Grécia e Turquia: o roteiro ideal

2 agosto 2012

O roteiro planejado foi ótimo mas eu faria alguns ajustes para ficar melhor.  O stop-over em Paris depois de voltar da Turquia não valeu a pena. Acho que Paris combina com uma viagem por outras capitais européias ou em viagens pela França.  Destoou muito destes países tão diferentes e de história milenar. Também chegamos a conclusão que o passeio de balão é para encerrar a viagem com chave de ouro e voltar ao Brasil encantada.  Hoje, eu teria visitado Paris no início da viagem e por apenas dois dias. Hoje, não iria para Paris. Somente Grécia e Turquia.

Apesar de ser ter passeios mais cansativos que a Grécia, vale a pena deixar a Turquia por último.  Não só pelos passeios diferentes mas sim pelo possível aumento de peso da bagagem e que o passeio de balão pelo céu da Capadócia é pra fechar a viagem com chave de ouro. Ratifico que se for conhecer estas regiões, deixe a Capadócia por último. Vai por mim!

Roteiro pela Grécia

Para quem quer conhecer apenas a Grécia, posso dizer que a quantidade de dias reservada para cada cidade foi o suficiente. Dá para conhecer muita coisa e ainda descansar. Ainda mais em plena primavera, onde as noites só começavam  a partir das 20:30. Deixo apenas uma ressalva: acrescentaria  mais um dia em Atenas para conhecer Meteora.

Em Atenas, acho que com um guia na Acrópole teríamos aproveitado bem mais o local ou sem guia, tivéssemos ido ao Novo museu da Acrópole e ao Museu Nacional, que demos o azar de estar fechado quando fomos para lá. Também acho que para quem gosta de História e de Mitologia, vale a pena ler sobre o assunto antes. É um pecado ir para Grécia e só pensar em praia e baladas. Pense nisso 😉

A minha opinião de roteiros em Atenas e nas principais ilhas é esta aqui:

Roteiro ideal - Grécia

Lógico que se você for um apaixonado pela Cultura Grega ou se você detestar praia, o seu roteiro será bem diferente.

Roteiros pela Turquia

Eu conheci o interior da Turquia com um pacote fechado em Istambul. Apesar das minhas amigas acharem que valeu a pena, eu acho o contrário.  Tudo muito corrido (como já era de se esperar) e os hotéis não foram lá essas coisas.  Se puder, faça tudo por conta própria.  Eu acho que a dificuldade maior é fechar os transfers do aeroporto de Izmir para Selçuk, a cidade mais próxima para conhecer as ruínas de Éfeso. Porém se já tiver hotel reservado, pode pegar mais informações.

Eu colocaria mais dias na Turquia, tudo para amenizar o cansaço da viagem. Em vez de ficar em Kusadaki, escolheria Selçuk como base para conhecer as ruínas de Éfeso e a Basílica de São João. De Selçuk, partiria cedo com mala e cuia para Pamukkale.  Deixaria as malas no hotel e passaria a tarde inteira em Hierápolis e nas piscinas, até o pôr-do-sol.  No outro dia, conheceria Afrodisias e aí sim à noite, partiria em ônibus para a Capadócia, onde ficaria por três noites.  Cada dia seria para um dos passeios tradicionais da região e um dia, somente para conhecer o  Museu a céu aberto de Göreme no meu tempo.

Confuso(a)? Aqui tem um esboço para ajudar:

Roteiro ideal - interior da Turqui

Já para Istambul, eu li alguns relatos que afirmam que 5 dias é um bom número para conhecer a cidade. Concordo. Dos pontos turísticos obrigatórios, não conheci o Palácio Dolmahbace nem o lado asiático de Istambul. Tudo porque perdemos muito tempo comprando no Grand Bazaar.  Uma lição que eu aprendi aqui é que primeiro se conhece o lugar. As compras se deve deixar para o final. Ainda mais comprando com os turcos que adoram o longo processo de compra e venda.

