Grécia e Turquia – roteiros planejado e realizado

17 dezembro 2013

Eu recebo vários e-mails pedindo a planilha de gastos da viagem à Grécia e à Turquia. Tomei coragem (e deixei a preguiça de lado, confesso) e coloquei aqui no post para ajudar.

Roteiro realizado x Roteiro planejado

Basicamente, as diferenças entre os roteiros  está relacionada a um bom tempo que dedicamos às compras em Istambul. Eu até hoje tenho um pouco de arrependimento por isso. O nosso último dia, nas proximidades da Torre Gálata compramos um lustre de cristal (bom, eu acho que é vidro mas o vendedor garantiu que é cristal! não importa o preço estava excelente quando comparado com lustres parecidos aqui no Rio.) Exageramos. Por causa disso, não conhecemos o Palácio Dolhmabace.

Istambul seria uma excelente cidade a ter um “walking tour” nos moldes de algumas cidades da Europa e América do Sul: as atrações são próximas e o lugar respira História.  Um bom exemplar do Lonely Planet Istambul ajudou bastante.

Outro ponto foi no interior da Turquia, onde seguimos o roteiro do pacote contratado em Istambul.  Eu já disse em outro post e volto a afirmar: fique umas 3 noites na Capadócia e reserve um dia para conhecer com calma o Museu a céu aberto de Goreme.

Este era o nosso roteiro planejado:

2012 Roteiro Planejado Grécia e Turquia

Os dias que deixamos para cada local foram o suficiente. Observei indo para Milos e Santorini, que muitos turistas desembarcavam na ilha de Naxos. Fiquei curiosa! Os gringos sabem de tudo. Deve ter coisa boa nesta ilha, então para quem está indo para a Grécia, vale a pena dar uma olhadinha por lá. Indico Milos principalmente para casais que querem uma praia só para eles (ainda mais na média temporada como maio e junho). E hoje, um ano e meio depois da viagem, afirmo que apesar de cansativo, deixem a Turquia por último.Fechem com chave de ouro a viagem na Capadócia.

Eis o roteiro realizado:

2012 Roteiro Realizado Grécia e Turquia

Com a novela, a Turquia ficou em evidência. Para quem não conhece, vou avisando que tem um monte de exageros. O personagem do Thiago Abravanel ia e voltava de Istambul para Capadócia como se fosse a ponte aérea Rio – São Paulo. Não é assim, não gente! E a tal capela de São Jorge? Houve um capítulo da novela em que o Theo foi a capela de São Jorge na Capadócia. Eu não vi este capítulo, mas uma das meninas que foi comigo para Turquia viu e me perguntou. Eu fiquei encafifada. Eu pesquiso a fundo sobre os lugares que eu vou antes de viajar e não lembro de ter lido nada sobre existir uma capela de São Jorge na região. De fato, nós não vimos nenhuma referência clara a São Jorge na Capadócia. O que vimos foi um afresco do santo na caverna/igreja Snake Church.

Um outro motivo para ir à Turquia é o turismo religioso. Aqui estão as ruínas das sete igrejas mencionadas pelo apóstolo João no livro de Apocalipse. A região da Capadócia foi onde morou os primeiros cristãos e ainda tem a Casa da Virgem Maria, próximo a Selçuk, ponto de peregrinação católica.

Eu fiz o passeio de balão e foi uma das melhores lembranças de viagem que tenho guardadas na memória. Agora, não sei se o seguro oferecido pelo cartão de crédito cobriria as despesas médicas em caso de acidente como aconteceu com alguns brasileiros meses atrás. Então, pesquise bastante sobre isso.

Se você é negro(a), prepare-se para ser uma espécie de pop-star em Istambul! Várias pessoas vão querer tirar uma foto sua (uma mãe pediu encarecidamente para eu tirar uma foto com seus filhos!). Os vendedores não vão te deixar em paz. É um tal de Michele Obama para lá, Eddie Murphy pra cá.

