Lençóis Maranhenses: roteiros

25 junho 2015

Já são duas viagens ao Maranhão para conhecer os Lençóis Maranhenses. Da primeira vez, eu fiquei 6 dias. Na última, foram 10 dias. Mesmo que você não tenha tanto tempo assim, é possível ter uma ideia do que são os Lençóis Maranhenses em poucos dias. Veja que eu ressalto a palavra “ideia” porque por mais que nas fotos as lagoas possam parecer todas iguais, acredite: cada paisagem ali é única.  Para ter uma experiência bem legal nos Lençóis, lembre-se de três coisas bem importantes:

  • Verificar se choveu o suficiente na época de chuvas (ligar para o ICMBio);
  • Reservar sua viagem para o período que as lagoas estarão cheias – junho a agosto. Se for um bom ano de chuvas, dará para ir em setembro também;
  • Se puder, não ficar só em Barreirinhas.

A sugestão de roteiros nos Lençóis Maranhenses é sempre partindo de São Luís e de preferência antes das 07:00. É preciso no mínimo 2 dias. As agências de São Luís oferecem passeios bate-e-volta para Barreirinhas para conhecer a Lagoa Azul. É possível mas não recomendo o bate-volta até Barreirinhas. É muito cansativo! Fique ao menos uma noite por lá. Eis as minhas sugestões de itinerários para os Lençóis Maranhenses (lembre-se que nestes roteiros não coloquei São Luís. Então reserve ao menos dois dias para a capital):

Roteiro Expresso – Lençóis Maranhenses 2 dias e 1 noite

Roteiro Expresso Lençóis

Dia 1 – São Luís/Barreirinhas
Van ou ônibus São Luís – Barreirinhas (3h a 5h). Passeio Circuito Lagoa Azul (À tarde, a partir das 14:00). Pernoite em Barreirinhas

Dia 2 – Barreirinhas/São Luís
Translado para São Luís pela manhã (Se for de van, a saída às 08:00). Chegada prevista para 12:00 a 12:30.

Comentando o roteiro | O percurso entre São Luís e Barreirinhas dura de 3 a 5 horas, dependendo do horário de saída em São Luís.  Este roteiro curtíssimo é para quem já está hospedado em São Luís e tem dois dias para conhecer os Lençóis ou para quem vem só para passar um final de semana e chega no aeroporto de São Luís em um dos inúmeros voos da madrugada. Entre em contato com uma das empresas descritas em  Lençóis Maranhenses: dicas e planejamento. Para quem quer voltar só à noite em São Luís, dá para fazer mais um passeio pela manhã (Lagoa Bonita ou Bóia-cross) e depois partir.

Roteiro básico – Lençóis Maranhenses 3 dias e 2 noites

3 dias em Barreirinhas

Roteiro Básico Lençóis  Barreirinhas

Dia 1: São Luís/Barreirinhas
Van ou ônibus São Luís – Barreirinhas. À tarde, passeio Circuito Lagoa Azul. Pernoite em Barreirinhas.

Dia 2: Barreirinhas
Manhã livre. À tarde, passeio Circuito Lagoa Bonita. Pernoite em Barreirinhas.

Dia 3: Barreirinhas/São Luís
Translado para São Luís pela manhã (Se for de van, a saída às 08:00). Chegada prevista para 12:00 a 12:30.

Comentando o roteiro | O percurso entre São Luís e Barreirinhas dura de 3 a 5 horas, dependendo do horário de saída em São Luís. Se for sair por volta das 03:00 da manhã, é praticamente certo que chegue antes das 07:00 na sua pousada em Barreirinhas. Provavelmente, estarão cansados e vão querer descansar. Para aqueles que tem mais pique ou para aqueles que por causa do horário do check-in da pousada terão que esperar até meio dia, recomendo tomar um café, esperar uma das inúmeras agências de turismo receptivo abrirem (abrem por volta das 08:00)  e fechar um passeio, que pode ser o bóia-cross pelo rio Formiga, em Cardosa ou até mesmo ir para uma lagoa. Eu não recomendo ir para uma lagoa logo pela manhã pois o sol é mais forte neste período. Quanto à bagagem maior, há a opção de deixar na pousada, no depósito de bagagens ou na agência de turismo.  Inclusive eu fiz isto este ano. Deixei a mochila grande na agência, aproveitei e troquei de roupa e usei uma bolsa pequena própria para ir aos passeios.