A cidade toda se conhece a pé. Só usamos o tram para ir a Taksim. Hospede-se em Sultanahmed e estará bem localizado.

Roteiro ideal - Istambul

 Planejando o roteiro para Grécia e Turquia

Nos links abaixo, eu explico como eu planejei a nossa viagem para os dois países.

Grécia e Turquia: planejando uma viagem, parte 1

Grécia e Turquia: planejando uma viagem, parte 2

Veja também a diferença entre os roteiros planejado e realizado, além da planilha de custos.

83 Comentários

  1. Francine disse:

    Oi Pati, gostei muito do seu blog e das suas dicas. Estou planejando uma viagem a Europa em setembro e o valor das passagens está desanimador! Para um roteiro somente na Turquia quantos dias vc acha ser ideal? 20 dias Incluindo a Grécia seria um bom tempo? Não gosto de viagens corridas, muito menos de sair de um país com a sensação de ter deixado muita coisa para trás. Obrigada! Francine

    • Pat Alves disse:

      Oi, Francine!

      Obrigada pelo elogio. Acho que conheci o que eu queria da Turquia em 12, 13 dias se não estou enganada. Porém há mais coisas para se conhecer. A Grécia tem tantas ilhas que é muito difícil escolher. Eu acho que dá sim, Francine.

  2. SHEILA disse:

    Olá, Pat.
    Então, estou pretendendo fazer a viagem de 15 dias divida da seguinte maneira:
    Paris – Amsterdam – Grécia (atenas, Mykonos e santorini) e fechar com balão na capadócia (não sei se caberia Turkia ai tb). Mas, Paris seriam apenas dois dias e dois em Amsterdam. Será que seria viável esse roteiro??? Dizem que a distância para Capadócia eh muito grande…o que vc acha e como seria melhor fazer?
    Obg, bjuss

    • Pat Alves disse:

      ´Você já esteve em Paris e Amsterdam antes? SE a resposta for não, acho melhor escolher um dos países para explorar. Realmente a Capadócia é longe. Estou desatualizada, não sei se tem voos direto da Grécia para Turquia sem passar por Istambul. Aliás, é pecado estar na Turquia e não passar por Istambul! 🙂 Sei que a gente sai de tão longe e quer conhecer tudo mas vai por mim… não dá… ficará corrido e os lugares são lindos demais para não aproveitar bem.

  3. RICARDO disse:

    Cara, muito legal seu blog. Sabe me informar que se há como fazer o trajeto istambul/Atenas via barco ou trem, e se isso é viável??

  4. Luana disse:

    Amei suas dicas. Obrigada por compartilhar! As minhas dúvidas é quanto a documentação. Preciso de visto prévio para Grécia, Turquia ?

  5. Leticia disse:

    Oi, Pat. Muito legais as informações do seu blog. Você poderia informar o nome ou dar o link da agencia onde fechou os tour pelo interior da Turquia? Bjs

  6. Helena disse:

    Oi Pat! Estou planejando uma viagem à Grécia e à Turquia e suas dicas têm me ajudado muito, obrigada! Parabéns pelo blog! Pensei num roteiro total de 22 dias, com 4 noites em Atenas, 3 em Mykonos, 2 Santorini e 2 em Zakynthos. Tinha pensado nessa ordem, mas não sei se é a melhor em termos de logística, pois parece que o transporte entre as ilhas é meio complicado, certo? Vou em junho do ano que vem. Depois de Zakynthos, queria seguir para Turquia (dica sua deixar Turquia pro final!). Preciso voltar a Atenas? Como faço para ir para Istambul? Na Turquia, deixei 4 noites em Istambul, uma em Selçuk, uma em Pammukale e três na Capadócia. A última noite seria novamente em Istambul (totalizando 5). Eu precisaria reduzir um dia na viagem, para alcançar o total de 22. Como você faria? Honestamente, o que você acha desse roteiro? Estou um pouco atrapalhada, sobretudo com a questão da locomoção!!!! Muito obrigada por todas as dicas! Beijos, Helena

    • Pat Alves disse:

      Oi, Helena!