O que dizer de Paris? Era a minha segunda vez e fiquei um pouco decepcionada com a sujeira da cidade. Não consegui ver o encantamento da primeira visita. Então, eu acho que se você vier para a Turquia e se o seu voo não for pela Turkish e ainda se você quiser fazer o stop-over, faça no começo da viagem. Ou melhor, nem faça porque na minha opinião, as outras cidades européias não combinam com Istambul.

O relato da viagem

Assim que cheguei de viagem, postei um relato no site Mochileiros.com. Clique aqui para ler.

Planilha de custos para download

A planilha para download é a mesma que disponibilizei no site Mochileiros.com. Clique aqui para fazer o download da planilha Grécia e Turquia com stop-over em Paris (2012).

Planejando a viagem

Se você quer saber mais sobre como planejei o roteiro para os dois países, leia os posts:

Planejando uma viagem para Grécia e Turquia – parte 1

Planejando uma viagem para Grécia e Turquia – parte 2

Planejando uma viagem para Grécia e Turquia – o roteiro ideal

Clique aqui para ler todos os posts sobre a Grécia.

22 Comentários

  1. Renata disse:

    Pat,
    Estou planejando conhecer a Turquia e Grécia, simplesmente AMEI o seu relato, só fiquei com uma dúvida esse valor de 9.453,42 reais foi utilizado por uma única pessoa, certo?

    • Pat Alves disse:

      Obrigada, Renata!

      Você está certíssima, valores para uma única pessoa que no caso, sou eu. Lembre-se que a viagem foi em 2012, nos bons tempos que o euro estava menos de R$ 3,00. Este valor dá aproximadamente 3.500 euros.

  2. Rose disse:

    Oi Pat!!Tudo bem? Adoramos as suas dicas, mas nao temos esses dias todos para viajarmos. Nao vamos ficar em Paris pois ja conhecemos. Porem a Turquia e a Grecia nao conhecemos, temos uns 15 dias, o que voce acha que pode ser cortado?
    Obrigado,
    Rose

  3. Sérgio disse:

    Oi Pat,

    Gostaria da sua ajuda para finalizar meu roteiro pois vou para Istambul/Grécia agora em agosto e ainda tenho algumas dúvidas pois fiz o meu roteiro totalmente baseado no seu 🙂

    Segue abaixo meu roteiro a abaixo deles as perguntas!

    São Paulo -> Istambul
    Istambul -> Atenas
    Atenas
    Atenas
    Atenas(PIRAEUS) -> Milos (ferry)
    Milos
    Milos
    Milos -> Santorini (ferry)
    Santorini
    Santorini
    Santorini -> Mykonos (ferry)
    Mykonos
    Mykonos
    Mykonos
    Mykonos -> Istambul (aéreo)
    Istambul
    Istambul
    Istambul
    Istambul
    Istambul -> Capadocia
    Capadocia
    Capadocia
    Capadocia -> Istambul
    Istambul
    Istambul -> São Paulo

    Vamos as perguntas 🙂
    Hoje você mudaria alguma coisa no seu roteiro?
    As ilhas (Milos/Santorini e Mykonos) são realmente uma boa pedida?
    Moeda – Como que você fez com as moedas, levou euro e dolar para trocar pela moeda da Turquia?

    Desde ja Agradeço! Obrigado!

    • Pat Alves disse:

      Oi!

      Está ótimo. Se tivesse que mudar algo sério acrescentar mais um dia na Capadócia.
      Melhor levar euros. Tranquilo trocar na Turquia.
      Você vai quando para a Grécia? Eu fui em maio e Milos estava deserta. Bem diferente de Santorini e Mykonos, que são mais famosas. Se você gosta muito de praia, com certeza vai gostar da Grécia. Águas cristalinas, um tom de azul lindo e um mar tipo piscina (com exceção das praias de Santorini). Nem todas as praias tem infra estrutura. Se for acompanhado, melhor ainda.

  4. Katia Fagnani disse:

    Oi Pat,
    Meus pais estão querendo fazer Grecia e Turquia no mes de setembro/2014 e me pedirão para eleaborar um roteiro para eles. Minha preocupação é que eles não falam ingles e sempre que programo as viagens busco guias ou empresas que fazem tour em portugues ou espanhol. Na Grecia e na Turquia, isso pode ser uma dificuldade? Me aconselha: devo elaborar o roteiro ou escraviza-los a um pacote turistico?
    Obrigado desde já.

