Bolívia, Peru e Chile – roteiro planejado

1 maio 2011

Após conhecer Los Roques e Buenos Aires, sigo com viagens pelos países hermanos.  A vez agora é de Peru, Bolívia e Chile.  Viagem de aproximadamente 30 dias por lugares com paisagens deslumbrantes. Dentre as quais destaco Machu Pichu, o Salar de Uyuni e o Deserto do Atacama. Com certeza, mais uma viagem inesquecível, positivamente falando.

Já havia pensado neste roteiro no começo do ano passado. Tenho vários rascunhos de rotas, hospedagem e dicas. No decorrer do tempo, passei a ficar mais encantada com a possibilidade de conhecer a neve em viagem de férias no Chile e na Argentina. Planos adiados.

Como o meu orçamento este ano não é um dos maiores (e por causa disso desisti de uma viagem à Grécia e Turquia) e como não abro mão de uma viagem preferencialmente longa, desengavetei o projeto Peru, Bolívia e Chile.

O mais difícil é definir o roteiro. São mil e uma possibilidades. Passei a fuçar o Mochileiros.com de cabo a rabo. Tem informações valorosas sobre o Peru e a Bolívia. Lá eu descobri que Machu Pichu é o destino mais visitado da América do Sul. Descobri que Peru não é só Machu Pichu e que a Bolívia tem uma paisagem incrível de um deserto de sal chamado Salar de Uyuni. E que este salar estava próximo do Deserto de Atacama, no Chile. Como uní-los em uma única viagem?

O roteiro circular: unindo as estrelas da viagem

Baseado em relatos de outras pessoas que fizeram o percurso parecido com aquele pretendido por mim, o  roteiro escolhido foi este:

  • Santa Cruz de La Sierra – só de passagem;
  • La Paz – 4 dias;
  • Copacabana – 1 dia;
  • Isla del Sol – 1 dia;
  • Puno – só de passagem;
  • Cusco – 3 dias;
  • Águas Calientes – 1 ou 2 dias;
  • Lima – 2 ou 3 dias;
  • Ica (Huacachina) – 2 dias;
  • Arequipa – 3 ou 4 dias;
  • Tacna – só de passagem;
  • Arica – 1 dia;
  • San Pedro do Atacama – 3 ou 4 dias e mais os 3 dias do Salar de Uyuni;
  • Uyuni – só de passagem ou 1 dia;
  • Potosí – 1 dia;
  • Sucre – 1 dia;
  • Santa Cruz.

Com as informações obtidas no Mochileiros.com, principalmente através dos Relatos de Viagens, descobri que o roteiro clássico dos mochilões é chegar a Machu Pichu via Bolívia. A fronteiro fica a 15 minutos de Copacabana, na Bolívia.  Já a fronteira Peru-Chile estava entre as cidades de Tacna de Arica. Tacna está a apenas 7 horas de Arequipa.  Arica está a uma viagem de ônibus de San Pedro do Atacaman. Pronto, meu roteiro estava começando a tomar forma! A única dúvida que persistia era se começaria por Lima ou por Santa Cruz.  A diferença dos valores nas passagens aéreas fez eu bater o martelo.

O sentido escolhido foi Santa Cruz > La Paz, deixando o deserto de Atacama e o Salar de Uyuni por último, como se fosse os pontos mais altos da viagem (eu acredito piamente nisso) e também para aproveitar o câmbio forte do dólar frente ao peso boliviano e comprar roupas de frio em La Paz, visto que vamos nos meses de maio e junho.

Documentos

Para quem está planejando a viagem para estes países, saiba que  basta a a apenas com a identidade original. Agora, tenha o cuidado de levar o RG atual e não com a foto sua de quando era criancinha.  Ah e não perca jamais o papel de imigração pois será exigido na saída do país.  Guarde-o como se fosse ouro!

Eu levarei o passaporte.  Eu adoro colecionar carimbos e quero muito ter o de Machu Pichu no meu passaporte.

Leia mais sobre documentos de entrada na América do Sul em http://www.viajenaviagem.com/2011/01/america-do-sul-rg-ou-passaporte/

Dinheiro

Estou levando cerca de USD 1.000 (mil dólares americanos)  além do meu cartão de crédito/débito para emergências.  Acho que é o suficiente. Li que no Peru e na Bolívia, a cotação é diferente para moedas menores.  Estou levando alguns dólares trocados e notas de 100.  Também me preocupei em ver se não tinha notas de dólares da série CB.  Não são aceitas nestes países.

As moedas são:

Bolívia: Peso Boliviano (BOB)
Peru:  Nuevo Sol (PEN)
Chile:  Peso Chileno (CLP)

A ordem de custo de vida para os países é (do mais barato para o mais caro): Bolívia, Peru e Chile. Sendo que o Chile é tão caro quanto o Brasil, para termos uma idéia.

Como saber a cotação? Novamente sem querer fazer propaganda mas já fazendo, leia a seção Relatos de Viagens na América do Sul do site Mochileiros.com.

Deslocamentos

Se for considerar só os deslocamentos, a viagem parece ser bem cansativa ainda mais levando em consideração que já não temos mais quinze anos.  Chegaremos por Santa Cruz de La Sierra e de lá economizaremos bastantes horas de viagem de ônibus pegando um voo da Boa ou da Aerosur para La Paz.  Até chegarmos a Cusco, todas as viagens serão de ônibus. Ainda não sei dizer se estou preparada para as longas horas dentro de um ônibus.  De Cusco, pegaremos um voo para Lima e só voltaremos a pegar mais um trecho aéreo já na volta para Santa Cruz, saindo de Sucre.

Hospedagem

Apenas reservei o hotel em La Paz: Hotel Cordillera Real. Esta dica recebi de um rapaz no fórum Mochileiros.com.  O restante será escolhido quando chegarmos nos locais.  Espero que dê tudo certo pois será a primeira viagem que faço isso. Eu levarei uma lista de hotéis indicados.

O roteiro detalhado

Eis o roteiro detalhado das férias deste ano.  Eu tenho paixões por planilhas.  Uso e abuso delas para planejar minhas viagens. Geralmente, eu monto o roteiro sempre considerando o dia, a data, o dia da semana, o país, a cidade e o que eu pretendo fazer naquela data.

No próximo post, escrevo com detalhes sobre os passeios que pretendo fazer nestes destinos.

Veja outros roteiros pelos três países no Menu Roteiros/Bolívia, Peru e Chile ou vá direto no link http://www.omundoaosmeuspes.com.br/bolivia-chile-e-peru-sugestao-de-roteiros/

O roteiro realizado da viagem está neste post:http://www.omundoaosmeuspes.com.br/bolivia-peru-e-chile-roteiro-realizado/

183 Comentários

  1. Geandro disse:

    Olá, quero muito agradecer suas dicas! Esse post tem sido um norteador para minha viagem. Me inspirei em sua planilha, consegui localizar as empresas de ônibus que oferecem certos trajetos. Muito obrigado! Estarei viajando em maio/2017, passarei ao todo 25 dias transitando em terras bolivianas, chilenas e peruanas, sendo Corumbá a porta de entrada e de saída.
    CORUMBÁ >>> PUERTO QUIJARRO >>> STA. CRUZ DE LA SIERRA >>> SUCRE >>> UYUNI >>> SAN PEDRO DE ATACAMA >>> ARICA >>> AREQUIPA >>> CUSCO >>> MACHU PICHU >>> LAGO TITICACA >>> LA PAZ >>> COCHABAMBA >>> STA. CRUZ DE LA SIERRA >>> PUERTO QUIJARRO >>> CORUMBÁ.

    • Pat Alves disse:

      Que legal ler estas mensagens de feedback! Que bom que foi útil! Antes de viajar leia sobre o que está rolando no país (protestos, por exemplo) e procure saber sobre golpes comuns aplicados em turistas. Precaução nunca é demais. Será uma ótima viagem!

  2. Luciana Santos disse:

    Ola, muito bom seu blog.
    Só vou conseguir fazer Bolivia, o que indica?
    Obrigada.

  3. Igor disse:

    Pat, boa tarde.
    Consigo fazer uma viagem de carro. Chegando de aviao por Calama, alugando um carro e fazendo o seguinte roteiro:
    Sao Pedro Atacama – Uyuni – Puno – Cuzco – Nazca – Calama. Em Puno e Nazca soh ficaria de passagem mesmo.
    Alugaria e devolveria o carro em Calama. Todo o roteiro seria feito de carro em 19 dias. Eh possivel?
    Obrigado e Abs

    • Pat Alves disse:

      Nossa, Igor! Eu particularmente estou achando bem temerário isso! Você tem relatos de pessoas que já dirigiram em Uyuni por conta própria? E os trechos Uyuni – Puno é um trecho bem longo. Pensa direitinho, veja quais são suas prioridades. Estou achando bem corrido.

  4. Rafael disse:

    Olá Pat,

    muito legal a viagem e gostei bastante dos detalhes que informou. Gostaria de saber se tem alguma dica de como ir do Chile (Santiago) para o Peru (Cusco)?

    muito obrigado.

    • Pat Alves disse:

      Oi! Tem um casal de amigos que está no Chile e fará esta rota. Eles farão Santiago – Atacama – Arica/Tacna/Arequipa – Cusco. Vão perder quase dois dias viajando do Atacama a Cusco. Ao longo da viagem deles, eu posso te informar, ok?

  5. Nina disse:

    Olá Pat!

    Sou bem inexperiente e pretendo fazer a viagem de peru-bolivia-chile no começo de setembro. Mas para pegar o frio no Chile no Valle Nevado recomendaria começar pelo Chile?

  6. ramon saraiva disse:

    oi pat tudo bom? espero que sim, estou querendo fazer esse mesmo roteiro só que saindo da argentina passando por bariloche, e depois chile.
    você teria algumas dicas, sobre gastos, transporte, de compensa levar real para trocar com peso.

    • Pat Alves disse:

      Oi, Ramon!

      Muita coisa mudou! Já tem 2 anos que não vou à Argentina. Tenho amigos que irão na próxima semana e eu poderei ter informações mais atualizadas. Na última vez que eu fui, valia mais a pena ir com dólares.

  7. Paula disse:

    Ola !!! bela viagem ! to viajando agora e tenho uma duvida : isla del sol, copacabana e la paz são lugares que tem que ir? pq preciso cortar e pensei em ja chegar por cusco. obrigada !!

  8. Michele disse:

    também não tenho muitos dias de folga, coisa de 10 dias, que sugere para conhecer ao máximo entre Peru, Chile. Sou do RS. Abraços

  9. Danilo disse:

    Oi Paty! Pretendo ir em março ou abril de 2016 e como não terei um tempo muito grande, gostaria de priorizar Cusco, Machu Pichu, San Pedro de atacama e salar de uyuni. Qual o tempo minimo para que eu possa fazer esse caminho, você sabe? Tem alguma sugestao pra me dar quanto ao roteiro mais facil (e barato) de seguir priorizando esses pontos? Obrigado.

    • Pat Alves disse:

      Oi, Danilo!

      Se tem pouco tempo, eu diria que é fazer um roteiro linear: começando pelo Chile e terminando no Peru. É o mais lógico mas não sei se é o mais barato. Acho que o mais barato sempre será ida e volta no mesmo destino. Porém, pelo que eu entendi você não terá tempo.

      Algumas ideias:

      Chile e Peru
      Os aéreos seriam: Brasil-Santiago, Lima-Santiago, Santiago-Calama e Cusco-Lima. Descendo no aeroporto de Calama, você pode pegar o transfer para San Pedro. Estando lá, conhecerá o Atacama e o Salar de Uyuni. Após o passeio do Salar, você tem duas opções:

      1 – Seguir pela Bolívia (Uyuni, La Paz e Copacabana) e chegar ao Peru pela cidade de Puno. De lá pegar o ônibus noturno para Cusco. No fim, o aéreo para Lima e de Lima voltar para o Brasil.