      Obrigada pelo elogio! Acho que o modo mais rápido de chegar a Istambul é por voo. E provavelmente seu voo terá conexão em Atenas. Você já pensou no tempo de locomoção entre as ilhas? Do seu roteiro, eu cortaria um dia em Atenas.

  7. Priscila disse:

    Muito valiosas as suas dicas!!! Estou planejando esta viagem para o ano que vem, mas meu inglês não é lá grande coisa… Será que dá pra se virar com um inglês básico ou sem chance???

    • Pat Alves disse:

      Com inglês básico (= pra não morrer de fome) dá mas aproveita este tempo antes da viagem para aprender mais porque é o que te vai te salvar dos perrengues e vai aprofundar o papo com os estrangeiros que conhecemos mundo afora. Pode acreditar!!!

      No momento estou viajando (estou na Ásia e já fiz amizade com gente de vários países. Eu gosto mesmo é de espanhol mas não tem jeito, o inglês é idioma universal. Estou tendo a sorte de conhecer gente que fala pausado e claramente mas na maioria das vezes, isso não acontece. Então como conselho, te digo para aproveitar este tempo e estudar mais. Ah, se for sozinha, mais ainda e saber bem o seu roteiro. Isto ajuda muito a evitar problemas. Principalmente na Turquia que é um país com costumes diferentes dos nossos.
      Não é para te desencorajar, pelo contrário! Vai sim! Os lugares são maravilhosos. Mas é só para te alertar. Boa viagem e se precisar de ajuda, “tamos aí!”

  8. Thais arouche disse:

    Olá estou adotando suas dicas
    Vc fechou com alguma agência de viagem?

  9. Mayara disse:

    Estou planejando ir à Grécia ano que vem. Cerca de 15 dias passando por Atenas, Mykonos e Santorini. Amei seu relato, suas fotos, sua planilha. A cotação do euro estava mto mais favorável qdo vc foi. O q me desanima hj é justamente isso. Não temos previsão de baixa =( De qlq modo, todas as suas postagens tem me ajudado e me animado mto!! Obrigada!

  10. Mariana Ferreira Rojo disse:

    Adorei as dicas!!Agosot é um mês bom para viajar para Turquia?vc acha melhor ir por conta própria e fechar os pacotes de passeio por lá mesmo?ou é melhor já comprar aqui no Brasil pela net?

    Bj

    • Pat Alves disse:

      Deve ser mês de bastante calor. Bom, em 2012 fechei os passeios na Turquia e acabei pagando quase a mesma coisa que minha amiga que foi no ano anterior, em 2011. O bom de ser por conta própria é que você planeja seus roteiros de acordo com sua vontade e disponibilidade, não fica “engessado”.

  11. Rugarth disse:

    Oí. No dia 03 de junho iremos num grupo de seis pessoas para Grécia. Tens algum guia para indicar, que saiba português, para Atenas, Santorini e Mikonos?
    Obrigado
    Rugarth

  12. Érika disse:

    Ei Pat! Tudo bem?
    Eu e meu noivo estamos com viagem marcada para Outubro/2015 e será uma viagem de lua de mel, porém estamos com algumas dúvidas..
    Ficaremos em Istambul por alguns dias e a intenção é seguir para o interior da Turquia, conhecer as piscinas naturais de Pamukkale, passear de balão na Capadócia, entre outros pontos turísticos.
    Estou querendo uma sugestão em relação às malas e a logística de deslocamento, onde ir primeiro e talz..
    Se puder nos ajudar..
    Obrigada!

  13. Rafael disse:

    Que demais as dicas, vou fazer o meu roteiro, me baseando no seu! Muito obrigado! Depois eu posto aqui o meu roteiro e como foi a viagem! xD

  14. Gerson disse:

    Santorini: a mais bela das Ilhas Gregas
    Águas transparentes se misturam à paisagem de casinhas brancas.