    • Pat Alves disse:

      Do jeito que você escreveu, já está quase decidida a fazer independente…rs
      Eles não falam nada em inglês? Já viajaram outras vezes? Olha, acho que você pode fazer um misto de pacote com viagem independente. Já pensou nos perrengues? Com a gente, uma das meninas teve a mala extraviada em Atenas, depois a mala nova que comprou em Santorini quebrou no aeroporto de Istambul e uma das notas de euro tiradas em caixa eletrônico em Mykonos veio sem um pedaço! Imagina como resolver isso sem saber falar inglês?

      Sei que vocÊ não quer “escravizá-los” (não pense assim, tenho amigos que foram para Europa de pacote – apesar de ter dito que não precisava – e eles falaram que uma das melhores coisas foram amigos que ganharam) mas acho meio arriscado deixá-los sem apoio em lugares tão diferentes. A sua ideia é ótima. Se tiver alguém para recebê-los e servir de guia, será muito melhor pois eles aproveitarão a viagem. Se tiver tudo encaixadinho, é a melhor opção.

  5. dlxavier disse:

    Ola Pat! A-D-O-R-E-I seu relato super detalhado de sua viagem a Grecia e Turquia. Seu estilo de relatar , de uma forma bem simples e completa, ajuda bastante qq planejamento de viagem. Estou me baseando em varias dicas para planejar nossa (eu e marido) viagem aa Grecia e Turquia. Parabens pelo blog !

  6. Vagner disse:

    Oi Pat tudo bem.

    Vamos em Junho do dia 01 a 21 para o mesmo roteiro que você fez na Grecia e Istambul não vamos para Paris porque já conhecemos.

    Gostaria de perguntar como você foi de athenas para milos na sua planilha não tem o meio de transporte e depois você teve que voltar para Athenas para ir para Santorini?

    você aumentaria algum dia em algum lugar por estou com dia sobrando ..risos … e estamos seguindo todas as suas ideias alias fiz até o download da sua planilha simplesmente fantástico.

    a única coisa que aumentamos por enquanto foi Meteora que achamos maravilhosa .. somos um casal de 40 anos e não queremos ficar estendidos em praias na areia ou pedra .. queremos ver sim e apreciar e como você disse seria ótimo ter uma praia somente para nós dois ..alguma sugestão especial.

    obrigado desde já abraços,

    Vagner e Valeria SP

    • Pat Alves disse:

      Oi, Vagner e Valeria!

      Eu fui de Atenas para Milos de ferry. Veja a planilha “Transportes” e a planilha “Resumo”. Está tudo lá, inclusive os horários. De Atenas para Milos, De Milos para Santorini e de Santorini para Mikonos usei o ferry. De Mikonos para Istambul, avião (com escala em Atenas).

      A passagem para os ferries comprei no site Greeka.com.

      Milos é uma ilha para casais. Acho que vocês gostarão. Os dias foram redondos para nós. Não tiraria nada, só colocaria. Se vocês gostam de praias, eu diria para ficar mais um dia em Mykonos. Se tem mais um dia, priorizem a Turquia.

      Aqui tem todos os posts sobre a Grécia: http://www.omundoaosmeuspes.com.br/?cat=277

      Um abraço,

      Pat

  7. Tais disse:

    Oi Pat!

    Fui pra Grécia e Turquia no ano passado e usei algumas de suas dicas. Passando para te agradecer pelos posts e te convidar para dar uma lida no que eu escrevi sobre o passeio.

    vitaminamaxima.blogspot.com/2013/10/grecia-para-ser-livre-leve-solto-e-feliz.html

    Beijos

    Taís

  8. Gisele Alves disse:

    Oi Pat tdu bem? eu aqui de novo te pedindo dica! rsrs

    Pat, nessa viagem vi que vc começou comprou passagem para Atenas e a volta foipor Paris. iSso foi proposital ou alguma promocao? Gostaria de saber onde e como compra suas passagens?

