Planejamento Sudeste Asiático: quando ir

17 abril 2017

Planejar uma viagem ao Sudeste Asiático não é só pensar na cultura diferente da nossa nem na distância a ser percorrida.  O clima é um fator muito importante a ser considerado.  No geral, são as estações dividem-se em: a seca, a melhor época para visitar o Sudeste Asiático, e a chuvosa, onde o clima é quente e úmido, com a presença de chuvas.  Estes períodos são chamados de monções.

As monções asiáticas

As monções são um fenômeno onde ventos sazonais que ora levam ar seco do continente para o oceano (inverno) e ora levam ar úmido do oceano para o continente (verão).  Na estação chuvosa ocorrem as chuvas torrenciais. Não é qualquer chuvinha. São tempestades, muitas vezes responsáveis por inundações e deslizamentos de terra.  Nos últimos anos, as Filipinas têm sofrido com a presença de tufões.   Não é à toa que o período de seca é a alta temporada.  É possível se precaver, por mais que digam que o tempo é imprevisível. A melhor época para ir depende do país e às vezes dentro de um mesmo país, há diferentes períodos das monções.

Quando ir à Tailândia

Com o mapa fica mais fácil explicar:

Mapa Tailândia

Fonte: Freshideen

O país tem duas costas banhadas por mares diferentes (Costa Oeste – Mar de Andaman. Costa Leste – Golfo da Tailândia). Cada uma tem a melhor época para ir.  Se quiser conhecer as praias e ilhas do Mar de Andaman (Ko Phi phi, Ko Lipe e Railay Beach), vá entre os meses de novembro a abril.  Nos meses de março e abril, o calor é muito forte e desconfortável (eu sou do Rio, estou acostumada com calor!). Então, se puder, escolha ir entre dezembro e fevereiro. Lado ruim: tudo estará mais caro pois é altíssima temporada.  Caso queira ir nas ilhas do Golfo da Tailândia (Koh Samui, Koh Phagnam e Koh Tao), vá entre maio a agosto.

__Pat, mas eu só tenho maio para ir e queria tanto conhecer Phi Phi!

Então vá! Eu fui no final de abril e peguei dias ótimos, meu único senão é o calor. Não voltaria para lá no mês de abril.

Quando ir ao Camboja

De outubro até o início de maio. Melhor época:  novembro a fevereiro.  Abril e maio são meses de forte calor.  A partir de meados de maio e até o final de setembro/início de outubro é o período das monções.

Quando ir ao Myanmar

O período de monções se estende de maio a outubro. A melhor época para ir é entre os meses de novembro e fevereiro.  De março a maio o calor é muito forte na região central do país onde localizam-se Bagan e Mandalay.

Se pretende ir para estes 3 países, tente ir entre novembro e fevereiro. Eu fui em abril e o calor é insuportável (eu moro no Rio de Janeiro). Em Railay Beach, fazia muito calor. A única ideia para aplacar o calor em uma praia, é entrar na água. Ledo engano. A gente pensava que ao entrar na água ia se refrescar mas até a água do mar estava quente! Em Siem Reap, os passeios aos templos tiveram que ser divididos em manhã até às 11:00 e à tarde, depois das 14:00 para que evitar ao máximo o sol.  No Myanmar e no Camboja, uma espécie de neblina no ar. Nem quis fazer o passeio de balão em Bagan por conta daquela visão meio embaçada da paisagem (não estou com problemas de visão, hein!). Então, se você sofre com o calor, um conselho que dou de coração é evitar visitar estes países durante o mês de abril.

Comemorações do Ano Novo Budista

Somado a isso, tive que alterar o meu roteiro no Mianmar porque eu não havia lido sobre o que acontece no país durante as festividades de Ano Novo Budista. Mais conhecida pelos turistas como Water Festival, também acontecem no Laos (Bun Pi Mai), na Tailândia (Songrak) e no Camboja (Chol Chnam Thmey). Eu achava que era um simples feriado de ano novo mas no Mianmar a coisa é séria: os ônibus não circulam (somente trens e aviões) e muitas atrações ficam fechadas. Acabei mudando o roteiro e consequentemente, gastando mais dinheiro pois tive que comprar uma passagem aérea em cima da hora.

Se você quiser participar da festa, é melhor ficar por ali mesmo. Em Mandalay, são montados vários palcos ao redor do quarteirão do Royal Palace. No meu caso, preferi ir para Bangkok porque não queria entrar na brincadeira. Queria conhecer os lugares. Como na Tailândia, o rei reduziu os dias de festividade de 4 para 2 dias, foi pra lá que eu voltei, o que rendeu uma boa história para a seção Perrengues de viagem.

Resumindo, antes de sair correndo para pegar o cartão de crédito e comprar a passagem aérea em uma promoção imperdível, verifique se está indo na época certa.   Pesquise bastante para não se decepcionar ao chegar na praia ver um cenário que não tem nada a ver com paraíso e ter passeios sonhados cancelados devido ao mau tempo.

Deixe seu comentário