  15. Paola disse:

    Oi Pat! Parabéns pelo blog! Dicas incríveis!!! Final de Março agora estarei viajando para Turquia… e estou pensando em prolongar a viagem e incluir Grécia no roteiro… Será que vc poderia me dar uma idéia de valores de hotéis em Atenas / Mykonos / Santorini??? Se puder me passar os nomes dos hotéis também agradeço! Muito obrigada pelas dicas!!! Beijos

  16. Cinthia disse:

    Olá, Pat.
    Adorei o seu blog. Parabéns!
    Terei aprox. 12 dias para viajar e pensei em Grecia e Turquia. Você acha que é pouco tempo? Indicaria estes destinos em Novembro?
    Beijos e obrigada!

    • Pat Alves disse:

      Eu acho sim pouco tempo mas de repente, em vez de conhecer 3 ilhas, conheça só uma. Assim, fazendo escolhas.Ainda mais você indo em novembro talvez já nem tenha mais tanto movimento nas ilhas gregas. Mas é só um palpite.

  17. Karen disse:

    Ola Pat,

    Parabens pelo blog. Estou planejando uma viagem a grecia e turquia, e vai aqui minha pergunta: Vale a pena conhecer as ilhas gregas fazendo um cruzeiro? Sera que um cruzeiro de 4 noites mais duas noites em atenas daria conta?
    Abraços

    • Pat Alves disse:

      Oi, Karen!

      Não sei te dizer… Eu nunca fiz um cruzeiro, acredita? Porque eu sou meio neurótica com este negócio de ir para um lugar pela primeira vez e só ter poucas horas para conhecer. Acho que dependerá do seu perfil. O meu que é do tipo que quer destrinchar tudo, cruzeiro não combina muito. Só se eu fizer para um lugar que eu já conheça. Agora, se você tivesse mais dias, eu recomendaria mesmo ficar nas ilhas, é tão bonito!

  18. Vania disse:

    Amada, estou planejando viajar com meu esposo em junho, viagem romantica, temos no máximo 10 dias, percebi que parece ser pouco para fazer Grécia e Turquia, tendo que escolher o que vc sugere; Grécia ou Turquia?

  19. Danielle Derito disse:

    Olá querida! Amei as dicas!!!! As minhas férias são em Janeiro……… Acha que vale a pena ir para Grecia e Turquia nessa época? Obrigada!

    • Pat Alves disse:

      Danielle,
      Na baixa temporada, ainda mais no inverno, as chances devem ser remotas de ter movimentação nas ilhas gregas. Se eu já achei vazio em maio, imagine em janeiro! Já a Turquia deve ser especial no inverno. Eu nunca viajei no inverno para a Europa, então não sei dizer. Mas lembro de ter lido algum relato de uma pessoa que foi para Capadócia em fevereiro.

  20. Cardoso disse:

    Olá Pat

    Estou planejando uma viagem de lua-de-mel na Grécia e Turquia, em maio de 2016, teremos 15 dias, achei seu post maravilhoso o que aguçou ainda mais minha vontade.

    Tenho experiencia em viagens, em 2009 fui a Paris e Roma pelo mesmo período, sem um roteiro pré definido e acho que não aproveitei tudo o que podia naquela viagem.

    Lí em alguns sites que o trajeto Grécia / Turquia não dispõe de vôos regulares, esta informação procede (normalmente prefiro os aereos, especialmente os low costs, para otimizar o tempo, mais talvez uma viagem de barco neste trajeto seja interessante).

    Você poderia me ajudar neste planejamento de roteiro?

    Antecipadamente grato,

    Cardoso

    • Pat Alves disse:

      Olá!