    Ainda nao comprei as minhas, planejo em junho ou julho para europa vou fazer Paris – Roma – Atenas em 15 dias. Estou procurando passagens de ida e volta por Paris, pois os sites como Decolar ou até da própria empresa oferecem ida e volta mais baratas pela mesma cidade, mas sera que encontro passagens com precos melhores com entrada por Paris e volta por Atenas?

    • Pat Alves disse:

      Oi, Gisele!

      Sim,a compra da passagem foi proposital e não foi promoção. a gente já tinha definido que primeiro seria a Grécia e depois a Turquia. E eu já estava de olho em um stop-over qualquer que fosse a companhia aérea. Se fosse a Iberia, ficaríamos uns dois dias em Madri;se fosse a Alitalia, 2 dias em Roma; KLM, 2 dias em Amsterdã. Como a passagem mais barata foi pela Air France, então o stop-over obrigatoriamente seria em Paris. Uma das meninas não faria o stop-over (de Istambul voltaria direto para o Brasil) mas o engraçado que a passagem dela saía poucos reais mais caro que a minha, aí ela resolveu também conhecer Paris!

      Sobre as passagens ida-e-volta, você tem que avaliar bem. Eu só fui duas vezes para a Europa e eu nunca fiz ida e volta pelo mesmo destino. Da primeira vez foi Rio – Munique – Madri – Rio, pela Air France. Esta segunda, você já sabe, Rio – Atenas – Istambul – Paris – Rio de Janeiro. Com certeza, Rio – Paris – Rio seria mais barato mais não queríamos desta vez ter limite de peso de bagagens com há nas companhias aéreas low-cost.

      O que seria bom você fazer: ver quanto custa uma viagem múltiplos destinos (Brasil – Paris – Roma – Atenas – Brasil) e quanto custa uma viagem (Brasil – Paris – Brasil) mais os aéreos low-cost Paris – Roma, Roma – Atenas, Atenas – Paris. Aí, pela diferença e pelas entrelinhas (limite de bagagem, passagem não reembolsável, etc), você avalia se vale a pena ou não. Eu acho (é só um achismo) que pelo valor do dólar e euro, talvez seja melhor comprar a múltiplos destinos aqui, pois você paga em reais. As passagens das cias low-cost vc terá que pagar o IOF de 6,38% (cartão de crédito ou débito).

      Ponha os trechos no papel e anote os gastos. Talvez não seja tão caro assim.

      Ah, para pesquisar preços de passagens aéreas na Europa, gosto muito de usar o Skyscanner. Use também o Matrix Ita software.

    • Gisele Alves disse:

      Pat!! muito obrigada pela dica! comprei as passagens em uma promocao, vou voar pra athenas com a Qatar.
      Vou ficar 4 dias na grécia apenas :(. Planejo ir para MIlos (amei a sua dica!) Vou ficar apenas 2 dias.. será que compensa ficar tao pouco tempo?

      Obrigada!

      • Pat Alves disse:

        Lógico que compensa, Gisele! Provavelmente você deve pegar o ferro no mesmo horário que o meu, sete da matina. Vai chegar cedo em Milos. Depois do check-in, já aluga um quadriciclo ou carro ou moto e vá para praia. Seguimos a dica da dona da pousada e fomos para Tsigrado, Sarakiniko e mais uma outra que a idade não está permitindo que a memória funcione perfeitamente kkkkk.

        Dá tempo sim! Vai na fé. Depois volte contando pra gente suas impressões, ok?

        • Gisele Alves disse:

          Obrigada de novo Pat!! <3 .. Nao querendo abusar, mas ja abusando das informacoes.. quanto sai mais ou menos o Ferry para Milos? E a pousada? Vc reservou com antecedencia a pousada?

  9. Boia Paulista disse:

    Oi, Pat. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para a #viajosfera, do Viaje na Viagem. Dá uma olhada em: http://viajenaviagem.com

    Até mais e feliz ano novo,
    Natalie – Boia

Deixe seu comentário