      2 – Se não quiser conhecer mais da Bolívia, volte para San Pedro. De lá, siga para Calama, onde pegará um ônibus noturno para Arica. De Arica, um ônibus para Tacna, cidade peruana fronteiriça. De lá, um ônibus para Arequipa. Você perderá um dia inteiro com esta viagem. Eu aconselharia você conhecer Arequipa mas se não tiver tempo, você pode pegar um voo ou ônibus noturno até Cusco.

      Quanto dias você tem para esta viagem? Você sairá do Brasil ou de Portugal?

  10. Renata disse:

    Paty, viajarei agora em Dezembro durante 30 dias. Meu voo é ida e volta por Lima e quero fazer Peru, Bolivia e Chile mas não sei qual a melhor forma de retornar para Lima sem
    Ser por voo (estão caríssimos). Já estou nervosa visto que não tenho 70% da viagem planejado ainda. Poderia me dar alguma sugestão? Já li quase todos os comentários afim de sanar minha dúvida mas não consegui. Eu ficaria muito grata.

    • Pat Alves disse:

      Renata, mil perdões! Você fará o mesmo roteiro que o meu, só que começando por Lima:

      Lima – Paracas – Arequipa – Tacna/Arica – San Pedro do Atacama – Salar de Uyuni – Uyuni – La Paz – Copacabana – Isla del Sol – Puno – Cusco – Lima (Cusco – Lima tem que ser aéreo. Compre em Lima, foi o que eu fiz).

  11. GRC disse:

    Ei Pat, tudo bem? Nossa, seu roteiro foi top. Parabéns!
    Planejo ir ao Chile, Bolivia e Peru (maio/2016), e confesso que estou meio perdido por onde começar. Terei 25 dias, pode me ajudar?
    Se eu inicia pelo Chile (santiago), qual o melhor custo benefício para chegar ao Atacama? Com esses 25 dias, quais lugares/cidades, eu não posso deixar de conhecer nesses 3 países?
    Obrigado

    • Pat Alves disse:

      Oi, Gleydson!

      Se você iniciar pelo Chile, você terá que pegar um voo até Calama, contratar um transfer (van) até San Pedro. O que eu mais gostei do roteiro foram: San Pedro, o passeio do Salar de Uyuni, que foi o ponto alto da viagem, Cusco, Machu Picchu e Isla del Sol.

    • Pat Alves disse:

      Da segunda vez que eu fui ao Peru (não terminei de escrever!), eu conheci Lima e Ica. Gostei dos passeios para Islas Ballestas e para o deserto de Paracas mas não achei mais legais que o Cañon del Colca. Na minha ordem de preferência:

      Salar de Uyuni > Machu Picchu > Deserto do Atacama > Isla del Sol > Cañon del Colca. O Chile é um país caro tanto quanto o Brasil. Cada um sabe do seu orçamento. Caso o seu seja restrito, prepare-se para tentar economizar no Chile para ter folga nos outros países que são mais baratos.

  12. Ricardo disse:

    Oi Pat.

    farei um percurso baseado no seu entre 23 de Dezembro 2015 e 23 de janeiro 2016.
    Você pode me dar umas dicas para esse período?
    Se alguém quiser ir comigo podemos combinar.

    • Pat Alves disse:

      Eu acho que é período de chuvas na região de Cusco – não tenho certeza absoluta. Para este período, não deixe de fazer os passeios em Paracas. Tem coisas legais a se fazer em Lima mas mesmo assim não se comparam à região de Cusco. Então, acho que 2 dias está de bom tamanho para conhecer o básico. O Atacama é incrível e vale muito a pena fazer os passeios por lá.

  13. Marcelo Garcia disse:

    Bom dia, vou em janeiro e meu roteiro é o inverso do seu, embora tenha gostado do roteiro seu. Vc pode dar alguns palpites? Tenho receio de não dar tempo, tenho 30 dias de férias. Não sei quanto tempo vou levar nos deslocamentos entre bus e aereo. Esse é o meu roteiro:
    *SCLS>Sucre(BOA de passagem 1d)>UYUNI(3d)>SPA(2d fazer os Vales Luna e Muerte)>depois
    subir e fazer ICA (1d ou 2d – Huacachina)>Paracas(1 ou 2 d – Islas Ballestas)>Lima>Huaraz(3 d-Laguna 69 e nevado Pastorouri)>Lima(passagem) ou Cuzco direto (3d fazer VS Boleto Turístico parcial + MP)>COPA(2d Isla del Sol)>Lá Paz(3d Donwhill+Chacaltaya e Vale de La Luna)>SCLS>SP
    Valeu um abraço
    Espero que dê tudo certo. Ansiedade a mil.

    • Pat Alves disse:

      Oi. Marcelo!

      Que difícil o roteiro. Janeiro é época de chuvas na região de Cusco. Sugiro dar prioridade a Cusco primeiro e deixar Huaraz por último. Não vai ficar nem um diazinho em Arequipa?

  14. SOLANGE RIBEIRO disse:

    Olá, tenho 8 dias de férias em novembro…quero conhecer o Atacama e Salar de Uyuni…o que me recomenda?

    Aguardo.
    Obrigada,

    • Pat Alves disse:

      Solange,

      Você pode pegar um voo direto para Calama com conexão em Santiago. De lá fazer os passeios. Sendo que para conhecer o salar tem que reservar 4 dias.

      Pat

  15. Patricia disse:

    Olá Pat, tudo bem?

    Uma curiosidade sobre a Isla de Sol. A gente chega de uma lado e atravessa a pé pro outro pra pernoitar…é isso né? E foi com toda a bagagem? Ou deixou em Copacabana?
    E vc sabe se dá pra ir de Uyuni direto pra Copacabana,ou precisa passar por La Paz?
    Obrigada!!

    • Pat Alves disse:

      Oi!

      Nós decidimos não dormir na ilha. Só fizemos o trekking. Deixamos as mochilas no depósito do hotel que ficamos em Copacabana. Caso queira pernoitar é exatamente isso que falou. Leve uma mochila de ataque e deixe a bagagem maior no hotel em Copa. Naqueles tempos de 2011, tínhamos que passar por La Paz para ir a Uyuni. Talvez tenha mudado mas acho muito difícil isso ter acontecido.

  16. Alzir disse:

    Parabéns pelo seu blog, nunca vi informações tão detalhadas e úteis sobre um roteiro, as planilhas e as informações visuais do roteiro no mapa são sensacionais, farei este roteiro no próximo ano.Abraço!

  17. Pablo disse:

    Olá,
    Pat.
    Estou querendo fazer um mochilão de 14 dias e pensei em fazer Bolivia – Chile – Peru, lendo os posts e comentarios, pensei em mudar Bolivia – Peru – Chile, voltando para Bolivia em Santa Cruz de La Sierra. Preciso de suas sugestões de cidades a se visitar. Sei que será bem corrido, mas queria muito fazer os 3 paises. O que me sugere?

    Agradeço.
    Abraços.

    Pablo.

    • Pat Alves disse:

      Pablo,

      Põe corrido nisso! Já leu o “Guia de Bolso – Bolívia”? Não tenho como saber seus gostos mas um pitaco: Santa Cruz, La Paz, Uyuni, San Pedro do Atacama, Copacabana, Puno e Cusco. Será muito difícil encaixar os 3 países em 15 dias. É muito tempo gasto com deslocamento. Estabeleça suas prioridades, Pablo (Salar, Atacama ou Machu Picchu) porque sinceramente, ir em Cusco e ficar só 2 dias é um grande pecado! A cidade é linda. Assim como San Pedro, há uma infinidade de lugares a se conhecer por lá. Fica difícil eu opinar. Mas lá no link que eu te falei tem sugestões de roteiros, quem sabe não te dá uma luz?

      No post Bolívia, Chile e Peru – sugestão de roteiros tem um itinerário nos três países por 20 dias. Dá uma olhadinha lá!

  18. Ricardo disse:

    Ola estou fazendo um roteiro de 17 dias pra chile, bolivia e peru.
    Visitando Cusco (Machu Pichu-Aguas Calientes) 3 Dias, Puno 1 Dia, Copacabana 1 Dia, La Paz 2 Dias, Uyuni 1 Dia (mais o passeio de 3 dias no deserto ate sao pedro), Sao Pedro do Atacama 5 Dias e Arequipa 1 dia.

    Voce acha que o roteiro esta bom? devo adicionar mais dias em alguma cidade? Tem alguma sugestao de passeios a fazer (incluindo baladas) e o mais cidades que vc acha q devo adicionar? Se tiver dicas de hospedagem tambem.. Vamos 3 amigos de 21 anos estamos procurando por lugares mais animados.

    • Pat Alves disse:

      Oi, Ricardo!

      Eu acho que o roteiro está bom sim. Não sei como é o estilo de viagem de vocês mas já que estarão em Arequipa por que não fazem o tour Cañon del Colca? Aproveitem Arequipa para fazer o rafting no rio Chili. Sobre baladas, eu sou um zero à esquerda. Você pode procurar dica nos relatos de viagens dos Mochileiros.com

  19. Marina disse:

    Oi Pat!

    Tudo bem?

    Primeiramente, amei seu blog! Já estou pegando várias dicas para minha próxima viagem 🙂

    Eu pretendo fazer um roteiro muito parecido com o seu, porém começando pelo chile!

    Seria Santiago – Atacama – Salar de Uyuni – Peru.
    O que você acha? A rota invertida sai muito mais complicada de ser feita ou você acha que vale a pena? 🙂

    Muito obrigada pelo blog e continue escrevendo!

    Bjs,
    Marina

    • Pat Alves disse:

      Oi, Marina!

      Não acho complicado fazer o roteiro no sentido inverso. Eu só escolhi este sentido para fazer as compras de equipamentos para trekking em La Paz. Também preferi deixar o Salar por último.

  20. Marina disse:

    Oi Pat! Tudo bem?
    Amei o blog e o post!

    Eu to pensando em fazer esse mesmo mochilão, porém inverso!
    Começando pelo Chile e terminando no Peru, o que você acha? Vc acha que os transportes seriam os mesmos? 🙂

    Obrigada e continue escrevendo!

    Bjs.
    Marina

  21. Cynthia disse:

    Bom dia Pat,
    Parabéns pelo seu site, muito interessante e com várias dicas de viagem, com certeza estão ajudando muitas pessoas. Fiz um roteiro super parecido com o seu para ir em setembro/outubro para esses 3 países, só que não consigo encontrar mais passagens de ônibus de Arequipa para Tacna, você saberia me dizer o porque? E se existe outra maneira de realizar esse percurso sem ser por avião? O estranho é que há uns 2 meses atrás ainda existia esse roteiro, estou com medo de ter que mudar tudo por causa disso.

  22. Luiz Henrique disse:

    Pat, boa tarde, tudo bem ?

    Eu pretendo fazer um roteiro parecido em 14 dias inteiros (ou seja, sem contar o dia da chegada e saída)… mas tenho mais dúvidas do que respostas. Será que você pode me ajudar ?

    1. Eu queria fazer Macchu Picchu, Titicaca, La Paz (Chalcataya e Estrada da Morte), Salar e Atacama, é possível ou fica corrido ? Como você faria a distribuição ?

    2. Pretendo chegar por Cusco e ir embora por Calama. Vc acha a melhor opção ?

    Agradeço se você tiver um tempinho pra me ajudar.

    Obrigado.