      Há sim trechos aéreos entre Grécia e Turquia. Tanto é verdade que eu fui de Mykonos para Istambul pela Aegean Airlines. O problema é o limite de bagagem que são, se eu não estiver enganada, 15Kg. Eu também fui em maio, já no final do mês e o clima em Santorini e Mykonos estava ótimo. Milos também mas achei a ilha bem mais deserta que Santorini. Se você tem 15 dias, aconselho a escolher uma única ilha na Grécia junto com Atenas e na Turquia, Istambul e Capadócia. E como está no clima de lua de mel, eu recomendo logo Santorini (OK, sou suspeita). O trecho pode ser Brasil>Atenas>Santorini>Istambul>Kayseri>Istambul>Brasil.

  21. Alexandra disse:

    Nossa Pat, parabéns pelo ótimo blog. Estou planejando uma viagem para Grécia e me recomendaram seu blog. Tbém tenho um blog de viagem e penso como você, colocar o conteúdo de uma maneira bem didática as minhas experiências.Vc colocou mta coisa legal.Qdo voltar e fazer o post da Grécia com certeza indicarei seu blog.

  22. Mariana disse:

    Oi Pat! Estou planejando ir com mais 3 amigos para a Grécia e para a Turquia em julho/15. Provavelmente teremos só 20 dias. A ideia é fazer uma viagem com muita praia, festas e lazer na Grécia (sem perder é claro de conhecer a história em Atenas) e conhecer a cultura turca.
    Alguma dica sobre lugares imperdíveis? 2 dias em Atenas, 2 em Santorini e 3 em Mykonos, deixando o restante para a Turquia é uma boa ideia? Obrigada!

    • Pat Alves disse:

      Está ótimo, Mariana!
      Olha eu não sou de festas. Nós fomos a uma em Mykonos, acho que era a Full Moon Party. Em Santorini, minhas amigas foram para uma boate. Vou perguntá-las se elas lembram do nome.

  23. Juliana Santos Montans disse:

    Parabéns pelo blog, está sensacional!!! Estou fechando uma viagem para Turquia e Grécia e seguindo suas recomendações, só estou com medo de uma coisas, os transfers dos aeropostos para as cidades da Capadócia e Efésus, são fáceis de encontrar nos aeroportos, como faço??? Muito obrigada!

    • Pat Alves disse:

      Ai, Juliana!

      Que responsabilidade! Nós fechamos um pacote em Istambul (ai se arrependimento matasse). Não fique preocupada com isto, os hotéis podem te ajudar. Se já tem hotel reservado, mande um e-mail falando sobre odia que vai chegar e como chegar até o hotel. Em Selçuk, vi vários dolmus no caminho para Pamukkale (Dolmus = van)

  24. msamir disse:

    Oi Pat! Adorei sua página e peguei vááááárias dicas! Valeu! Tenho algumas perguntinhas… meu roteiro Rio-Grecia-Turquia-Rio é bem igualzinho ao seu, e como no roteiro da Grecia ficarei passando de 1 ilha para outra by ferry,e depois ainda para a Turquia, queria saber como vocês fizeram com relação a bagagem. Eu costumo levar uma bagagem grande náo muita cheia e volto com ela LOTADA (uso os 32Kg permitidos nas empresas aéreas internacionais)… como vocês/voce fez ? 1 mala grande? 1 média? mochila? Como é o transporte no trecho mikonos-stambul? sabe dizer quantos kg pode levar? E qual o peso/medida que podemos levar no ferry entre as cidades? MUUUito obrigada! Qualquer ajuda é bem vinda! TKS

    • Pat Alves disse:

      Oi!
      Esta foi uma das razões que escolhemos a Turquia por último: as compras. Nos ferrys há bagageiros. Ficam no final dos barcos. O maior problema com relação a limite de peso é justamente no trecho Mykonos – Istambul. Fomos de Aegean Airlines se não estou enganada (veja na planilha de viagem). O limite de bagagem é 15 Kg. Enchi o saco das meninas com relação a isso de não passar dos 15Kg. Então, sempre lembre-se disso. Eu recomendo inclusive se ainda tiver aí umas semanas antes da viagem, vocÊ comprar uma balança para malas. Comprei exatamente esta da foto: http://www.aquelapassagem.com.br/evitando-o-excesso-de-bagagem-viaje-com-sua-amiga-balanca/ A balança nos ajudou e muito nesta viagem.

