
    2- Essa pergunta é para saber onde eu fico, pois se os passeios forem os mesmos, ou seja, tanto de San Pedro como de Uyuni é possível fazer os mesmos passeios, não teria porque eu ficar me deslocando de um lugar para o outro.
    Gostaria de contar com a sua experiencia.
    Obrigado

    • Pat Alves disse:

      O Salar de Uyuni, a expedição, é a mesma tanto saindo do Atacama quanto saindo de Uyuni. Não há mais nada a fazer em Uyuni. Eu sugiro você fazer o passeio Salar de Uyuni por último – já aclimatado – e no seu caso serão quatro dias, pois voltará para San PEdro (confirme isso quando estiver lá). Não há nada que justifique ficar 3 dias em Uyuni. Foque no Atacama. Eu não fiz o passeio Salar de Tara, não conseguiram fechar grupo para lá. Não sei te dizer se é parecido com as paisagens que vemos pelos 3 dias de expedição para a Bolívia mas se você já está no Atacama e sabe-se lá quando vai voltar, por que não fazê-lo?

      Um abraço!

  4. Gleydson disse:

    Oi Pat. Top demais seu roteiro. Parabéns e obrigado por compartilhar com a gente.
    Pretendo ir para o Atacama junto com a minha namorada e cunhada, no dia 08/05 (estarei indo a partir de Santiago), e estou com algumas dúvidas, e gostaria, na medida do possível, que me ajudasse com os seguintes pontos.
    Veja só, chegarei no aeroporto de Calama por voltas as 11h, e pretendo ficar em San Pedro do Atacama por 3,5 dias, e depois ir para Uyuni e ficar por lá cerca de 3 dias.

  5. gabriella disse:

    quanto vc gastou para fazer o roteiro de 32 dias de peru, bolivia e chile ?

  6. priscila disse:

    boa tarde, nesse roteiro fiquei em duvida no trajeto LA PAZ-UYUNI qual empresa de onibus faz? e o inverso? Ja que começarei pelo Atacama, é possivel ou eu troco o começo por Cusco?

  7. Mayra Castro disse:

    Oi Pat! Excelente Post!
    Gostei do seu roteiro para 23 dias. Mas não entendi muito bem a logística. Vou sair de São Paulo. O voo inicial é para qual destino? Poderia me ajudar no detalhe da logísta de um local para outro?
    Muito obrigada!
    Mayra

  8. Gerrana disse:

    Olá! Gostaria de saber como vc fez o trajeto Arequipa – San Pedro de Atacama!
    Compensa ir direto de ônibus o ué melhor parar em alguma cidade no meio do caminho?
    Att,
    Gerrana

    • Pat Alves disse:

      Tudo de ônibus. De Arequipa a Tacna. De Tacna para Arica. De Arica para Calama. De Calama para San PEdro. TEm Ônibus direto Arica – San Pedro. Não conseguimos pegar por causa do horário.

  9. Andreia disse:

    Pat, no cronograma de 23 dias… Teria como passar mais detalhes quanto a deslocamentos e pernoites no trajeto: Puno – Copacabana – Cerro Calvario – Isla del Sol- Tiwanaku?

    Pretendemos fazer esse itinerário de 23 dias com alguma modificações: Chegada em Cusco e retorno de Calama.

    Obrigada as dicas ajudaram muito!!!

    • Pat Alves disse:

      Oi, Andreia!

      De Puno para Copacabana, são 3h de ônibus. Você viaja de dia. Eu fiz de barco porque houve protesto na época e as fronteiras estavam fechadas.
      Quando você chega em Copacabana, se estiver já aclimatada, você pode subir o Cerro Calvário e ter uma visão da cidade de lá de cima.
      Já a Isla del Sol, você pode pegar um barco no cais de Copacabana e conhecê-la. Há barcos que saem pela manhã e à tarde. SE quiser fazer o trekking cruzando a ilha ponta-a-ponta, pegue o barco de manhã, desça no lado norte. Faça o tour guiado e siga na sua caminhada para o sul. O barco na época nos pegou no cais do lado sul às 15:00.
      Você pode ir com sua mochila pequena para Isla del Sol e deixar a mochila grande (ou mala) no depósito da sua hospedagem em Copacabana. É normal fazerem isto por lá. Faça isto se quiser dormir na Isla del Sol.
      Tiwanaku é um dos passeios bate-e-volta que fazemos a partir de La Paz. Dura um dia, se eu não estou enganada.