    Luiz

    • Pat Alves disse:

      Peru |D1- Chegada a Cusco; D2- Ruínas próximas; D3- Vale Sagrado; D4- Machu Picchu; D5- Maras & Moray + bus noturno para Puno; D6- Passeio em Puno + Bus para Copacabana;
      Bolívia | D7- Isla del Sol; D8- Bus para La Paz; D9-Downhill; D10-Chacaltaya + bus para Uyuni; D11 a D13- Salar de Uyuni;
      Chile | D14- San Pedro de Atacama

      Aqui já dá para ver que para fazer o seu roteiro, você teria que cortar alguns dias, talvez de Cusco, o que é uma pena. Uma sugestão é no dia D5 você pegar um voo de manhã para La Paz. Assim, D5 a D7, você ficaria em La Paz. D8 – Para conhecer a Isla del Sol e voltar no mesmo dia para pegar o bus noturno para Uyuni. D9 a D11 – Salar de Uyuni; D12 a D14 – San Pedro do Atacama. Aí, ficaria o D15 para pegar um voo até Santiago e outro de Santiago até a sua cidade no Brasil. O roteiro está bem justinho e ser tiver algum imprevisto, você terá que “tirar um coelho da cartola”, ou seja, pensar num plano B.

      Agora a minha opinião: cada um sabe de si, mas para aproveitar mais e ficar mais sossegado com relação a imprevistos o bom é que tivesse ao menos mais um dia no roteiro como curinga. Curiosidade: você já conhece Lima e Santiago?

  23. Roberta lins disse:

    X Bolívia em janeiro de 2016 faremos em 18 dias! E estamos meio perdidos quanto a valores hospedagem, nos daria uma ajuda,obrigado!

    • Pat Alves disse:

      Roberta,

      Há são 4 anos que eu estive na Bolívia. Convém procurar preços no Booking e no Hostelworld, se for o caso de ficar em albergues.

  24. Simone disse:

    Olá, gostaria de saber se consigo em 7 dias conhecer Machu Picchu e Deserto do atacama, eu e meu esposo sairemos do Rio de Janeiro, se puder traçar um roteiro pra nós ficaremos muito agradecidos! ótima tarde!

    • Pat Alves disse:

      Simone,

      É muito corrido! Acho melhor escolher um dos destinos, pois em 7 dias você consegue preenchê-los com passeios. Ao fazer os dois em uma semana, acho que você não conhecerá direito nem u nem outro. Gastará mais com passagens de avião e será bem cansativo. Pense direitinho e escolha apenas um dos países.Se escolher o Peru, você em uma semana pode conhecer rapidamente Lima e Cusco. Lembre-se que tem que deixar ao menos um dia para se aclimatar. Se escolher o Atacama, não irá querer conhecer Santiago? Além disso, tem as passagens aéreas de Santiago para Calama. Converse com seu marido e veja o que é melhor para os dois.

  25. Marília disse:

    Nossa eu AMEEEEI o post sério !!!! Fiquei mega empolgada porque estava procurando roteiros explicando direitinho sobre esses 3 lugares para eu ter uma ideia ! Só uma duvida fazendo esses 3 países será que gastaria muito? Poderia estipular um valor mais ou menos ? Estou perguntando isso porque sempre que viajo ja vou com tudo certinho sabe, uma agencia ja organiza tudo então é muito mais facil! E esse seria o meu primeiro mochilão e ainda vou sozinha então quero ir com as coisas o mais organizado possível!

    • Pat Alves disse:

      Que bom que gostou, Marília. Na época, eu gastei na viagem toda R$ 4 mil. Eu não sei se eu coloquei na planilha a cotação do dólar na época. Eu hoje não tenho como estipular valores. Eu sempre recomendo ler o fórum Mochileiros.com, na parte Relatos de Viagem tem relatos mais recentes e as pessoas põem valor dos passeios, de hospedagem. Tenha paciência e dá uma lidinha.

  26. Gustavo Dias disse:

    OLá Pat. Me chamo Gustavo e sou de Aracaju-SE. Primeiramente gostaria de dizer que tenho muito apreço por ti, dada a sua atenção e grandeza em compartilhar suas experiências de andarilhagem com as pessoas que visitam esse espaço. Eu e meu companheiro estamos realizando união estável no mês de Julho deste ano e, para celebrar, decidimos fazer o roteiro inverso ao da tua experiência, isto é, Peru/Bolívia/Chile. Fomos motivados a princípio pelo valor em conta das passagens. No dia 05/07/15 já estaremos em Cusco e nosso voo de regresso sai de Santiago no dia 22/07. Sei que o período é relativamente curto, mas temos lugares pontuais que gostariamos de conhecer, se possível. São eles: Cuzco/Machu Picchu, as ilhas do Titicaca (caso o tempo não permita, apenas uma delas), Solar do Uyuni e Atacama. Você poderia me sugerir a distribuição dos dias para esses lugares?

    Abraçao!!!

  27. Eduardo disse:

    Ola Pessoal

    Esse ano vou conhecer o Atacama e o Salar Uyuni, minha duvida é a seguinte. Alem dos trajetos acima também irei para Cusco, alguma recomendação de como fazer esse roteiro? Vou fazer aquele Tour de 4 dias pelo Salar Uyuni, li que posso optar por ficar em Uyuni na Bolivia e seguir viagem de la, mas nenhuma informação muito concreta.
    Alguem tem alguma dica que possa me ajudar?
    Muito obrigado,

    caso achem melhor meu email pessoa é *****

  28. Rafaela disse:

    Olá Pat,

    Eu e uma amiga estamos pensando em fazer essa viagem em setembro, porém com um roteiro mais reduzido (15 dias), o mais barato possível e estamos com muitas dúvidas! Poderia nos ajudar??

    Uma dúvida é qual é o melhor destino de chegada, La Paz ou Lima? Partiremos do Rio de Janeiro.
    Gostaríamos de fazer o roteiro circular também incluindo La Paz, Salar de Uyuni, Lago Titicaca, Cuzcu (Machu Picchu) e Lima. Será que dá tempo de incluir mais algum destino? Você tem alguma sugestão de roteiro?

    Outra dúvida é sobre quanto vc acha que teremos de levar? A ideia é hospedagem em lugares baratos pra economizar mesmo… Fora o aéreo, será que 2000 reais é suficiente?

    E os passeios? Já soube que tem um trem que te leva de Lima até Cuzco, fazendo um pacote que para nas cidades próximas e que dá para contratar lá mesmo. O que vc acha? Compramos o passeio aqui no Brasil mesmo ou podemos ver isso lá?

    Desculpe tanta dúvida, é pq estamos tentando planejar essa viagem sem agência e nunca fizemos isso…!
    Obrigada!!

    • Pat Alves disse:

      Oi, Rafaela!

      O melhor destino é aquele que você encontrar as passagens mais baratas. O roteiro circular não dará para fazer em 15 dias. Seria uma viagem a jato! Para os lugares que você quer conhecer, o ideal seria começar por La Paz e terminar em Cusco (ou Lima).

      Sendo assim, o ideal é que o aéreo fosse GIG-VVI (ida) CUZ-GIG ou LIM-GIG (volta). Só que eu tenho a leve impressão que os trechos aéreos mais baratos serão por Santa Cruz de La Sierra (GIG-VVI). Aí você poderá dividir seus dias porém ao tentar montar o roteiro, parece que fica faltando alguns dias para fazer tudo. Veja só:

      Dia 1: Aéreo GIG-VVI e aéreo VVI-LPB. Deixar o primeiro dia para aclimatar-se;
      Dia 2: Passeio Tiwanaku
      Dia 3: Ônibus para Copacabana.
      Dia 4: Barco para Isla del Sol
      Dia 5: Ônibus para Puno. Passeios em Puno. Ônibus noturno para Cusco.
      Dia 6: Plaza de Armas. Q’Orikancha. City-tour
      Dia 7: Valle Sagrado
      Dia 8: Machu Picchu
      Dia 9: Maras & Moray. Ônibus para Puno.
      Dia 10: Chegada em Puno. Ônibus para Copacabana. Ônibus para La Paz.
      Dia 11: Chacaltaya e Valle de La Luna. Ônibus para Uyuni
      Dia 12: Salar de Uyuni
      Dia 13: Salar de Uyuni
      Dia 14: Salar de Uyuni.
      Dia 15: ?

      Vocês farão o Downhill em Coroico? Eu acho que se conseguirem mais dois dias, conseguem conhecer tudo o que pretendem. Se tudo ocorrer bem (digo, sem protestos ou greves que fechem as estradas). Sobrem o trem Lima- Cusco. Tem certeza que existe? Desconheço esta informação. As pessoas vão de ônibus (24h de viagem) ou vão de avião (1h de viagem). Resumindo, seu roteiro depende basicamente de onde conseguirá as passagens mais baratas, além da quantidade de dias. Se não tiverem como aumentar a duração da viagem, escolha sua prioridade: Salar ou Machu Picchu? Qualquer escolha será ótima. Eu sugiro (opinião totalmente pessoal) escolher Machu Picchu, pelo valor histórico. O Salar pode ser conhecido numa viagem ao Atacama, por exemplo.

      Estou torcendo para que consigam colocar o Salar na mesma viagem pois o lugar é incrível!

      • Rafaela disse:

        Oi Pat,

        Muito obrigada pelas dicas!!!
        Acho que não faremos o Downhill em Corioco…
        Sobre as passagens: pesquisei os preços nas últimas promoções que surgiram e parece que descer em Lima partindo do GIG está mais barato do que descer em La Paz. Ainda não procurei para Santa Cruz de la Sierra. Incluirei nas pesquisas! =D
        O trem para Cuzco foi um amigo que comentou comigo, mas não tenho certeza ainda.. Vou procurar mais detalhes.

        Minha vontade era conhecer tudoooo, mas minha prioridade seria Machu Picchu, apesar do Salar ser apaixonante!
        Não sabia que a viagem para Copacabana era tãooo longa!!
        Ah… porque vc colocou 3 dias no Salar? Existem passeios diferentes para fazer lá? Pensei que um dia fosse suficiente…

        Tentarei negociar mais uns dias com minha amiga e torcer que o dinheiro dê pra tudo isso (outra grande preocupação).

        Obrigada mesmo!!!

        • Pat Alves disse:

          Oi, Rafaela! Vamos lá!

        • Salar de Uyuni – o passeio inteiro são 3 dias e 2 noites. Você faz saindo do Atacama, Chile ou saindo de Uyuni. Se você quiser ver somente o Salar, para quem está saindo da Bolívia é o primeiro dia. Conhecemos um casal cearense que fez isso: fez um passeio bate-volta de Uyuni para conhecer o Salar. Se vocês tiverem tempo, há o passeio completo que são 3 dias e há outras paisagens bonitas a se conhecer.
        • Trem para Cusco – acho que você confundiu. Não há trem de Lima para Cusco mas sim o trem que sai de Cusco para Águas Calientes ou de Ollantaytambo para Águas Calientes. E o Andean Explorer, o trem que sai de Puno para Cusco.
        • O seu roteiro dependerá muito do aéreo. A melhor opção para vocês é fazer ida para Lima e a volta por Santa Cruz (ou vice-versa). De preferência, pela TACA/AVIANCA pois o trecho GIG-LIM é direto.

          Dia 1: Aéreo GIG-LIM. Aéreo LIM-CUZ. Deixar o primeiro dia para aclimatar-se;
          Dia 2: Plaza de Armas e Q’Orikancha. City-tour
          Dia 3: Valle Sagrado. Abandonar o passeio em Ollantaytambo e pegar o trem para Águas Calientes. Pernoite em Águas Calientes
          Dia 4: Machu Picchu (subida a Huayna Picchu). Trem para Ollantaytambo. Van para Cusco.
          Dia 5: Maras & Moray. Ônibus noturno para Puno.
          Dia 6: Chegada em Puno. Passeios em Puno. Ônibus para Copacabana.
          Dia 7: Barco para Isla del Sol. Trekking na Isla del Sol. Ônibus para La Paz.
          Dia 8: Tiwanaku
          Dia 9: Chacaltaya e Valle de La Luna. Ônibus noturno para Uyuni
          Dia 10: Salar de Uyuni
          Dia 11: Salar de Uyuni.
          Dia 12: Salar de Uyuni. Ônibus para Sucre.
          Dia 13: Sucre
          Dia 14: Aéreo Sucre – Santa Cruz de La Sierra (30min)
          Dia 15: Aéreo VVI-GIG

          A passagem que você compraria seria GIG-CUZ-VVI-GIG
          O trecho Sucre – Santa Cruz é feito pela BOA.
          O trecho Lima – Cusco é feito pela Peruvian, Avianca, Lan e Star Peru. Eu fui de Star Peru. Peruvian tem várias reclamações.
          Se for fazer o trecho LIM-CUZ pela Star Peru chegue com 2h de antecedência. Sério.
          O voo VVI-LIM é de manhã bem cedo (se for TACA/AVIANCA) e o LIM-GIG sai às 21:40 da noite. Dá tempo de conhecer Miraflores volte ao aeroporto com 3h de antecedência.

