Lençóis Maranhenses: comes e bebes

21 julho 2015

A especialidade dos lugares são peixe e frutos do mar. Destaque para os camarões de Santo Amaro e do Canto do Atins. De forma resumida, seguem as dicas minhas e de amigos sobre onde comer e beber inclusive para o pessoal que não gosta de peixe e frutos do mar (eu!).

Onde comer em Barreirinhas

Há alguns restaurantes bacanas na Beira Rio (lugar onde se pega as voadeiras para Atins)  como o Bambu, o Barlavento e o A Canoa. Um outro restaurante com bom custo/benefício é o barateiro Gaúcho, próximo ao ponto final dos mototáxis. Você pode pedir o menu a la carte ou fazer sua refeição no restaurante a quilo. Na Beira Rio há o quiosque do Rei da Tapioca. Uma tapioca gigante custa R$ 6. Para almoço, recomendo o restaurante a quilo Ki-delícia. Este restaurante fica em frente ao CEPRAMA, a outra entrada que não está de frente para uma praça.  Um outro modo de localizar o Ki-delícia é ir pela rua Principal. O restaurante fica na rua perpendicular a Principal, na altura do Banco do Brasil.

De bebidas, aproveite e tome o suco de frutas regionais como o bacuri. Além dos sucos tem os sorvetes de bacuri, murici, buriti e cupuaçu (eu jurava que cupuaçu era só do Pará).  Eu não podia deixar de mencionar o refrigerante regional Guaraná Jesus, que de tanto sucesso, fez a Coca-Cola comprá-lo (um bom exemplo do lema “já que não pode vencê-los, junte-se  a eles”). Dicas: as lanchonetes de Mandacaru vendem sorvetes de frutas regionais mas o sorvete não é de boa qualidade (talvez eu não tenha dado sorte com a loja). O sorvete vendido no restaurante a quilo é bem melhor.

Em nosso último dia, jantamos no A Canoa – minha amiga comeu o camarão no abacaxi (prato destaque, muito bem recomendado). Com direito a música ao vivo (forró universitário).

Onde comer Barreirinhas

Nos passeios para as lagoas Azul e Bonita, na parada da balsa há as senhoras que vendem tapioca. No “estacionamento” do Circuito da Lagoa Bonita, também tem tapioca de coco com leite condensado.

De modo geral, comer em Barreirinhas é mais barato que Santo Amaro e Atins.

Onde comer em Santo Amaro

Em Santo Amaro à noite lanchamos um sanduíche num trailer na praça da cidade. O almoço no primeiro dia foi solicitado via telefone pela dona da pousada. Do pouco que sei, há poucas opções por lá. Uma delas é a Pousada Pontual. A sorveteria que fica logo ao lado do trailer não recomendo porque ela cobra a bola de sorvete a preço extorsivo. Durante o passeio em Betânia, se parar no restaurante Cantinho da Felicidade, não deixe de comprar a cocada vendida lá. É uma delícia!

onde comer Santo Amaro

A foto está péssima! É só para vocês terem uma noção de onde comemos em Santo Amaro à noitinha.

Onde comer em Atins

Ano passado, comi uma ótima pizza na Pousada Maresias. O almoço era sempre no restaurante em frente a pousada da tia Rita. No passado se chamava restaurante do Irmão, hoje creio que se chama restaurante dos Lençóis Maranhenses. A comida deste restaurante foi elogiada pelos casais que conhecemos ao longo da viagem assim como o Nikki bar, ao lado deste restaurante. Informe-se na Tia Rita que dia é o rodízio de pizza. Ela acaba não divulgando. Muita fartura e pizzas deliciosas por R$ 20 (melhor custo/benefício da viagem).  Outra recomendação é o restaurante Céu Aberto. Uma pessoa que conhecemos na viagem quis experimentar a moqueca de arraia e lá tinha. Ela e minha amiga comeram e aprovaram. Eu fui no filé de frango e gostei. Tudo muito saboroso e farto.

 

 

2 Comentários

  1. Val disse:

    Oi, estou amando as suas dicas! Você chegou a ver os quartos da Pousada da Tia Rita? Vou pra Lençois em junho e estou pensando em ficar lá! Um abraço,

    • Pat Alves disse:

      Sim. É tudo muito simples mas limpo. O ar condicionado só é ligado depois das 22:00 e ela desliga o mesmo de manhã. Minha amiga achou que a relação custo/benefício não é boa mas ó… o melhor de lá é o tratamento. A gente se sentiu em casa.

Deixe seu comentário