  10. Emerson Julio disse:

    Olá Pat, parabéns pelo post!
    Pretendo viajar em setembro, junto com minha namorada, ainda não fiz nenhum roteiro, e de certo vou utilizar partes do seu! Teremos 20 dias e um orçamento apertado… por tanto faremos apenas Bolívia e Peru (Sem aereo, p economizar). Para ir, faremos o clássico (Sta. Cruz de La Sierra, La Paz, Copacabana, Isla Del Sol, Puno, Cusco, Águas Calientes, Machu Picchu); Queria uma ajuda para volta, pois pretendemos passar pelo Salar de Uyuni, tem alguma dica, partindo de Cusco (preferencialmente por cidades diferentes da ida)? Agradeço a ajuda!!!

    • Pat Alves disse:

      Oi, Emerson!
      A sugestão para volta é a mesma com a diferença que quando chegar em La Paz, você vá para Uyuni e na volta faça Potosí e Sucre. Se tivesse mais dias, diria para ir a Arequipa e Atacama. Em setembro, tem várias promoções de aéreo, ainda mais para o Peru. Quando chegar lá para abril, comece a acompanhar os preços.

  11. Paul Dahmer disse:

    Continuando…

    Sou mochileira de primeira viagem. Já viajei bastante, mas daquela maneira mais segura e confortável sabe? E achei que estava mais do que na hora de me arriscar.

    Desde já agradeço!!

  12. Paul Dahmer disse:

    Oi Pat, tudo bem?
    Estou começando a criar o meu roteiro para fazer Bolivia, Chile e Peru e estou adorando ler os teus relatos.

    Tenho somente 17 dias e gostaria muito de conseguir fazer estes 3 países.
    Consegui uma promoção ótima de passagem da seguinte maneira:
    dia 1 – POA – LIMA (chegada 09:30)
    dia 2 – LIMA – LA PAZ (saída as 22:30, chegada: 01:22)
    dia 17 – CUSCO – POA (saída as 17:00)

    Minha idéia seria
    LIMA > LA PAZ > UYUNI > ATACAMA > AREQUIPA >CUSCO/MACHU PICCHU.

    As duvidas:
    Será que dá tempo para tudo isso? Tem alguma sugestão?
    Será que é perigoso chegar de madrugada em La Paz?
    São várias horas dentro de ônibus, e meu marido tem doença de Crohn, que causa inflamação no intestino, e consequentemente, diarréias. Como são os banheiros dos onibus? Viagens de longa duração tem paradas para banheiro?

    Desculpa o texto enorme e as várias perguntas.. mas sou mochileira

    • Pat Alves disse:

      Oi, Paul!

      Gente que roteiro express! Vamos lá, eu acho corrido. Eu planejaria escolher dois destes países. Então, ônibus na Bolívia é perrengue. Tem paradas sim mas eu nem sei te dizer se é num local decente. Já no Peru, talvez sejam. Eu não não desci uma única vez nas viagens longas de ônibus (exceto quando era obrigatório descer como imigração, por exemplo). Então, eu não posso te ajudar muito nisso.

      Com 17 dias, eu escolheria dois países mesmo como por exemplo: Peru e Chile ou ficaria pelo Peru. Conte-me suas prioridades, talvez possa ajudar melhor.

  13. ana leticia disse:

    Pat, mais uma coisa. vc me aconselha a levar reais e dolares?????

  14. ana leticia disse:

    Oi. Pesquisando mt achei seu site. Quero fazer bolivia peru e chile. Por onde vc me orienta a começar? P.s . Poderia dar palpites sobre valores?? W formas mais economicas?? Valeeee

    • Pat Alves disse:

      Oi, Ana!

      Ajudo sim. Dentro de poucos meses, volto ao Peru e aí posso te dar preços atualizados. Se tiver paciÊncia, você pode encontrar valores atualizados lendo os relatos de viagem lá do site Mochileiros. Veja os relatos de viagens para o Peru e para 2 ou mais países na América do Sul

      Nestes links, há vários relatos interessantes e com valores. É bom também que dá uma ideia dos roteiros que as pessoas fizeram e dos passeios. Continue escrevendo. A forma mais econômica é ir de ônibus nos trechos internos.