          Sobre o dinheiro: o Peru é mais caro que a Bolívia. Principalmente a região de Cusco. O que você pode comprar aqui do Brasil? A passagem de trem para Machu Picchu e a entrada para Machu Picchu, principalmente se for subir a Huyana Picchu. Li um monte de coisas sobre não funcionar no cartão de crédito mas deu tudo certo comigo comprando no Mastercard. Mas pra isso você precisa ter uma ideia de como será a sua passagem para o Peru/Bolívia. Leve dólares. Tem mais poder por lá. Compre sua doleira e leia muitos relatos de viagem. Dê atenção nos golpes a turistas. Acabei de ler um sobre turistas sergipanas que foram sequestradas na Bolívia. OK, não é para ter medo mas eu aconselho a não sair em La Paz à noite. Leia aqui: http://www.mochileiros.com/mochilao-peru-bolivia-15-dias-t105068.html

          Sobre hospedagem: se for ficar em hostels, reserve ao menos o de Cusco. Veja as resenhas e reserve no hostelworld.com. Se bem que hoje em dia, até no Booking dá para fazer reserva de alguns hostels.

          Rafaela, o negócio agora é juntar sua amiga e vocês começarem a colocar “tudo” no papel. Dá trabalho mas a viagem começa aí. Nesta página aqui: http://www.mochileiros.com/america-do-sul-relatos-de-viagem-f390.html você achará relatos de pessoas que foram a vários países da América do Sul. Clique em Bolívia e Peru e leia alguns, principalmente para ter ideia dos preços mais atualizados de passeios.

          No mais, bom planejamento!

  • Amilton disse:

    Oi Pat, como você comprou as passagens aéreas de Cusco para Lima e Sucre para Santa Cruz de La Sierra? Comprou Lá no aeroporto, ou já saiu com elas compradas aqui no Brasil, sei lá pela Decolar, em fim,se possível gostaria de saber. Sou meio Marinheiro de primeira viagem.

    • Pat Alves disse:

      Lima para Cusco, agora em novembro, comprei dois dias antes de viajar. Sucre para Santa Cruz eu não comprei pois não conheci Sucre mas era o planejado. Santa Cruz para La Paz, comprei no aeroporto.

      • Amilton Chagas disse:

        Oi Pat, tudo bem?
        Por acaso você conhece alguns hotéis para me indicar em Arequipa(PER), San Pedro(CHI), Salar de uyuni, Potosi, Sucre e Santa Cruz(BOL).
        Desde já agradeço, tendo em vista que utilizei bastante as suas informações. O Roteiro ficou praticamente idêntico ao planejado por você para Bolívia Peru e Chile. Espero que eu tenha sorte e corra tudo bem.
        Meu muito Obrigado até o presente momento.

  • Luciano Guimarães Soares disse:

    Pat, vou diminuir um pouco do seu roteiro. Mas qual a melhor maneira de conhecer o Titicaca? Pela Bolívia (Copacabana) ou Lima (Puno) e qual o lado mais bonito?

    • Pat Alves disse:

      Oi! Você fez uma pergunta difícil porque eu não conheci o Titicaca pelo lado peruano ;=( Mas posso te garantir que o visual do lado boliviano é muito bonito. Água limpíssima. Você não diz que é um lago…

  • Amilton Chagas disse:

    Prezada Pat,
    Não consegui fazer a viagem no ano passado por não me programar direito. Pego férias em março e pretendo fazer a viagem que você fez,ou seja, conhecer Peru, Bolívia e Chile através do roteiro circular. Vou sair de Florianópolis. Vi o comentário seu sobre o gasto em torno de R$4.000,00. Você poderia me ajudar quanto aos hotéis que você ficou e dizer um valor aproximado que acha que vou gastar em função de já fazer algum tempo, cerca de 04 anos? Minhas férias são em março provavelmente do dia 02/03/2015 a 01/04/2015, mas posso voltar ao trabalho somente em 06/04/2015, por isso estou afim de fazer o roteiro circular. Se pudesse me ajudar também sobre horários de voo e hotéis fico muito grato.
    Só para lembrar pretendo fazer todo o roteiro mesmo, inclusive com todos os deslocamentos sugeridos (croqui completo).
    Att.

    Amilton

    • Pat Alves disse:

      Eu disponibilizei a planilha da viagem em http://www.omundoaosmeuspes.com.br/download/
      Eu gastei R$ 520 com aéreos e cerca de 1.850 dólares ao longo da viagem. Isto foi em 2011 e no tempo em que o dólar não estava nas alturas. Está tudo lá. Clique no link da viagem.

      Na viagem de novembro para o Peru, eu fiquei:
      Lima: Runcu Hotel. Dá uma caminhada de 15 minutos até o Parque Kennedy. Quanto mais localizado perto do Parque Kennedy melhor. Prefira ficar em Miraflores.
      Ica: Hosteria Suiza. Quem vem pela Cruz del Sur tem desconto na hospedagem
      Cusco: Maytaq Wasin Hotel Boutique. Fiquei lá porque da primeira vez eu havia adorado o hotel e quis repetir a experiência.
      Águas Calientes: Adelas Hostal. Nada a reclamar. Tudo muito limpo e simples, na medida para quem fará um pernoite.

      Aos poucos estou escrevendo sobre o Peru, talvez tenha algo a acrescentar nos seus planejamentos.

      • Amilton disse:

        Oi Pat, Miraflores é um Hotel que fica em Lima?. Em La Paz vou fazer o possível para ficar no Hotel Cordillera Real. Estou indo dia 28/02 e voltando dia 01/04. Como é o Clima. Nesta época deve ser quente. O que você acha?

        • Pat Alves disse:

          Miraflores é um bairro de Lima. Creio que é o mais recomendado para os turistas. Eu acho que o clima em abril deve agradável não muito quente.

    • Juliana disse:

      Oi Amilton, tudo bem?? Estou indo com meu marido agora em março também, como está o seu roteiro? Sairemos de SP no dia 15/03 direto para Santa Cruz

      • Amilton disse:

        Oi Juliana pretendo fazer todo o roteiro planejado, Bolívia Peru e Chile. A PAT Fez em 32 dias pretendo fazer em 31 0u 30 dias. Vou sair 28/02/2015 e retornar dia 01/04. Seria Legal se pudéssemos fazer a viagem junto, mas as datas programadas são diferentes.

  • Thays disse:

    Oi Pay, adorei seu post. Achei super útil. Estou planejando essa viagem para Junho deste ano!! E adorei o seu roteiro e quase certeza de que irei copia-lo, estou pesquisando bastante tb, antes de fazer qualquer coisa, se você tiver mais alguma dica, detalhes ou qualquer coisa que vc acha que possa me ajudar, ficarei imensamente grata. Beijos e parabéns!

    • Pat Alves disse:

      Oi, Thays!

      Já tem tanto tempo esta viagem. Serão 4 anos em 2015. Em novembro, fui ao Peru. Escreverei mais agora em janeiro. Talvez ajude em algo.

  • Kelvin Gaia Maués disse:

    Olá Pat,
    Tudo bom? Gostaria de saber como saiu seu mochilão pela América do Sul. Foi tudo como planejado, os pontos, os lugares a passar e visitar, dias a ficar, o orçamento saiu em conta? Quero fazer esse mochilão com mais quatro amigos, só que ainda estou sem muita informação, quanto a tudo hehehehe. Aguardo um contato seu e seria super grato. Obrigado!

    • Pat Alves disse:

      Oi, Kelvin! Feliz 2015!

      Não saiu tudo como planejado pois tive problemas no voo, então tive que cortar algumas cidades. O orçamento na época saiu em conta sim. Então, leia o fórum Mochileiros e ao longo do mês de janeiro postarei sobre a minha última viagem ao Peru.

  • Bruno Sgromo disse:

    Parabens Pat pelo texto. Muito bem montado e organizado.
    Estarei viajando pela América do Sul no próximo ano (2015) e meu roteira começa em USHUAIA (Argentina) e termina nas ilhas galapagos (Equador).
    Meu roteiro está praticamente montado, só está faltando um trecho que estou tendo dificuldades. A parte que falta é UYUNI (Bolivia) até Machu Pichu (Peru) qual seria o melhor trajeto? Olhei passagem aérea de Potosi a Cusco e achei carissimo. O mais barato seria de Uyuni até la paz de onibus pela noite e depois por onibus também de la paz para machu pichu?
    Obrigado.
    Bruno Sgromo

    • Pat Alves disse:

      Bruno,

      Tudo bem? Acabei de voltar de lá! Há aéreo de La Paz para Cusco. Se tiver tempo, faça Uyuni- La Paz + La Paz – Copacabana + Copacabana – Puno + Puno – Cusco. Tudo de ônibus.

  • Eliana disse:

    Olá Paty!

    Adorei esse roteiro que você fez. Estou me programando pra ir e gostaria de saber se você tem detalhados os gastos que teve no geral. Estou com tempo de sobra, pelo menos por enquanto e eu namoro este roteiro há muito tempo! hahaha. Me ajudaria muito se pudesse disponibilizar.

    Obrigada!
    bjs

  • Mônica disse:

    Oi Pat!!!
    Td bem?! Adorei teu blog e essas dicas sobre Bolívia, Chile e Peru!! Então.. eu e meu marido estamos montando este mesmo roteiro, mas para fazermos de carro partindo de SC. Queria ver contigo como foi?? Se ficou dentro das tuas expectativas… se teve alguma parte do roteiro que vc modificaria? Por que não queremos passar logo trecho de carro dentro da Bolívia.. nos falaram que é um país com estradas bem precárias e mapas bem ruins. Vi que vc colocou num comentário que gastou em torno de R$ 4mil.. incluindo tuas passagens aéreas? Faz o post da viagem… para vermos as fotos e babar!!! hehehe Bjusss

    • Pat Alves disse:

      Oi, Mônica!

      Pois é… acho que acabei me perdendo e não fiz posts da viagem…

      Voltei da viagem do Peru hoje. Sobre o roteiro, o que eu modificaria… Nada! O tempo e a ordem dos lugares está de bom tamanho. Por quê? Eu fui já na boca do inverno, não tinha equipamento para trekking nem roupas próprias para o frio. Então, foi bom ter começado por La Paz, onde os equipamentos são mais baratos. Das três atrações: Machu Picchu, Salar de Uyuni e Deserto do Atacama eu gostei demais de Uyuni e apesar de todos os perrengues que eu passei, eu acho que é o ponto alto da viagem. Que os incas me perdoem! Como vocês vão de carro, eu indico vocês irem ao Chile, que tem estradas decentes e tem um par de relatos na internet de brasileiros que foram para o Atacama de carro. Dali, vocês fazem o tour por agência para o Salar e retornam ao Atacama. Agora do Chile para o Peru, não sei qual seria a melhor rota…

  • Olá gente!
    primeiramente parabenizo pelo trabalho que fiz em ajudar aos brasileiros que desejem conhecer Machu Picchu, quem escreve é um amante da cultura brasileira e gracas a deus já teve a sorte de morar no Brasil por um tempo, agora voltei ao Peru – Cuscopara mostrara todos os brasileiros que desejem conhecer a terra dos Incas.
    Se alguém deseja algumas dicas e recomendacoes pra a sua viagem, será tudo um prazer ajuda-los em realizar o sonho de conhecer Machu Picchu Cusco, Lima, Lago Titicaca,Arequipa, Nazca, Paracas, Puno, Trujillo e outros destinos que ainda nao foram explorados brasileiros.