No segundo dia, uma opção para as pessoas que não querem subir a altíssima duna do circuito Lagoa Bonita, é  fazer o passeio pelo rio Preguiças, que começa às 08:00 e termina às 16:00 em Barreirinhas. Já os que voltarão para São Luís depois do almoço, se quiser dá para encaixar mais um passeio pela manhã (bóia-cross ou Circuito Lagoa Bonita pela manhã). A volta para São Luís seria a partir de 15:00, visto que as Toyotas chegam em Barreirinhas dos passeios matutinos por volta de 13:00. Para quem não quer fazer o passeio para as lagoas pela manhã (o que eu apóio), façam o do rio Preguiças no último dia, já que termina às 16:00 e você terá que correr para dar tempo de pegar o ônibus das 18:00 para São Luís.

3 dias em Atins

Roteiro Básico Lençóis Atins

Dia 1: São Luís/Barreirinhas/Atins
Van ou ônibus São Luís – Barreirinhas (3h a 5h). Passeio de voadeira pelo rio Preguiças às 08:00. Barco Caburé – Atins. Pernoite em Atins.

Dia 2: Lagoa Tropical. Canto do Atins. Lagoa das Sete Mulheres. Revoada dos Guarás.
Passeio de Toyota para os Grandes Lençóis com parada em algumas lagoas com destaque para a Lagoa Tropical. Almoço em um dos restaurantes do Canto do Atins famosos pelos seus pratos com camarões (restaurante do Antonio ou restaurante da Luzia). À tarde, parada para banho na Lagoa das Sete Mulheres. Passeio Revoada dos Guarás. Pernoite em Atins.

Dia 3: Atins/Barreirinhas/São Luís
Lancha ou Toyota de Atins para Barreirinhas (saída às 06:00. Prefira a lancha que demora a metade do tempo e é apenas dez reais mais cara). Van ou ônibus de Barreirinhas para São Luís.

Comentando o roteiro | Para chegar em Atins através do passeio pelo rio Preguiças, terá que sair de São Luís na madrugada (veja os telefones de contatos das empresas e pessoas que fazem o translado para Barreirinhas no post sobre planejamento).  Às agências abrem por volta das 08:00 da manhã e o passeio começa por volta de 08:30. Aproveite e já troque de roupa para uma mais adequada – já que há parada para banho no passeio.  Feche com a agência ou com o barqueiro, a ida para Atins. De Caburé para Atins são 10 minutos de lancha. Você pode almoçar em Caburé ou em Atins. Prefira almoçar em Atins pois é mais barato. O prato para duas pessoas com camarão ou peixe custa R$ 80. Na parada em Mandacaru, você pode ser abordado para fazer o passeio Revoada dos Guarás. Não há necessidade de fechar o passeio ali. Dá para fazê-lo a partir de Atins. Em 2015, choveu menos que 2014, então em Atins mesclaram os dois passeios em um só.  Caso você vá em um ano cujo período de chuvas seja intenso. Dá já no primeiro dia fazer um passeio de Toyota para uma das lagoas. Ano passado, um passeio de meio período era para Lagoa Tropical. O horário de saída é às 14:00 (as caminhonetes passam em frente a sua pousada). No primeiro dia em Atins, caso não faça passeio, recomendo ir à praia e ver o por-do-sol de lá.  No segundo dia, o por-do-sol pode ser na Lagoa das Sete Mulheres mas tem que combinar com o guia e com o grupo que está fazendo passeio contigo. Outra opção é fazer o passeio Revoada dos Guarás que sai às 16:30. O pôr-do-sol visto do barco é lindo! Atins é uma boa pedida para quem quer alguns dias para se desligar do estresse que é viver em grandes cidades. Recomendo ficar de 2 a 3 noites por lá. Por falar em grandes cidades, leia um pouco sobre como é Atins no post Lençóis Maranhenses: Passeios Recomendados. A volta para Barreirinhas , você pode ir de lancha ou de toyota. Prefira a lancha. É o meio mais rápido (1h, a metade do tempo da Toyota) e é apenas dez reais mais cara (R$ 35, preço de junho de 2015).