  25. Fabiana disse:

    Março é uma boa época do ano para se conhecer a Grécia e a Turquia?

    • Pat Alves disse:

      Não sei dizer, Fabiana. No meu caso, eu sempre procuro ir na primavera e olha que eu achei que estava calor demais. De repente o clima já está mais ameno. O melhor site sobre planejamento de viagens na Turquia é o Turkey Travel Planner

  26. Cleidiane SS disse:

    Oiii!

    Estou planejando minha viagem pela Turquia e Grécia, e preciso de sua ajuda!
    Pretendo viajar primeiramente para Turquia, haja vista o tempo de viagem ser mais curto e o valor ser mais barato do que ir para a Grécia. Desejo customizar com passagens. O que você me sugere de transporte da Turquia/Grécia?
    Outra questão, há alguma dica para evitar embaraços na apresentação do passaporte e eles deferirem a sua sua entrada nos países?
    Abraços linda!

    • Pat Alves disse:

      Cleide,
      Da Turquia para Grécia, você pode ir de aéreo mesmo. Algumas pessoas fazem o trajeto de navio e desembarcam em Kusadaki. Então, tudo dependerá do que quer conhecer nos dois países. O aéreo não é caro se comprado com antecedência.

  27. Shaula disse:

    Pat! Vou fazer Turquia agora em abril, e tomei como base seu roteiro ideal pra fazer o meu… Na verdade copiei, tá igualzinho! Tou confiando hein!! hahaha Ephesus e Pamukkale vai ser desempacotada, como voce falou! Na volta te conto o que achei do roteiro! Desde já muito obrigada! Beijo!

    • Pat Alves disse:

      Pode confiar 😉 Sendo desempacotada, pesquise os transfers hein! Boa viagem!

      • Gabriela disse:

        Pat, adorei seu site. Praticamente montei minha viagem baseada na sua, com algumas pequenas alterações só. Hoteis e passagens já estão todos fechados, vou fazer tudo por conta. Minhas dúvidas são referentes a parte terrestre na Turquia.
        Vc acha que dá pra resolver tudo por lá na hora ou eu consigo fechar daqui alguma coisa? Por exemplo o onibus noturno de Pamukkale para Goreme, como vc fez? E de Selçuk a Pamukkale?
        Outra dúvida é em relação aos tours que vc fez na Capadócia, o verde e o vermelho. Onde vc fechou eles? Agradeço muito se puder me ajudar nessa parte.
        Obrigada

        • Pat Alves disse:

          Gabriela!

          Eu queria fazer tudo independente mas no fim acabamos fechando um pacote. Porém, fique tranquila pois conhecemos brasileiros que fizeram por conta. Vou procurar na papelada o nome da agência em Goreme e te digo. Recomendo muito a agência da Turquia mas por causa da guia, a Tula que foi sensacional.

  28. Ana Buono disse:

    Pat em visitar Atenas, santorini e instambul com meu marido por conta própria. Fizemos um roteiro de 16 dias.
    Quanto seria o custo mínimo para despesas gerais ,com hotel alimentação e passeios??
    Nossa idéia é uma semana na ilha e 3 dias em Atenas e 3 em instambul.
    Muito grata Ana

  29. renata mucilo disse:

    Oi , vou nesta quinta para Istambul e ficarei la 6 dias depois vou para capadocia, vc acha que de Istambul da pra passar o dia em Selçuck e visitar as ruinas de efeso? qula o modo mais rapido vc acha? obrigada Renata

    • Pat Alves disse:

      Oi, Renata!
      Fizemos isto também no pacote. Pegamos um vôo Istambul – Izmir. Do aeroporto de Izmir, um transfer para Éfeso. Vc dormirá em Éfeso ou vai direto para a Capadócia?