  • Bárbara disse:

    Olá, adorei seu blog!
    Estou planejando uma viagem parecida. Acha traquilo para uma mulher ir sozinha?

    • Pat Alves disse:

      Pois é… eu estava morrendo de medo mas eu iria de qualquer jeito. Aí, uma amiga do trabalho quis ir comigo. Olha eu achei tranquilo sim. Inclusive o número de gringas que viajam sozinhas para lá é grande. Não ouvi falar de assalto a mão armada como aqui. Tem golpes. Não vá dar bobeira lá. Não faça nada lá o que você jamais faria em uma grande cidade do Brasil. Nada de comer no restaurante e deixar a bolsa na cadeira ao lado. Nada de deixar sua mochila num canto e olhar horários de ônibus nas rodoviárias. Essas coisas…

  • Tyciane disse:

    Uaaaaaaau!
    Parabéns pelo blog!!!! Está me ajudando muito a montar o meu roteiro para América do Sul!!!!
    Provavelmente usarei muitas dicas e quase o mesmo roteiro…
    Muito obrigada!!!!

  • Juliana disse:

    Olá! Mt legal o aeu roteiro, ta me ajudando muito! Vc acha tranquilo pra mulher fazer esse roteiro sozinha?? Valeu!

  • Artur Aranha disse:

    Olá Pat!
    Ainda não consegui fazer essa viagem, rs.
    Mas espero agora em novembro fazer, rs. Sabe se novembro é uma boa época? ja ouvi dizer que como é o inicio do inverno poderei pegar o salar parte alagado e parte seco. quem ja foi nesta época para lá e puder relatar como foi eu agradeço, rs.
    Pretendo ir também para La Paz, nevado Chacaltaya e deserto do Atacama na mesma viajem, i entrar e sair da bolivia por Santa Cruz de la Sierra
    abraço a todos!

  • Greice disse:

    Meninaaaa seus blog é fantástico!! Vou utilizar pelo menos 70% de seu roteiro, obrigada!! não vou a MP pois já fiz, mas vou incluir Nazca!

  • Luis disse:

    Olá Pat.

    Estou pensando em fazer um roteiro para os mesmos locais, só não estou certo em que época do ano.
    Na época em que vc foi estava muito chuvoso? O Pessoal disse que no Verão/Outono é bem complicado a questão das chuvas porque atrapalha demais a viagem.

    Obrigado!

    • Pat Alves disse:

      Oi, Luís!

      Eu fui no outono/inverno. Se não quer correr o risco de pegar chuvas, evite o verão (dez a fev). É no verão que corre o risco do Salar estar alagado e aí ter desvios ou não ter os passeios e que a trilha inca também estará fechada.

  • Ricardo disse:

    Olá!!
    Eu e um amigo queremos fazer o mesmo roteiro, mas cortando alguns pontos… Quanto ao transporte, você comprava na hora mesmo ou fazia alguma reserva antes? E na volta… você comprou a passagem de volta com antecedência ou apenas ao chegar em Santa cruz no fim da viagem?
    Parabéns pelo site! Abraço.

    • Pat Alves disse:

      Ricardo,

      Comprava tudo na hora. Só comprei uma passagem de ônibus com antecedência de 2 dias: Arequipa – Tacna pela Cruz del Sur, na mesma agência que fiz o passeio Canion del Colca.

      O aéreo Brasil – Bolívia (GIG-VVI) comprei ida-e-volta um mês antes de viajar. O que me engessou depois, visto que queria voltar antes devido as mudanças de roteiro.

      Obrigada pelos elogios e quaisquer dúvidas, “tamos aí!”

  • saul alvarez disse:

    Incrivel! Todaa informacao é excelente..
    Abracos..
    Sam

  • stefania stefani disse:

    Oi Paty!!!
    Com relação a comunicação p o Brasil de celular, qual operadora funciona?? Vc teve dificuldades?
    Obrigada!!!!!!
    ste

    • Pat Alves disse:

      Stefania,

      Nunca usei celular em viagens internacionais. Nos países que visite há uma loja chamada locutório, que é um lugar onde você pode ligar para qualquer país. Geralmente, tem várias cabines. Você fala com o atendente que vai usar a cabine X e que quer ligar para o Brasil. Ele vai te dizer o que vc tem que discar antes do número desejado. O telefone que você usar tem um visor indicando o preço que vc vai pagar e a duração da chamada. Com o wifi, fica mais fácil de levar o celular e usar o skype. Mas usar o telefone mesmo, de comprar chip, nunca usei.

      Nestes países, só usei o locutório algumas vezes e o Skype.

  • Christian disse:

    Site para quem vai fazer uma viagem como essa, com mais algumas cidades:
    http://www.30diastrip.blogspot.com

  • israel silva disse:

    MAIS UMA PERGUNTA PAT: VOCÊ TEVE PROBLEMAS COM A ALTITUDE? SE TEVE, O QUE FEZ PARA SUPORTAR OS SINTOMAS?

    • Pat Alves disse:

      Ô… ocmo eu tive! Eu já havia lido o bastante sobre o soroche mas ele me pegou de jeito. Eu passei muito mal e descansei uma tarde no hotel. O pessoal me deu a soroche pills, que nas farmácias da Bolívia é vendido em cartelas (jeito estranho de vender remédios). Na manhã seguinte eu já estsava melhor. Chá de coca não funcionou comigo. Por volta da hora do almoço, fiquei com mal estar e desisti do restante do passeio. Olha, demorou uns 3 dias para meu organismo se adaptar a altitude mas depois… quando eu cheguei no Peru, eu não senti mais nada! Então, o conselho que eu dou é não fazer esforço nos primeiros dias, principalmente se o seu primeiro destino for La Paz.

      Aí aprendi que aquele papo da seleção brasileira perder para Bolívia e a desculpa ser a altitude tem tudo a ver!

  • israel silva disse:

    Olá PAT… Vc fez a viagem dos meus sonhos. Gostaria muito de conhecer todos esses lugares e acrescentar mais um nesse roteiro: A Patagônia. Quantos dias mais vc acha q seriam necessários para incluir essa maravilha?

    • Pat Alves disse:

      Olha… pode ser até mais 30 dias 😉
      Eu também sonho um dia em conhecer a Patagônia. Você pode dividir a viagem para lá em duas: uma para Patagônia Argentina e a outra para a Chilena. Para a Patagônia Argentina são menos de 15 dias (Ushuaia, Calafate e El Chaltén). Dependerá se você quer conhecer ou já conhecer Buenos Aires e se você quer fazer caminhadas em El Chaltén. Mas olha: isso é só do que eu pesquisei, eu nunca fui para lá. Outra coisa, para a Patagônia o período melhor é de outubro a março, não? Tem que pesquisar bem o melhor período pois a região de Machu Picchu não é recomendado em janeiro e fevereiro. Há um mês em que a trilha inca “fecha”.

  • stefania stefani disse:

    eu de novo!!!
    salar de uyuni, vc fez um tour de 3 dias por la, vc saiu de san Pedro, queria saber qual a distancia de san Pedro a uyuni, e as companhias que fez os passeios em uyuni nesses 3 dias, tem uma companhia que faz todos os passeios em uyuni?? obrigada!!!

    • Pat Alves disse:

      Não sei te responder! Olha já faz 3 anos. Eu fui com a Cordillera Traveller. Dá uma olhada no Mochileiros.com. procure por Destinos- América do Sul – Bolívia. Há um tópico sobre Salar de Uyuni e lá deve ter informações mais atuais sobre quais companhias as pessoas estão indo. O passeio é mais barato pela Bolívia, com certeza.

      Não economize neste passeio. Eu sei de histórias de pessoas que passaram perrengue no deserto porque os motoristas estavam bêbados. Vá com. Uma empresa bem recomendada.

  • stefania stefani disse:

    oihe!!! eu de novo rssssssss….
    de arica a san Pedro do atacama, qual empresa de ônibus usou??
    pela minha pesquisa a empresa PULLMAN BUS , vai ate calama de la pega outro bus que passa em salta e faz parada em san Pedro, esse e o único??
    obrigada querida!!
    Ah! vou ver com meus amigos o final da viajem , ainda não decidimos, estamos indo em maio….

  • stefania stefani disse:

    Deixando mais este recadinho parabenizando seu blog!!!!
    FOI O UNICO QUE TEM DICAS REAIS E UM PLANEJAMENTO SEM COMENTARIOS…. OS OUTROS NAO CHEGAM AOS SEUS PES!!!
    PARABENS PATY!!!!
    QUEM DERA PESSOAS SER COMO VC, CONTINUE ASSIM!!! BJU!!

  • stefania stefani disse:

    Oi Paty, seu roteiro esta magnific e as dicas tem me ajudado muito a decidir aonde iremos, vamos seguir ate san Pedro do atacama (fazer a viajem de 4 dias conhecer o deserto e voltar a san pedro, não vejo o porque ir em uyumi, sucre e potosi, quero mudar o trajeto de san Pedro p outro lugar …. alguma dica?? abraços!!!

    • Pat Alves disse:

      Como o meu roteiro era circular e eu voltaria para Santa Cruz, achei uma boa oportunidade para conhecer outras cidades da Bolívia. Sucre é patrimônio cultural da Unesco assim como Potosi, se não me falha a memória.

      O que você poderia conhecer? Depende de onde você voltará para o Brasil. Se voltar por Santiago, é uma oportunidade de conhecer a capital chilena. Eu não conheci mas tem a opção de Antofagasta ou de repente, sair da Bolívia e seguir pelo noroeste argentino. Muitas opções!

  • Amilton Chagas disse:

    Oi Pat, tudo bem? Pretendo fazer uma viagem para o Chile Peru e Bolívia.
    Você sugere o roteiro circular? Acho que vou ter no máximo 25 dias disponíveis. Tem como fazer este roteiro

    • Pat Alves disse:

      Oi, Amilton!

      No meu caso, o roteiro circular foi melhor por causa das passagens aéreas. Era mais barato ir e voltar pela Bolívia. Se você tem milhas, talvez seja interessante ir por Lima e voltar por Santiago. Veja o link Veja o link http://www.omundoaosmeuspes.com.br/guia-da-bolivia/ Você consegue fazer o roteiro circular mas teria que cortar algumas cidades… Por exemplo, no roteiro realizado do mochilão, eu não conheci Ica, Nazca, Sucre e Potosí. Então, acho que convém ler sobre os lugares e escolher quais são suas prioridades. Dá sim para fazer um roteiro englobando os 3 países mas só tome cuidado para não ficar corrido demais.

    • Pat Alves disse:

      O roteiro circular é bom quando você tem bastante tempo para viajar e quando compra a passagem aérea com ida e volta sendo a mesma cidade. Foi o meu caso. Se eu tivesse milhas, começaria meu roteiro por Lima e voltaria por Santiago, só que algumas cidades do percurso provavelmente eu não conheceria.

      Dá para conhecer bastante coisa com 25 dias mas você tem que ter em mente que não dá para ser tudo. Estabeleça suas prioridades. Eu não consegui fazer o roteiro planejado e acabei não conhecendo Lima, Ica, Nazca, Sucre e Potosí. Veja quais destas cidades deste roteiro planejado te parecem interessantes e tente encaixá-las. Das cidades que eu conheci, todas valeram a pena! E acho que a ordem, De La Paz a Machu Picchu, de Arequipa parao Salar de Uyuni foi perfeita. Sei que Machu Picchu é muito venerada mas para mim, o melhor do roteiro é o Salar!

