Onde se hospedar em Cancún e Playa del Carmen

13 setembro 2015

Onde ficar em Playa del Carmen

Escolhendo o hotel

Quando for escolher o hotel em Playa, tenha em mente  que quanto mais próximo da Quinta Avenida, melhor.  A Quinta Avenida é o coração da cidade. Charmosa, conta com restaurantes, mercados, hotéis, farmácias, agências de viagens, igreja e inclusive, uma rodoviária.  Durante todo o dia, observa o vai-e-vem de turistas e vendedores ávidos para fechar um passeio ou uma massagem.

Entendendo o mapa

Mapa Playa del Carmen
Fonte: Adondesalir

A Quinta Avenida está destacada em azul, mais próxima do mar.  O terminal da ADO (companhia de ônibus mexicana) situa-se na altura da Benito Juaréz. O ponto final das vans que  saem para Tulum ficam na calle 4 Norte com 15 (falarei mais tarde sobre as vans no post “para bolsos magros”). O porto de onde saem  o ferry para Cozumel fica na calle 2 Sur. Sendo assim, considero uma ótima localização hospedar-se entre as avenidas Benito Juárez e Constituyentes.  A praia Mamitas fica na altura da calle 28 Norte.  De lá até o ferry, dá uma caminhada de 20 minutos. Então, mesmo estando nas ruas 32 ou 34 Norte, estará bem localizado.

Onde ficar em Cancún

A “origem” de Cancún

No final dos anos 60, o Governo mexicano decidiu elaborar um plano político para desenvolvimento do turismo no país como forma de impulsionar a economia. Dentre alguns lugares selecionados para ser o novo centro turístico, o destino escolhido foi uma ilha paradisíaca em forma de “7”, com suas areias de cor branca e rodeada pelo azul turquesa do mar do Caribe. O nome da ilha é Cancún, que na linguagem maia significa “ninho de serpentes”. As obras de infra-estrutura foram iniciadas e os hotéis foram construídos ao longo do “7”. Esta área é chamada de Zona Hotelera.

Escolhendo o hotel

O ideal é ficar na Zona Hotelera, por estar perto do mar e por ser uma área onde estão os hotéis, bares, restaurantes, shoppings e atrativos locais. Hotéis mais em conta estão localizados no Centro de Cancún.

Considero uma boa localização estar próximo ao shopping Plaza (no mapa, Plaza Forum Mall). Dá para ir a pé às boates/casas de shows. Além disso, está próximo do trecho onde o mar é mais calmo –  norte, voltado para Isla Mujeres. Outro bom ponto é o Shopping Isla.

Na prática, estar no Km “X” ou Km “Y” da Boulevard Kukulkán, a avenida principal da Zona Hotelera, não faz tanta diferença assim porque existem as linhas de ônibus R1 e R2 que circulam 24h e a tarifa é barata (10MXN, em junho de 2015).

Zona Hotelera
Mapa da Zona Hotelera de Cancún.  Veja a localização do seu hotel.
Fonte:

Vale a pena ficar no Centro de Cancún?

Depende. Se a sua grana está curta, por que não? Apesar de existir a máxima “Se você quer praia, fique próximo dela”, há muita coisa a se fazer em Cancún e arredores.  Ainda mais se gostar de preencher seus dias com passeios. Você passará o dia todo na rua e não terá tempo para curtir o hotel. Você aproveitará também a noite de Cancún pois há táxis  e ônibus que circulam entre o Centro e a Boulevard Kukulkán durante a noite inteira.

 

 

4 Comentários

  1. isabela disse:

    Olá, tudo bem?
    Encontrei seu relato e seu blog pelo site dos mochileiros e gostaria de tirar uma dúvida.
    Estou indo para Cancun dia 27/01-07/02 e muito preocupada com altar do dólar. Vc tem uma estimativa ou valor ideal que inclua os passeios ?

    Obrigada por todas as infos

  2. lili disse:

    nossa,tô devorando seu blog..quero ir próximo ano pra Europa,só não sei se compro um pacote de uma agência ou faço tudo sozinha…ainda tô decidindo!

Deixe seu comentário