  30. Vanessa Machado disse:

    Adorei suas dicas!!! Vou para Turquia e Grécia com o marido e vamos fazer um roteiro mais enxuto que o seu, de 15 dias! Eu tb prefiro começar o passeio por Atenas, mas não achei voos direto… Como vc fez? Chegou em Istambul e foi para Atenas? Ficaria bem cansativo, né? E em Istambul vc contratou algum guia? Pois a língua é complicada… beijo e obrigada!!

    • Pat Alves disse:

      Nós começamos por Atenas. Fomos de Air France, que na época oferecia a passagem mais barata. Assim nosso voo teve uma conexão em Paris. De Paris, fomos para Atenas. Seguimos de ferry de Atenas para as ilhas. A última ilha foi Mykonos. De Mykonos, um voo para Istambul. Este voo teve uma conexão em Atenas (como quase todos os voos da Grécia).

      Em Istambul, fizemos tudo por conta. Não contratei guia. Passeios guiados só no interior: Pamukkale, Éfeso e Capadócia. Quanto ao idioma, quem trabalha com turismo fala inglês e vocÊ vai se espantar quando for ao Grand Bazaar e perceber a incrível perícia que eles tem em descobrir a sua nacionalidade.

  31. Hélida Aguilar disse:

    Oi Pat, já fiz varias viagens internacionais e gosto de fazer por conta própria . Por isso gostaria da sua opinião quanto ao cruzeiro na Grécia ,e uns dias em Istambul e Capadocia. Aéreo chegando em Atenas ou por Istambul?
    Quais as ilhas que valem mais conhecer dentro de 5 o 6 dias incluindo Atenas. Depois 3dias em Istambul? Como vou para a Capadocia saindo de Istambul, ônibus? Carro? Mais 3dias na Capadocia , qual o melhor roteiro sem perder tempo , já que meu pique é acelerado.fazer compras na Capadocia é melhor que em Istambul? Tapetes etc…. Obrigada,
    Hélida

    • Pat Alves disse:

      Hélida,

      Desculpe a demora em responder! Estava viajando de férias. Se você gosta de praias, melhor Mykonos. Se o tom da viagem for romantismo, escolha Santorini.

      De Istambul para Goreme, é avião. Compras são melhores sem dúvida em Istambul.

  32. Rafaela disse:

    Olá, querida. Seu relato está me ajudando bastante. Pretendo viajar no meio do ano com meu namorado. Gostaria de saber se esse pacote da tour verde vc comprou na hora em Goreme. Um abraço.

  33. Cida França disse:

    Ola Pat, estamos programando para conhecer a Grécia e a Turquia, mas são somente 15 dias, tem alguma sugestão ???

    • Pat Alves disse:

      Que pergunta difícil! Você gosta de história? Gosta de badalação? Prefere praia? Vai como amigos ou com o namorado?

      *** Se for em casal:
      Atenas e Santorini + Istambul e Capadócia.

  34. Claudia disse:

    Oi Pati, amei tudo q vc escreveu, estou indo para grecia e Turquia final de junho. sendo q terei apenas 5 dias na turquia, o q vc me diria q seria imperdivel, pois como terei menos tempo nao poderei fazer tudo q vc fez infelizmente.

    • Pat Alves disse:

      Oi, Cláudia!

      Em Istambul, gostei de caminhar nas ruas. Andar pela grande e cheia Istiklal Caddesi. Visitar a Mesquita Azul e a Cisterna da Basílica. Mas para mim, o passeio número 1 é o Palácio Topkapi. Como eu desejei ter aquelas enormes esmeraldas que tem na sala do Tesouro. Ah, para uma manhã de domingo, visite o Museu Arqueológico Nacional, onde está a tumba de Alexandre, o Grande.