  • Lívia disse:

    Bom dia, estou pesquisando muito em como sair de Sta Cruz de la Sierra para Machu Picchu e não consigo entender como fazer. Meu vôo chega e sai de Sta Cruz, você tem alguma dica?
    Obrigada

  • NAYARA disse:

    oi paty, paty mim diz uma coisa de santa cruz de la serra Bolivia, quantas horas de voo?,, sim referent a moea da Bolivia qual tem mais peso a do peru ou a da Bolivia.?

    • Pat Alves disse:

      Nayara,

      Melhor ver no site da Gol pois quando eu fui, o voo tinha conexão em Guarulhos e escala em Campo Grande. O Peru é um país mais caro comparado com a Bolívia.

  • wellington disse:

    Oi Pat, lindo seu estilo de vida o mundo precisa de pessoas assim! Eu também amo esse mundão por isso quero fazer mais ou menos esse mesmo roteiro que vc fez, mas incluindo o Sul do Chile também, a capital já conheço. Sabe me dizer se as casas de cãmbio do Peru e Bolívia aceitam real? E o boleto turístico em Cusco ele da direito a todas as entradas dos passeios ou tenho que contratar agências? Vou ter 20 dias em abril e pretendo ficar 12 dias no chile, 3 na Bolívia e 5 no Peru! Abraços!

    • Pat Alves disse:

      Wellington,
      Eu levei dólares. Não lembro de ter visto real para cambiar na Bolívia e no Peru. Na época que eu fui, além dos dólares, saquei dinheiro usando os ATMs. Você vai ao Sul do Chile, quando eu pesquisava sobre esta região, li que a aceitação de real não é a mesma que em Santiago. Talvez seja melhor levar o dólar, que servirá para os três países. Deixe o cartão de débito para emergências. Agora para ter certeza absoluta, melhor ocnsultar no fórum Mochileiros.com, na parte Destinos > Peru. Leia antes de postar alguma pergunta, senão o povo come seu fígado. 😉

  • Milena disse:

    Oi Pat… muito master sua viagem ! Eu e meu esposo teremos 20 dias de férias, mas estamos planejando viajar uns 15 dias e descansar um cadinho… Tenho uma amiga que mora em Limache (Chile), então minha preferência é de fazer Peru – Chile, acho que não vai rolar incluir a Bolívia. O que você me sugere de Peru – Chile ! Brigadinha… Bijus

  • Artur Butierrez Aranha disse:

    Olá Pessoal!
    Quem vai para a Bolívia em novembro? pretendo ir com a minmha esposa de 1 a 16 de novembro, estamos procurando pessoas que vão na mesma época para trocarmos ideia sobre a viagem.
    Abraço a todos!

  • Artur Aranha disse:

    Olá Pat!

    Possivelmente vou ir de milhas da GOL saindo de Boa Vista-RR ou Manaus, mas estou aguardando ver se sai alguma promoção de milhas reduzidas, ou então vou sair de São Paulo, com destino a Santa Cruz, ja pesquisei passagem saindo de São Paulo até La Paz pela BOA, mas não achei os preços convidadtivos e também não estou muito confiante em voar pela BOA de São Paulo até La Paz, rs.
    Moro em Boa Vista-RR.

    • Artur Butierrez Aranha disse:

      Olá Pat!
      Mudança de planos novamente (rs). So vou poder ir para a Bolivia em janeiro (02 de janeiro), mas li que nesta época dependendo das chuvas alguns locais ficam intransitáveis mesmo de 4×4, vale a pena conhecer nesta época? quem ja foi nesta época e puder postar o relato eu agradeço muito (rs)! quero ir por Santa Cruz e conhecer La Paz, nevado Chacaltaya, Sucre, Salar e o Deserto do Atacama. Será que nesta época tem neve no Chacaltya?
      Abraco!

      • Pat Alves disse:

        Artur,

        Em janeiro que eu saiba até a trilha inca está fechada. Talvez seja melhor repensar o roteiro. Tem alguns roteiros no Mochileiros de pessoas que foram em janeiro e viram neve no Chacaltaya. Acho que só lá na hora vc conseguirá descobrir se o Salar está alagado ou não.

        • Artur Butierrez Aranha disse:

          Olá Pat!
          Obrigado pelas dicas, realemente não sei o que vou fazer, queria mesmo ir agora em novembro, mas infelismente não vai dar. Estou pensando em deixar para abril ou maio e faço junto lima e cusco, Estou receioso em janeiro.

          abraço!

  • Artur Butierrez Aranha disse:

    Olá pessoal,

    fiquei um tempo fora do post, mas continuo pensando em fazer a viagem para Bolivia, estava pensando em ir para Machu picchu, mas como só vou poder ir em novembro então vi que nessa época ja começa a chover lá, entao voltei com a ideia de ir para Bolívia, rs. penso em começar por La Paz, titicaca, salar e quem sabe ir até atacama, quem puder me dar umas dicas, vou ter 10 dias apenas para fazer tudo isso, por isso estou preocupado com o pouco tempo, penso em ir de 7 a 17 de novembro, é uma época boa para congecer, com relaçao ao clima e preços.
    abraços

    • Artur Butierrez Aranha disse:

      complementando, é uma boa época para conhecer o salar e atacama em novembro? com relaçao a preços e clima? vou eu e minha esposa.
      abraços

    • Pat Alves disse:

      Artur,

      A época de chuva é de novembro a março mas isso não significa que novembro já é aquela chuvarada toda. Achei um relato de um rapaz que foi em novembro de 2012: http://www.mochileiros.com/machu-picchu-peru-em-6-dias-sem-trilha-inca-com-fotos-t66848.html
      Eu acho que os meses que tem que se evitar é janeiro e fevereiro, que são os meses em que há mais incidência de chuvas e não é à toa que a trilha inca é fechada em fevereiro. Veja que destes 10 dias, você já vai ter que reservar 3/4 para o Salar.

    • Pat Alves disse:

      Artur,
      Vamos tentar um roteiro? Você chegará por Santa Cruz?

      • Artur Butierrez Aranha disse:

        Olá Pat!

        Dsde já agradeço a tua ajuda para elaborarmos um roteiro legal.
        Viajarei eu e a minha esposa, estamos vendo também com ins casais de amigos pois gostaríamos de fazer esta viagem com mais um casal. Pretendemos iniciar por Santa Cruz, depois pegar um voo para La Paz, pretendemos ficar uns 3 dias em Lapaz, gostaríamaos de dicas e passeios interessantes em Lapaz, queremos conhecer o Lago Titica e depois decermos para o Salar de Uyuni e fazer o passeio de 3 dias pelo salar. A nossa dúvida e se encerramos no slar e voltamos para Santa Cruz para retornar ao Brasil, ou aproveitamos a mesma viagem para conhecer o Atacama ou subimos para Conhecer Cusco e Vale Sagrado. A princípio teremos apenas 10 a 12 dias para fazer esta viagem, mas dependendo do roteiro e valores poderemos aumentar para 15 dias. Não queremos luxo e nem nada extravagante. Sempre tive vontade de conhecer estes lugares e a minha esposa também. Podemos optar por ir por Santa Cruz e retornar por Cuzco ou vice-versa também?

        • Artur Butierrez Aranha disse:

          Olá Pat!
          Complementando, estou propenso mesmo em ir ou para Bolivia (La Paz, Titicaca, Salar de Uyuni e quem sabe Atacama) ou Peru ( Lima e Vale Sagrado), pois terei mesmo no máximo de 10 a 12 dias. Como irei em Novembro provavelmente de 8 a 20 de novembro. O que você sugere em termos de paisagens, clima e custos para esta época do ano. Ah, novamente agradecendo as tuas dicas e roteiros.

        • Pat Alves disse:

          Olha, que escolha difícil! Que sinuca de bico você me deixou!

          Conhecer Machu Picchu foi marcante. Subir o Wayna Picchu foi desafiador mas, sinceramente não acho que deva ter cenários mais bonitos na América do Sul do que as paisagens que eu vi na expedição para o Salar.

          Com dias a mais, a sugestão é ficar por San Pedro do Atacama. Vocês estarão chegando do Salar cansados e estar em San Pedro é ótimo porque a cidadela tem seu charme e há bons passeios partindo de lá. Será uma pausa na viagem. Para vocês que são um casal, então é ótimo! Bons restaurantes e oportunidade de tomar um bom vinho chileno. Vocês vão gostar. Na volta, pegar um ônibus à noite para Potosí e uma van para Sucre. Depois, um voo para Santa Cruz (ou ir direto para La Paz e de lá para Santa Cruz). San Pedro de Atacama é uma cidade cara mas os preços serão compensados com os baixos custos da Bolívia. A outra vantagem é que se houver alguma emergência (estradas bloqueadas), vocês fazem o Salar e voltam para Bolívia, cortando San Pedro. Enfim, este roteiro é mais maleável.

          Volta e meia, a TAM/LAN oferece promoções para Lima e Cusco. Sugiro em próxima oportunidade conjugar Lima, Cusco e Arequipa (além de Ica e Nazca). Cusco é uma cidade linda!

          Espero ter ajudado!

          Pat

          PS: No post Guia da Bolívia, há várias opções de roteiros. Há uma sugestão “& Chile”. São 18 dias mas dá para cortar alguma coisa por lá.

          • Artur Butierrez Aranha disse:

            Olá Pat!
            Muito obrigado pelas dicas, vou verificar certinho o destino e postarie novamente para ver roteiro bem legal.

          • Pat Alves disse:

            Artur,

            Só para eu te ajudar, você pegará o voo em Santa Cruz a partir do Rio ou de SP?

          • Artur Butierrez Aranha disse:

            Olá Pat!
            Complementando, na verdade vou sair de Manaus por milhas da GOL, mas vou pegar o trecho in ternacional em SP, possivelmente dia 08 de novembro, possivelmente retornando dia 21 de novembro. O retorno, se possivel eu gostaria de retornar por Calama via Santiago, mas não consigo emitir pelo site da TAM, me informaram que pelo tel ou loja da TAM eu posso conseguir.

          • Pat Alves disse:

            Artur,
            Se conseguir as milhas para Santiago, fluirá melhor. Estou te mandando um e-mail.

          • Kelly disse:

            Pat, SIMPLESMENTE FANTASTICO SEU BLOG!!! Parabens! tão cheio de conhecimentos quanto o conhecido:Mochileiros, adorei!
            Tenho lido muito sobre o deserto de Sal e seu blog tem me ajudado muito. Quero conhecer o Peru e bolívia em 10 dias, incluindo o vale sagrado de MacchuP e o Salar…estou aqui tentando montar o roteiro, mas tá dificil pq vou com 2 pessoas que nao são mochileiras…usam as tais rodinhas!rs…então já viu Salar em 3 dias sem tomar banho NEM PENSAR!!!além disso a grana tá curta, mas vou conseguir montar! Super abraço e boas viagens pra ti!

          • Pat Alves disse:

            Kelly,

            Muito obrigada! Então, eu acho bem corrido fazer tudo isso em 10 dias. E como vc já disse que vai com pessoas que não curtem muito, talvez ficar só pelo Peru seria uma boa opção. A gente vai se falando por e-mail. Ajudo numa boa a você montar seu roteiro.

  • Juliana Sales disse:

    Pat, parabéns pela matéria! Esse roteiro é bem o que quero fazer em Março/2013. Achei as informações super uteis! O problema é que tenho apenas 27 dias… Então estou pensando em tirar o Chile do roteiro.
    vou dar mais uma olhada no teu roteiro e tentar adaptar, quem sabe consigo fazer tudo em 27/28 dias. Abç!