3 dias em Santo Amaro

Roteiro Básico Lençóis Santo Amaro

Dia 1: São Luís/Sangue/Santo Amaro
Van ou ônibus São Luís – Sangue (2h a 3h). Toyota Sangue – Santo Amaro (2h). Barco para Lagoa do Reflexo (tarde). Pernoite em Santo Amaro.

Dia 2: Betânia e Espigão
Passeio Betânia e Espigão com pôr-do-sol na Lagoa da Gaivota ou lagoa das Andorinhas. Pernoite em Santo Amaro.

Dia 3: Santo Amaro/Sangue/São Luís
Toyota Santo Amaro – Sangue às 04:00. Chegada em Sangue às 06:00. Van Sangue – São Luís (2h a 3h).

Comentando o roteiro | É quase uma unaminidade: as melhores lagoas estão aqui . Este é o roteiro essencial para quem quer conhecer as lagoas de Santo Amaro. Se tiver mais dias disponíveis, aproveite o lugar. Porém como já disse, é proibida a circulação de veículos motorizados fora da área permitida pelo ICMBio, então se quiser conhecer outras lagoas ou a Queimada dos Britos será necessário caminhar.  Sobre os deslocamentos, avise ao motorista do ônibus ou da van que você descerá em Sangue. Se quer aproveitar Santo Amaro e precisa voltar para São Luís de manhã cedo, seu itinerário começará na madrugada do primeiro dia.  São dois horários para as toyotas (considerando o mês de junho, não sei se o horário é o mesmo durante todo o ano): às 06:00 e às 15:00.  Portanto, se quiser fazer um passeio já no primeiro dia, chegue antes das 06:00 em Sangue. Até porque o número de Toyotas é pouco. O ideal é na reserva do transporte para Sangue você já garantir a vaga na Toyota. Deixe claro na reserva que estará indo para Santo Amaro. Chegou em Santo Amaro, já procure agendar a Toyota da volta.  Não dá para pegar a Toyota para Santo Amaro pela manhã? Faça o passeio para lagoa do Reflexo no último dia e pegue a toyota de Sangue para Santo Amaro às 13:00.

Roteiro Lençóis Maranhenses: 5 dias e 4 noites

Barreirinhas e Atins

Roteiro Essencial Lençóis
Clique na imagem para aumentar

Dia 1: São Luís/Barreirinhas – Lagoa Azul
Van ou ônibus São Luís – Barreirinhas (3h a 5h). À tarde, passeio Circuito Lagoa Azul (À tarde, a partir das 14:00). Pernoite em Barreirinhas.

Dia 2: Lagoa Bonita
De manhã, bóia-cross pelo rio Formiga. Passeio Circuito Lagoa Bonita (tarde). Pernoite em Barreirinhas.

Dia 3:  Barreirinhas/ Vassouras/Mandacaru/Caburé/Atins
Passeio de voadeira pelo rio Preguiças com paradas em Vassouras, Mandacaru e Caburé. Almoço em Caburé (opcional). Barco Caburé – Atins. Pernoite em Atins.

Dia 4: Lagoa Tropical. Canto do Atins. Lagoa das Sete Mulheres
Passeio de Toyota para os Grandes Lençóis com parada em algumas lagoas com destaque para a Lagoa Tropical. Almoço em um dos restaurantes do Canto do Atins famosos pelos seus pratos com camarões (restaurante do Antonio ou restaurante da Luzia). À tarde, parada para banho na Lagoa das Sete Mulheres. Passeio Revoada dos Guarás. Pernoite em Atins.

Dia 5: Atins/Barreirinhas/São Luís.
Van ou Lancha para Barreirinhas.  Van ou ônibus Barreirinhas – São Luís pela manhã.