      • ana leticia disse:

        oi Pat. sou eu de novo. eu estava sem pc…. rsrsrs olha. e estou com alguma dificuldade. quero fazer a Bolivi, Peru Chile.Coço de janeiro de 2014) entao , vou partir do Rio e janeiro de onibus até Puertoquijarro e pegar o trem da morte. Daí não vou ficar em Santa Cruz, quero ir para La paz e fazer o dowhill (aliás vc fez?? foi tranquilo? Depois qero ir para Copa e sla del sol ( tres dias aproximadamente) e de lá(Copa-Puno) pegar o trem ou onibus para cusco. Pretendo mesmo ficar em Cusco pouco tempo, só pra ver Machu pchu. agora é que complica pra mim. eu tbm quero fazer o canyon del colca. vc acha melhor eu ir para Arequipa e contratar o passeio, depois voltar para Arequipae pegar um onibus para o Atacma e voltar pelo Salar… la paz, santa cruz e puerto quijarro???? rsrsrsrsrs tenho 24 dias!!! e em torno de 3000 reais. desde já muito obrigadaaaaaaaa

        • Pat Alves disse:

          Ana Letícia,

          Vamos lá?

          Quanto sairá os preços dos ônibus para Puerto Quijaro? Quanto é a passagem aérea para Santa Cruz? Você economizará muito se for de ônibus?
          Estive esta semana no Peru. Cusco é linda! Justamente lá é que você deve colocar mais dias. Há muito o que se fazer. Se fosse de avião, teria estes dias a mais em Cusco.

          Bom, para sair de Cusco e chegar até Arequipa, invariavelmente passará por Puno. De Cusco para Puno é 9h de viagem. De Puno para Arequipa são mais 6h.De Arequipa para ir a San Pedro de Atacama, você pega um ônibus para Tacna. De Tacna, um ônibus para Arica. De Arica, um ônibus para San Pedro do Atacama. É um dia viajando.

          Os passeios do Cañon del Colca são fechados em Arequipa mesmo. Quantos dias você ficará no Atacama? É a parte mais cara da viagem! Se você está em Arequipa acho que é mais jogo ir por Tacna > Arica > San Pedro do Atacama. Prepara-se para passar o dia inteiro viajando (e mais uma noite).
          Agora se pretende fazer apenas o Salar, melhor voltar pela Bolívia. Difícil decisão.

      • ana leticia disse:

        então Pat. Eu vou economizar muito indo de onibus. as passagens de avião estão absurdamente caras para janeiro. ida e volta pela empresa andurinha, está 640 reais.Santa Cruz-La paz estava 200 reais quando vi semana passada.(AEREO) na verdade tenho trinta dias só que tirei seis pela questão de ir e voltar de onibus.. então, com relação a Cuzco posso seguir sua dica. 🙂 agora com relação ao Atacama, quero tirar dois dias, pois quero fazer o salar DE YUNI também, então, eu iria de Arequipa—-Atacama—-salar de yuni—–la paz—SC—PQ—RJ……. ENFIM!!!!! P.S: VC FEZ O DOWHILL???Obrigada pela ajudaaa!!!

        • Pat Alves disse:

          Oi!

          Então você fará praticamente o roteiro que eu fiz:

          Santa Cruz > La Paz > Copacabana > Puno > Cusco > Machu Picchu > Cusco > Arequipa > Tacna > Arica > San Pedro > Salar de Uyuni > Uyuni > Potosí > Sucre > Santa Cruz

          São 3 dias e 2 noites para cruzar o salar de San Pedro até Uyuni.
          Precisaria dos aéreos Santa Cruz – La Paz e Sucre – Santa Cruz.

          Fica de olho nas passagens. De repente, você dá sorte!

          Pat

  15. Rafaella disse:

    Olá, adorei o roteiro!
    Estou indo agora em outubro, farei Bolívia e Chile, gostaria de saber como você foi de salar de uyuni para san Pedro, e se indica alguma empresa para fazer os passeio nestes dois lugares.
    Obrigada,
    Att, Rafaella

  16. Augusto Carvalho disse:

    Boa noite. Chegei ate seu blog pesquisando roteiros para o Chile e achei bem interessante as tuas dicas. Por acaso você teria alguma mais específica paro Chile lagos e vulcões? Pretendo ir em janeiro com mulher e filho de 10 anos e estávamos pensando em ir para Tamuco alugar um 4×4.
    Obrigado.

Deixe seu comentário