    • Pat Alves disse:

      Juliana,
      Você quis dizer março de 2014, não? Dá para adaptar o roteiro mas terá que cortar algumas cidades. Veja que este foi o meu roteiro planejado mas o roteiro realizado foi outro. Eu cortei Lima, Ica e Nazca (não por vontade própria!). Leia mais sobre os passeios, coloque em ordem de prioridade o que quer conhecer. Assim, fica mais fácil desenhar um roteiro. Ah, sempre deixe 1, 2 dias como carta na manga.

  • Marcela disse:

    Olá!
    Achei as dicas muito boas!! Gostaria de algumas tambem!!
    Vou viajar em setembro pela América Latina, mais especificamente Bolivia, Peru e Chile. Gostaria de conhecer Machu Picchu, Salar… Dá pra conhecer tudo isso em 25 dias? Gostaria de saber se é necessário levar roupas especiais para o frio, e quanto fica mais ou menos essa viagem.

    • Pat Alves disse:

      Obrigada, Marcela!
      Em 25 dias dá para conhecer sim Machu Picchu, o Salar e outros lugares. Já tem dois anos que eu fui. Gastei pouco mais de R$ 3mil, sem economizar nada. Sempre fiquei em hotéis.

  • Will de Oliveira disse:

    Pat estou querendo fazer algo parecido… mas queria gastar algo em torno de 3000 mil reias… vc acha que daria pra fazer os três países ??

    se pudesse ir em apenas dois países… excluiria o chile ou a Bolívia ?

    obrigado

    • Pat Alves disse:

      Wil,

      Eu fiz os três países sem ficar em hostels com pouco mais de R$ 3 mil. Isso em 2011. Acho que dá para fazer os três países sim com R$ 3 mil. E se tivesse que cortar por restrições orçamentárias, seria o Chile, que é o país mais caro dos 3. Sugiro dá uma lida na seção de Relatos de Viagem dos Mochileiros.com. As pessoas põem os preços dos passeios, da alimentação, etc.

      • Will disse:

        Pat acho que vou ficar com a bolivia e o peru mesmo…

        Os pontos principais da viajem seriam Islas del SOl , Machu pichu e Salar de Uyun…

        Queria umas dicas sobre roupas e acessórios…. quais seriam totalmente necessários para esses lugares… to com pouca granaaaaaaaa… muito poucaaa… hehe

        a viajem seria em dezembro…

        brigadão

        • Pat Alves disse:

          Will,

          Compre roupa em La Paz, muito mais barato. Quando eu fui, a cotação dólar X peso boliviano estava 1:7. Lá, eu comprei bota de caminhada, cachecol, polar e corta-vento, meias específicas para o frio e touca. Eu fui no mês de maio. Você vai quando?

          Pat

          • Will disse:

            pat to pretendo ir por volta do dia 16 de dezembro e volta lah pro dia 8… quanto que vc gosto em reais nessas compras (em reais)?

            vc tem face ? to com varias duvidas aqui… q acho q você poderia me ajudar…

            obrigado

          • Pat Alves disse:

            Você vai na época de chuvas, já sabe disso? Vamos lá as compras: Bota 690 BOB, Luva 25 BOB, meias de merino 70BOB, corta-vento 320 BOB. Estas compras foram em maio de 2011, na North Face. Touca e meia de alpaca: 82BOB.
            Mande e-mail para contato@omundoaosmeuspes.com.br. Mas eu sugiro seguir escrevendo por aqui porque pode ajudar mais pessoas que estejam com a mesma dúvida.

          • Will disse:

            Pat… tudo bom ? o mochilão já ta quase ficando na vontade de sair viajando… por causa de $$$ huahuahu

            vamos lah pra eu ir no Salar de Uyun aos maiores gastos com “equipamentos” seriam

            Bota = R$ 250
            Oculos = R$ 250
            Jaqueta Corta = R$ 150

            dei uma pesquisada na net … os preços seriam mais ou menos isso mesmo ?

            vc lembra os preços que pagou na bolivia ?

            obrigado

          • Pat Alves disse:

            Wil, coloquei os preços. O corta-vento paguei 320 pesos. Bota 690 pesos. Se dividir por 7, você terá o preço em dólares. Para o Salar é imprescindível o óculos escuros! Neste link aqui: http://www.mochileiros.com/compras-na-bolivia-t23864.html o pessoal posta o preço de alguns equipamentos. Eu acho que os preços são parecidos com este que vc colocou.

  • Rosana disse:

    Olá Pat!
    Pretendo fazer uma viagem de 10 à 12 dias que inclui La Paz, Copacabana, Isla del Sol, Cuzco e Macchu Picchu. Estou em dúvida se devo passar um dia todo em Copacabana ou se devo chegar e ir no mesmo dia pra Isla del Sol, já que quero dormir lá. Como a viagem é curta não sei se devo dormir um dia em Copacabana também e só no dia seguinte partir pra ilha. O que acha? Pretendo passar somente um dia em La Paz também; chegar no inicio da tarde e partir o dia seguinte cedo para Copacabana. Aceito dicas!

    • Pat Alves disse:

      Que pena que vá ficar apenas um dia em Lá Paz! Para ir a Isla del Sol, você vai ter que chegar antes do horário normal dos barcos partirem. Copacabana não tem nada demais, o bonito mesmo são as paisagens que vemos ao caminhar na ilha. Eu só não sei se aceitam levar malas grandes pois e praxe ir com mochila menor para lá.

  • Artur Aranha disse:

    Olá!

    Complementando, a nossa idéia é ir no início de setembro. Agradeço quem puder passar algumas dicas de roteiros para Atacama e Salar de uyuni.

    Abraço!

  • Artur Aranha disse:

    Olá. Eu e minha esposa estamos programando uma viagem para Bolivia e Chile. Nosso roteiro é conhecer La Paz, lago Titicaca, Salar de Uyuni e deserto do Atacama, mas teremos apenas 8 dias de férias. A nossa idéia é começar pela Bolívia e terminar no atacama, será que dá para fazer tudo isto em 8 dias?

    • Pat Alves disse:

      Artur,
      Sinceramente acho que fica corrido para fazer Bolívia e o Deserto do Atacama. Por que não escolhe um dos dois? Mesmo cortando alguns passeios, fica corrido ainda mais porque tem que ter um tempo para se aclimatar.

      Por exemplo,
      Se fizer só a Bolívia: Os voos chegam por Santa Cruz. De lá tem que ter um voo Santa Cruz para La Paz.Em La Paz, tem coisas para fazer por 4 dias. De La Paz para Copacabana, mais um dia e no outro, vc conhece a Isla del Sol. Neste mesmo dia volta para La Paz e pega um ônibus noturno para Uyuni e de lá faz o Salar. O salar de Uyuni mesmo em um dia você conhece mas o passeio de 3 dias em si é ótimo e passa por paisagens incríveis. Depois ainda tem o tempo de voltar para Santa Cruz! Eu acho que isso já ocupa os 8 dias.

      Se fizer só o Atacama, você pode pegar o voo para Santiago e de lá para Calama. De Calama, um transfer para San Pedro. Em 8 dias, você conhece um pouco Santiago e faz os passeios mais conhecidos de San Pedro.

      Diferenças: em matéria de orçamento, o Chile é bem mais caro que Bolívia. Além disso, o Chile é mais preparado para turismo que a Bolívia. Nos dois, as paisagens são lindas!

      Qual é a sua prioridade de lugares para conhecer?

      • Artur Aranha disse:

        Olá Pat!

        Muito obrigado pelas dicas, na verdade se for optar por um dos dois passeios, vamos optar pela Bolívia. A nossa idéia de conciliar Bolívia com o Atacama é para aproveitar e conhecer os dois lugares numa única viagem, podemos até incluir mais uns dois dias na viagem se for necessário, o que você acha?

        • Pat Alves disse:

          Oi, Artur!

          Entendo perfeitamente a sua ideia. O jeito é bolar um roteiro completo e ver o que pode ser cortado. Por exemplo:

          1° dia – Aéreo Brasil – Santa Cruz + aéreo Santa Cruz – La Paz
          2° dia – La Paz | aclimatação + city-tour
          3° dia – La Paz | Ruínas Tiwanaku + Valle de La Luna
          4° dia – La Paz | Nevado Chacaltaya (?)
          5° dia – La Paz | Downhill em Coroico (?)
          6° dia – Ônibus La Paz – Copacabana
          7° dia – Copacabana | passeio de barco para Isla del Sol + ônibus Copacabana – La Paz (3h) + ônibus noturno La Paz – Uyuni (19:00 – 07:00)
          8° dia – Uyuni | Chegada em Uyuni às 07:00. Saída para o passeio Salar de Uyuni às 11:00
          9° dia – Salar de Uyuni
          10° dia – Salar de Uyuni + Chegada em San Pedro às —-
          11° dia – San Pedro | Gêiser del Tatio + Valle de La Luna + Valle de La Muerte
          12° dia – De San Pedro a Uyuni. Ônibus noturno Uyuni – La Paz.
          13° dia – Aéreo La Paz – Santa Cruz (?). Aéreo Santa Cruz – Brasil (?)

          Artur,

          É só uma sugestão. Aqui você tem que ter em mãos algumas informações como:

          *** Os horários dos ônibus e dos aéreos;
          *** Quais os passeios quer fazer em La Paz?
          *** Você quer conhecer Sucre e Potosí?
          *** Saber o horário que chega o passeio do Salar em San Pedro.
          *** Dependendo dos números de dias reservados para La Paz, talvez seja melhor ir para Copacabana no final da tarde e no dia seguinte, fazer o passeio de barco e já voltar para La Paz a tempo de pegar o ônibus noturno para Uyuni. Acho que vai ser um pouco corrido;
          *** No roteiro é sempre bom colocar um dia meio que maleável para emergências (como protestos, carros que enguiçam no Salar, etc.)
          *** Há passeios de um dia no Salar de Uyuni como os de 3 dias. O salar de Uyuni para quem vem da Uyuni é conhecido no primeiro dia. Então, se vocês não tiverem muito tempo, pode fazer só o tour de um dia para o salar.

          Acho que vou transformar suas dúvidas em um post. Assim fica mais fácil de alguém nos ajudar.

          • Francisco Alencar disse:

            Olá! Pat, parabéns pelo Blog, muito bom. Estou indo à Bolívia e Peru em julho, fiz reserva somente em La Paz e em Lima, no seu relato voce diz que levou relação com opções de hospedagens de alguns lugares, eu estou tentando elaborar a minha, é possível voce disponibilizar a sua lista?
            Meu roteiro: La Paz – Uyuni – La Paz – Copacabana – Ilha do Sol – Puno – Cuzco – Águas Calientes – Cuzco – Lima.

          • Pat Alves disse:

            Francisco,

            Copacabana: Esqueci o nome do hotel. Vou procurar para vocÊ não ficar lá em hipótese alguma.
            Isla del Sol: não dormi lá.
            Puno: também não dormi lá. Peguei o ônibus noturno para Cusco.
            Cusco: Waytaq Hotel. Excelente. Ano de inauguração e pagamos 70 dólares a diária quarto duplo. Imagino que agora esteja mais caro.
            Águas Calientes: Não lembro o nome mas era do pacote e não valia nada aquele hotel. Só de lembrar…
            Lima: não conheci.

  • Fernanda disse:

    claudia, adorei!
    Queria ter esse tempo de 32 dias, mas só vou tirar 20 dias de férias.

    Você acha que em 18 dias, consigo fazer um roteiro passando por Machu Picchu, Atacama, Salar de Uyuni, Lima, La Paz? Me ajuda a fazer o melhor trajeto e divisão dos dias?