Comentando o roteiro |  Faça o basicão de Barreirinhas e parta para Atins fazendo o passeio de voadeira pelo rio Preguiças. Almoce por lá (e não em Caburé) e  agende o passeio para o dia seguinte.  Aproveite o finalzinho do dia e vá para a praia praticamente deserta. Quando a noite chegar, perceba como o céu de Atins é estrelado! No dia seguinte, faça o passeio para a lagoa Tropical e conheça o Canto do Atins. Fique mais uma noite em Atins e no dia seguinte, volte para Barreirinhas e na sequência, São Luís.  Lembrando que a lancha Atins – Barreirinhas não sai diariamente. Assim que chegar em Atins, peça para o pessoal da pousada que tiver hospedado reservar o transporte da volta. Se tiver voo marcado para a noite, pegue o transporte pela manhã. Já pensou se a Toyota da tarde quebra? (aconteceu na semana passada). Você corre o risco de perder o voo. Então, eu recomendo sair de Atins um dia antes da viagem de volta para casa.  Coloquei um dia de passeio em Atins considerando a viagem no ano de 2015. Se estiver em um ano cujo período de chuvas foi intenso, reserve mais um dia em Atins para conhecer a Lagoa Verde.

Roteiro Lençóis Maranhenses Completo: 7 dias e 6 noites – Barreirinhas, Atins e Santo Amaro

O roteiro ideal seria começar por Barreirinhas, seguir por Atins e terminar por Santo Amaro pois a viagem seguiria em ordem crescente de beleza de lagoas. O maior problema é a logística principalmente quando há um dia perdido para sair do Atins e chegar até Santo Amaro. Convém ligar para a pousada em Santo Amaro para saber que horas as Toyotas estarão esperando em Sangue para levar passageiros para Santo Amaro. Em junho de 2015, a saída é às 15:00.

Itinerário Santo Amaro – Barreirinhas – Atins

Roteiro Completo  Lençóis SBA
Clique na imagem para aumentar

Dia 1: São Luís/Sangue/Santo Amaro
Van ou ônibus São Luís – Sangue (2h a 3h). Toyota Sangue – Santo Amaro (2h). Barco para Lagoa do Reflexo (tarde). Pernoite em Santo Amaro.

Dia 2: Betânia e Espigão
Passeio Betânia e Espigão com pôr-do-sol na Lagoa da Gaivota ou lagoa das Andorinhas. Pernoite em Santo Amaro.

Dia 3: Santo Amaro/Sangue/Barreirinhas – Lagoa Azul
Toyota Santo Amaro – Sangue às 04:00. Chegada em Sangue às 06:00. Van Sangue – Barreirinhas (1h de viagem). Passeio Circuito Lagoa Azul (À tarde, a partir das 14:00). Pernoite em Barreirinhas.

Dia 4: Lagoa Bonita
De manhã, bóia-cross pelo rio Formiga. Passeio Circuito Lagoa Bonita (tarde). Pernoite em Barreirinhas.

Dia 5:  Barreirinhas/ Vassouras/Mandacaru/Caburé/Atins
Passeio de voadeira pelo rio Preguiças com paradas em Vassouras, Mandacaru e Caburé. Almoço em Caburé (opcional). Barco Caburé – Atins. Pernoite em Atins.

Dia 6: Lagoa Tropical. Canto do Atins. Lagoa das Sete Mulheres. Revoada dos Guarás.
Passeio de Toyota para os Grandes Lençóis com parada em algumas lagoas com destaque para a Lagoa Tropical. Almoço em um dos restaurantes do Canto do Atins famosos pelos seus pratos com camarões (restaurante do Antonio ou restaurante da Luzia). À tarde, parada para banho na Lagoa das Sete Mulheres. Passeio Revoada dos Guarás. Pernoite em Atins.

Dia 7: Atins/Barreirinhas/São Luís.
Van ou Lancha para Barreirinhas.  Van ou ônibus Barreirinhas – São Luís pela manhã.

Comentando o roteiro |   Se quiser preencher sua manhã do dia 7, vá para a praia de Atins. Já na manhã do dia 4, pode ser feito o bóia-cross no rio Formiga. Dá para acrescentar mais dias em Santo Amaro e conhecer mais lagoas desde que esteja disposto a caminhar, já que as lagoas mais distantes são fora da área demarcada pelo ICMBio para tráfego de veículos motorizados. Assim como acrescentar mais um dia em Barreirinhas, se quiser andar de quadriciclo pelos Pequenos Lençóis (verificar se é permitido).