      Na Capadócia, gostei de todos os passeios mas se tiver que escolher apenas um, escolha o tour verde, pois passa em uma cidade subterrânea, no Monastério de Selime e no Lhara Valley. Ah, e o passeio de balão é imperdível mesmo. Muito marcante!

  35. Lucila disse:

    Oi Pat! Em primeiro lugar, obrigada pelas dicas! Já está me ajudando bastante! Tenho duas dúvidas e acho que vc tem como me ajudar: 1. Li em alguns sites que o banho não é mais permitido em Pamukkale, é verdade?? Vamos pra lá só pra olhar e molhar o pé?? Saber disso seria decisivo por incluir ou não essa parte no meu roteiro. 2. Milos tem dois pontos com mais pousadas, em Adamas, perto do porto e em Pollonia, uma aldeia de pescadores. Qual o melhor lugar pra ficar? Vi que o seu hotel ficava em Adamas, mas não custa perguntar! Rs! Obrigada!!!!!!! Bjs!

    • Pat Alves disse:

      Olha, eu entrei lá crente que era natural mas eu li no blog da Bonfa que as piscinas que os turistas entram são as artificiais. Eu estou na dúvida até hoje…Ali tem gente que fica de biquini, gente toda vestida, tem periguete, tem de tudo. Nós molhamos nossas pernas e nos damos por satisfeitas. Eu achei aquilo tudo tão bonito! Depois da Capadócia, foi o segundo destino da Turquia que eu mais gostei.

      Sobre Milos: Ficamos em Adamas, perto do Porto. Pollonia é muito longe e sem sal! (em termos de Milos). É em Adamas que estão os melhores restaurantes, lojas de souvenir e sem contar que tá coladinho no porto, ótimo para ir e voltar. Use Pollonia como ponto de apoio para as idas/vindas da praia.

  36. Talita disse:

    Ola Pat! Amei seu roteiro e suas dicas! Só uma coisa…dentro da turquia como que vc fez a locomoção? Por agencia ou foi com onibus de linha/ viagem msm? Abraço! =)

    • Pat Alves disse:

      Então, Talita… Fiz por agência. Vc chega em Istambul e começa a pesquisar. Na verdade, nós queríamos fazer independente. Procuramos as agências apenas para comprar as passagens aéreas mas acabamos fechando todos os passeios, os transfers e os aéreos com a agência em Istambul.

  37. Helaine Utrini disse:

    Li o seu link no site do mochileiros. Muuuito legal! Vou aproveitar várias dicas 🙂

    • Pat Alves disse:

      Que bom! Até eu postar tudo (eu sou lerda), você já viajou. Veja o blog Flashes de viagens, a autora foi a Turquia totalmente independente. O blog dela é ótimo!

  38. Helaine Utrini disse:

    Oi Pat, muito legal o seu blog! Se puder me passar umas dicas dos seus passeios na Turquia, eu gostaria muito. vc comprou um pacote ou fez tudo por contaq própria (Selcuk, pamukale e capadocia). bjs

    • Pat Alves disse:

      Oi! Istambul fiz por conta própria. Já o interior da Turquia fiz de pacote mas particularmente eu me arrependi! Em breve, escrevo com detalhes!

  39. José Roberto Sanches disse:

    Estou planejando conhecer Grécia e Turquia, adorei seu blog. Você tem uma estimativa de custo (hotel, refeição, passeios) nesses países?
    Grato

  40. Helaine Utrini disse:

    Olha quem eu encontrei ao procurar dicas sobre a Grécia e Turquia 😉 Lembra de mim?

    • Pat Alves disse:

      Helaine!!!!

      Quanto tempo! Lógico que com este nome, eu não poderia esquecer! A garota da faculdade que passou direto no Pinha! Como você está? rs
      Eu conheci a Grécia em 2012. Ainda falta terminar os posts sobre os dois países mas ajudarei no que for preciso! Um abraço!

  41. Olá Pat Alves... disse:

    Li suas dicas de viagens!!!Espero utilizá-las no próximo ano…Valeu!!!

Deixe seu comentário