    Pago até uma consultoria se for necessário.. haha

    Beijo,
    obrigada

  • Bruna Grauso disse:

    Boa Tarde Pat, tudo bem?
    Desde o início me encantei pelo blog e pirei em cada roteiro e histórias aqui descritas por você, parabéns =)
    Eu e o namorado temos 11 dias e decidimos fazer somente o chile por falta de grana, estamos matutando pra aproveitar bem e montar nosso roteiro que a principio será basicamente Santiago cidade e pontos que ainda estamos pesquisando, praias viña del mar e valparaiso e CAJON DEL MAIPO… Pode me dar algumas dicas de lugares e roteiro.
    Brigadissima =)

  • Fernanda disse:

    Oi, adorei seu roteiro, porém estou querendo fazer uma viagem para apenas um país da América do sul, pois terei somente 7 dias de viagem em julho de 2013! Quero aproveitar ao máximo com o meu marido, o objetivo da viajem será lua de mel atrasada, pois casei em outubro de 2011, ou seja vai fazer 1 ano e 9 meses, e comemorar minhas duas formaturas da faculdade em julho também! Qual país me aconselha? Não quero luxo, apenas paisagens e locais magníficos! Andei pesquisando tenho uma vontade imensa de conhecer Machu Pichu, mas achei tão confusa essa viajem, uma vez que temos que ir para cusco, depois aguas calientes, depois mais não sei qto tempo até as ruínas, comprar a passagem no site do governo e as vezes não aceitam o nosso cartão, aí vc tem que comprar em uma agencia lá mesmo!! Uma loucura! O que pode me sugerir?

    Obrigada

    • Pat Alves disse:

      Oi, Fernanda!

      Quanta responsabilidade! Da América do Sul, eu conheço Buenos Aires, o Deserto do Atacama, Peru e a Bolívia. Em matéria de paisagens, eu sou muito mais a Bolívia mas….viajar pra lá, significa abrir mão na maioria das vezes do conforto. Então, o casal tem que estar preparado para enfrentar alguns perrengues. Sinceramente, eu não recomendo para lua de mel.

      Então, dos lugares que eu conheço, o Chile (deserto do Atacama), o Peru e Buenos Aires. Se você quer paisagens e locais magníficos, eu acho que o Deserto do Atacama é o lugar MAS se você tem uma vontade enorme de conhecer Machu Picchu, porque deixar pra depois?! 😉

      O Peru não é complicado não! Vai pra lá sim! Algumas coisas mudaram desde a época que eu fui. Parece que agora você compra pela internet o bilhete para lá.

      Vamos ver se dá para ajudar:

      Opção 1 – Peru (Cusco e Machu Picchu)

      Dia 1 – Chegada em Cusco
      Você pode comprar a passagem Brasil – Lima + aéreo Lima – Cusco ou comprar um voo Brasil – Cusco (a TAM faz este trajeto, creio ter escala em Lima).

      Dia 2 – Aclimatação
      Tire um dia para não fazer nada pois você tem que se adaptar a altitude. Você pode conhecer a Praça Principal, entrar na Catedral… Tudo sem muito esforço

      Dia 3 – City-tour
      Tem um passeio que começa à tarde, se eu não estiver desatualizada que se chama City-tour e passa pelas ruínas mais próximas de Cusco

      Dia 4 – Valle Sagrado
      As melhores ruínas. A opção mochileira é descer em Ollantaytambo e pegar o trem para Águas Calientes. Dormir por lá. As malas grandes ficam no depósito do hotel em Cusco.

      Largando a excursão em Ollantaytambo, você perde Chincero. Eu conheci Chinchero depois… Não perde muita coisa não…

      Dia 5 – Machu Picchu
      Acordar cedo e pegar o ônibus “mais caro do mundo” para ir a Machu Picchu. Alguns guias oferecem seus serviços na entrada do parque. Você também pode subir a Wayna Picchu (verifique se ainda pode subir).

      Depois que aproveitou bastante, pegue o trem de volta para Ollantaytambo. De Ollantaytambo, uma van para Cusco.

      Dia 6 – Salinas de Maras e Círculos de Moray
      De manhã, você faz este passeio e fica com a tarde livre para conhecer mais Cusco pois tem museus e mais coisas para conhecer!

      Dia 7 – Volta ao Brasil

      Hotel: Waytaq Hotel, fica pertinho da Plaza de Armas (a praça principal). Novinho e na época eu e minha amiga pagamos 75USD a diária.

    • Pat Alves disse:

      Opção 2: Deserto do Atacama
      Aqui você pode aproveitar que está em pleno inverno e ver a neve em Santiago (não conheço, pretendo conhecer este ano) e as paisagens diferentes do deserto de Atacama.

      Dia 1 – Aéreo Brasil – Santiago.
      Dia 2 – Conhecer o Centro Histórico de Santiago
      Dia 3 – Aéreo Santiago – Calama. Transfer para San Pedro. Passeio Valle de La Luna e Valle de La Muerte
      Dia 4 – Lagunas Altiplanicas e Salar de Atacama
      Dia 5 – Geisers del Tatio. Laguna Cejar, Ojos de Salar e Tebinquiche
      Dia 6 – Salar de Tara ou voltar para Santiago e fazer o passeio para o Valle Nevado (conhecer a neve)
      Dia 7 – Volta ao Brasil

      Sempre é aconselhável fazer os passeios em ordem crescente de altitude, para o organismo se acostumar. San Pedro parece uma cidade do Velho Oeste. As redondezas tem as paisagens incríveis que você quer ver. Um detalhe: o Chile tem custo de vida mais caro que o Peru.

      De repente, eu te deixei com muito mais dúvidas, não é mesmo? É muito difícil escolher.
      Como você sabe bem o que quer, já ajuda e muito. Veja os passeios nos lugares, procure ler os relatos de viagem pois assim você se atualiza dos preços dos passeios. Dá um trabalhão mas vale a pena! Dê uma olhadinha nas fotos e veja qual que se adequa mais ao estilo do casal.

      Qualquer opção, será uma ótima escolha!

      Blogs recomendados: os blogs Matraqueando (Chile) e o blog Sundayscook (Peru).

      Boa viagem! E se precisar, “tamos” aí!

  • claudia lima disse:

    Pôxa, Pat, muuuito obrigada por todas as dicas!!!! achei que talvez vc nem respondesse pq já faz um ano que vc foi, mas pelo visto vc é organizadissima!!!!!Maravilha! Vou checar e ver se da pra mim, viajar sozinha é sempre mais caro,eu sei.
    Obrigada de novo, qndo eu voltar te darei um alô!!! tem alguma nesse roteiro que talvez pudesse ter ficado de fora??!! pergunto pq estou pretendendo viajar por ums 26 dias.
    Abrç, Claudia

    • Pat Alves disse:

      Claudia,

      Eu adoro receber comentários, fico feliz em ajudar as pessoas. Olha, algumas pessoas lá no Mochileiros.com fala meio mal de Puno. Dizem que é muito teatral o passeio para a ilha de Uros.Como eu não conheci, não posso dizer.

      Do roteiro realizado (tive que cortar Lima, Ica e Nazca), se tivesse 26 dias, eu faria tudo o que eu fiz:
      Santa Cruz > La Paz > Copacabana >Puno > Cusco > Arequipa > Arica > San Pedro > Salar de Uyuni > La Paz > Santa Cruz

      Eu me arrependi de não ter conhecido Potosí e Sucre. De repente, como sugestão e depende também de onde você vai chegar e voltar para o Brasil (Lima, Santa Cruz, Santiago, etc.), talvez valha a pena dar ênfase em um país em detrimento do outro.

      Por exemplo, dar mais ênfase à Bolívia e fazer Cusco e Arequipa. Como o Peru tem muitas atrações, pode deixar para uma outra viagem algumas cidades.

      Bom… resumindo, se você começar e terminar sua viagem por Santa Cruz:

      Santa Cruz > La Paz > Copacabana > Puno > Cusco > Arequipa > Tacna > Arica > San Pedro > Salar de Uyuni > Potosí > Sucre > Santa Cruz.

      Mas é opinião pessoal, né? De repente seus gostos por passeios podem ser completamente diferentes dos meus. Pelos passeios nos locais, você deve ter uma ideia do que pode te agradar mais.

      Eu organizo as minhas viagens em planilha, simplesmente anoto praticamente tudo porque se alguém um dia perguntar “quanto custou aquele passeio X?”, eu tenho como responder. E a lei do retorno sempre funciona! Como sempre procuro por informações e acho (como tem alma boa neste mundo!) eu sempre tento retribuir.

      Qualquer coisa, “tamos” aí!

  • claudia lima disse:

    Olá Pat! te achei aqui e isso foi ótimo. O seu roteiro é exatamente o que pretendo fazer agora em maio, sozinha tbm.Tenho 47 anos e amo viajar… Queria que vc me desse dicas sobre hoteis ao longo da sua trip, se nao todos, alguns que eu possa checar. A unica coisa que eu nao gosto sao as longas e frias hrs de onibus…principalmente a noite, mas acho que nao tem outro jeito.
    Obrigada e boas trips!!!!tbm sou adicta nessa estoria de viagens….AMO!!!! até mais

    • Pat Alves disse:

      Cláudia,

      Viajar é mesmo viciante, não? Neste roteiro não tem como fugir das longas viagens de ônibus. Na Bolívia então, nem se fala! Olha, como fui com uma amiga e como Peru e Bolívia são mais baratos que o Brasil, não ficamos em hostels. Ficamos em hotéis com boa relação custo/benefício.
      Em La Paz, Hotel Cordillera Real.
      Em Cusco, Hotel Waytaq.
      Em Arequipa, Hotel San Francisco.
      Em San Pedro, Hostal Katarpe.

      Recomendo estes. O que eu não recomendo é o de Copacabana. Vou descobrir o nome e te digo! Quando voltar de viagem, por favor volte aqui e diga como foi!

      • Pat Alves disse:

        Claudia,

        Achei os dados e os valores das diárias para apartamento duplo que pagamos:

        Hotel Cordillera Real – 300 BOB
        Waytaq Hotel – 75 USD
        Hotel San Francisco – 45 USD
        Hostal Katarpe – 46.000 CLP

        Em Copacabana e Cusco (por uma noite) ficamos coincidentemente em dois hotéis chamado Hotel Mirador. Fuja! O de Copacabana não tinha calefação e nós “morremos” de frio mesmo com os pesados cobertores.

  • Renata disse:

    Olá, estou pensando em fazer um roteiro parecido!! Andei pesquisando e encontrei o seu roteiro, são os lugares q eu estava querendo mesmo, mas olhando seus esquemas fiquei com um certo medo de tantas horas viajando em ônibus! Mas, mesmo assim, queria saber como foi a sua viagem, dificuldades encontradas e dicas!!! Obrigada!

    • Pat Alves disse:

      Renata,

      É cansativo mas dá para fazer sim. O que é chato são algumas paradas que os ônibus fazem. Eu fiquei receosa de não achar minha mochila quando descesse mas deu tudo certo. Eu fiz viagens à noite de Puno para Cusco, de Uyuni para La Paz e de Arica para San Pedro de Atacama. A pior foi esta última por causa do frio que fez pois o ônibus parava umas duas ou três vezes para a polícia chilena averiguar as bagagens e aí todos os passageiros tinham que descer. Um saco! Não conseguimos dormir. A de Uyuni para La Paz, o ônibus era muito desconfortável. E o frio insuportável. Senti falta de um bom cobertor ou saco de dormir. De Arequipa para Tacna fizemos de dia pela Cruz del Sur. Viagem de 5 horas, supertranquila, ônibus alto nível, valeu todos os centavos.

      Quais são os seus medos?

  • Diego Marques Vital disse:

    Amigo, ja fez essa trip?
    Estou afim de faze-la, não sei ainda se igual ou parecida…
    Tem em media valores?

    Diego Marques Vital

    • Pat Alves disse:

      Sim, Diego! Fiz e voltei, ainda não postei por preguiça. Ao todo gastei por volta de R$ 4.000,00. Isto porque não ficamos em albergues e não economizamos em restaurantes. Acredito que dá para fazer por bem menos.

  • Deixe seu comentário