Itinerário Barreirinhas – Atins – Santo Amaro 

Roteiro Completo Lençóis BAS
Clique na imagem para aumentar

Dia 1: São Luís/Barreirinhas – Lagoa Azul
Van ou ônibus São Luís – Barreirinhas (3h a 5h). À tarde, passeio Circuito Lagoa Azul (À tarde, a partir das 14:00). Pernoite em Barreirinhas.

Dia 2: Lagoa Bonita
De manhã, bóia-cross pelo rio Formiga. Passeio Circuito Lagoa Bonita (tarde). Pernoite em Barreirinhas.

Dia 3:  Barreirinhas/ Vassouras/Mandacaru/Caburé/Atins
Passeio de voadeira pelo rio Preguiças com paradas em Vassouras, Mandacaru e Caburé. Almoço em Caburé (opcional). Barco Caburé – Atins. Pernoite em Atins.

Dia 4: Lagoa Tropical. Canto do Atins. Lagoa das Sete Mulheres. Revoada dos Guarás.
Passeio de Toyota para os Grandes Lençóis com parada em algumas lagoas com destaque para a Lagoa Tropical. Almoço em um dos restaurantes do Canto do Atins famosos pelos seus pratos com camarões (restaurante do Antonio ou restaurante da Luzia). À tarde, parada para banho na Lagoa das Sete Mulheres. Passeio Revoada dos Guarás. Pernoite em Atins.

Dia 5: Atins/Barreirinhas/Sangue/Santo Amaro
Van ou Lancha para Barreirinhas.  Van ou ônibus Barreirinhas – Sangue. Toyota Sangue – Santo Amaro à tarde.

Dia 6: Betânia e Espigão
Passeio Betânia e Espigão com pôr-do-sol na Lagoa da Gaivota. Pernoite em Santo Amaro.

Dia 7: Santo Amaro/Sangue/São Luís
Toyota Santo Amaro – Sangue às 04:00. Chegada em Sangue às 06:00. Van Sangue – São Luís (2h a 3h).

Comentando o roteiro |   Existe uma explicação para os dois roteiros. O primeiro segue o lema “ordem natural das coisas” facilitando a logística enquanto o último faz a linha  “deixar o melhor para o final da viagem” . As lagoas mais bonitas estão em Santo Amaro (as de Atins não ficam tão atrás assim!) mas devo confessar que Santo Amaro não é para os fracos. Ficar duas horas saculejando numa toyota é bem desconfortável. Lembre-se que valerá muito a pena mas a viagem é cansativa e depois de dias subindo dunas e mais dunas, a maioria das pessoas quer um pouco de sossego. Os dois passeios que podem ser feitos com Toyotas e barcos em Santo Amaro são estes. O restante é caminhando por um bom pedaço, caso queira ficar por mais tempo. Se você for um sortudo em estar num ano abençoadíssimo com lagoas cheias, eu nem pensava duas vezes, ficava mais um dia em Santo Amaro nem que fosse necessário tirar um dia de São Luís. Por isso, pese os prós e os contras e escolha o itinerário mais adequado para vocês.

Combinando São Luís com os Lençóis Maranhenses

Como provavelmente a maioria das pessoas chegará por São Luís, deixo como sugestão um roteiro que inclui a capital maranhense juntamente como bate-volta a Alcântara.  Se puder, viaje em junho para aproveitar a festa junina no Maranhão, que é tão diferente do resto do país.

Roteiro São Luís com Lençóis  sugestão
Clique na imagem para aumentar

OBSERVAÇÕES

1 – Antes de fechar o passeio, verifique se o sobrevoo é regulamentado.

2 – Assim como verificar se permanece liberado a circulação do quadriciclo que sai de Barreirinhas até Caburé.

3 – Se pretende ir agora em 2015, saiba que a lagoa Verde está seca e as pousadas em Atins mesclaram os dois passeios em um só. Assim, se você for em um ano com uma boa temporada de chuvas, reserve mais um dia em Atins.

4 – Na hora de planejar para visitar São Luís, reserve ao menos dois dias. O ideal seriam 3 dias. Evite o final de semana para visitar o Centro Histórico. Escolha de terça à sexta para conhecer. Na segunda-feira onde  boa parte das atrações abertas a visitação estão fechadas.

5 –  Para conhecer Alcântara, ligue para o terminal de Praia Grande ou vá até lá no dia anterior para saber o horário que sairão os barcos. Em São Luís há o fenômeno da mudança constante das marés e por isso, os horários não são padronizados.

O meu roteiro de viagem: 9 dias em São Luís, Alcântara e os Lençóis Maranhenses e com os festejos juninos

Deixo o roteiro que fizemos em junho de 2015 com direito a assistir a algumas apresentações do Bumba meu boi. Foi uma oportunidade de aprender mais sobre a cultura dos outros estados. Quem mora no Sudeste fica muito enclausurado no seu mundinho e acaba esquecendo de querer saber mais sobre o nosso país que não se resume a Rio e São Paulo.

Meu Roteiro São Luís com Lençóis
Clique na imagem para aumentar

Travessia de 3 dias nos Lençóis Maranhenses: Atins – Santo Amaro

Para a maioria pode ser loucura mas eu creio que é a melhor forma de conhecer o parque: caminhando por três dias, orientados por um guia local e dormindo nas comunidades existentes no parque. O melhor sentido é Atins > Santo Amaro por causa da direção do vento e da formação das dunas. Atualmente a diária do guia custa R$ 150 (junho de 2015). É necessário ter disposição e um bom preparo físico. Os guias tem um esquema de despachar sua bagagem maior para o seu destino, assim você caminha leve.   Se você for sozinho, ligue antes para se encaixar em um grupo. Para grupos grandes, os guias cobram R$ 50 por pessoa.

O percurso:

1º dia: Canto do Atins – Baixa Grande
2º dia: Baixa Grande – Queimada dos Britos
3º dia: Queimada dos Britos – Santo Amaro

Contatos dos guias locais (estes telefones eu encontrei em diversos relatos espalhados pela internet mas convém você entrar em contato com a pousada em Atins ou em Santo Amaro para confirmar).

  • Carlos Queimada: (98) 98734 0615
  • Joel:  (98) 98749-0847
  • Biziquinha:  (98) 3369-1005 e (98) 99609-2199
  • Fagner (98) 99190-3335

Alguns relatos de viagem sobre a travessia:

Mochileiros.com por Lívia Alcântara (2014);
Mochileiros.com por MarcosJ70 (2013);
Mochileiros.com por CaruSP (2013);
Mochileiros.com por radiofonico (2011);
Blog Aventura Mango.com (2011);
Blog Destino de Viagem (2011)
Ricardo Feres

Além dos Lençóis Maranhenses: a Rota das Emoções

A rota das Emoções é um roteiro turístico que inclui as principais atrações naturais de três estados do nordeste brasileiro: Os Lençóis Maranhenses, no Maranhão; O Delta das Américas ou do Parnaíba, no Piauí e Jericoacoara, no Ceará. Várias agências promovem o roteiro (veja no site Rota das Emoções). É uma boa sugestão se você tiver mais dias. Também é perfeitamente possível fazer o roteiro de forma independente, usando o transporte público e o alternativo. Pesquise.

mapa_rota
Créditos: Rota das Emoções

 

 

4 Comentários

  1. sueli disse:

    Olá, achei o que eu estava procurando,logistica.Pretendo fechar ainda esta semana , a viagem para Lençois e estou indo com meus filhos de 17 e 8 anos e marido.Tenho 8 ou 9 noites para isso. Preciso aproveitar e descansar um pouco.Se puder me ajudar ,agradeço.Pensei em deixar o mais bonito para o final, mas acho que vou pela melhor logistica mesmo.Suas dicas estao otimas.

  2. Tamirez disse:

    Olá,
    Adorei os relatos e estou pegando muitas dicas.
    Apenas fiquei como uma dúvida, no roteiro de 5 dias, essa ida até Atins, como funciona?
    Já sai de mala e cuia para o passeio e aproveita o trajeto?

    obrigada

Deixe seu comentário