Como chegar lá: os deslocamentos

4 março 2012

Aqui você avalia como chegará ao seu destino: ônibus, carro ou avião?

Viajando de carro

Pesquise o melhor trajeto, se há pedágios, se a estrada é asfaltada, se é pista dupla.  Calcule o tempo de duração, quantas paradas irá fazer e lógico, o consumo de combustível.  A duração da viagem de carro deve se contabilizada “por fora” do roteiro. Exemplo:  eu estipulei ficar três dias em Ouro Preto mais levarei oito horas para chegar lá. Então, calcule a duração da viagem como cinco dias.

Se for alugar carro, esteja atento aos cuidados a tomar.

Ônibus

Ao decidir viajar de ônibus, saiba o tempo de viagem entre os lugares e quais as companhias que fazem o trajeto e os horários.  O site da ANTT tem informações úteis para quem viajará de ônibus.  Conselho: use o cinto de segurança!

Trem

Meio de transporte de passageiros praticamente inexistente no Brasil mas muito utilizado na Europa.  Viajar de trem é muito agradável!  É possível comprar as passagens nos sites das companhias.  Em geral, comprando passagens com duas semanas de antecedência consegue-se bons descontos.  Quem planejar conhecer uma parte da Europa viajando de trem, há a possibilidade de comprar o passe aqui mesmo no Brasil.   Infelizmente, eu não tenho como dar mais detalhes visto que quando eu fui, viajei mais de avião com as companhias low-cost do que de trem.

Avião

A alternativa para viagens longas de ônibus é viajar de avião.  Em tempos de promoção de passagem aérea, para determinados trechos além de economizar tempo, há economia no bolso!

  • Viagens Nacionais – Em regra, quanto maior a antecedência da compra, menor será o preço da passagem.  É possível simular o valor nos sites das companhias aéreas, escolha sempre datas flexíveis pois a tarifa menor ás vezes estará em dias próximos ao que você pretendia. Para conseguir boas promoções, a primeira coisa a se fazer é acompanhar blogs como Aquela Passagem e Melhores Destinos, e verificar se não há promoção para o destino que escolheu. Outra dica é ir nos sites buscadores de passagens como o Decolar e o Submarino viagens.  Gosto de simular mas prefiro comprar no próprio site da companhia aérea. Fique de olho ao comprar passagens pelo Decolar pois há várias reclamações na internet desta companhia.
  •  Viagens internacionais – No Exterior, principalmente na Europa há uma infinidade de companhias aéreas low-cost (companhias que oferecem preços excelentese serviço espartano).  Há algumas pegadinhas como limite de peso de bagagem, voos em aeroportos distantes dos centros das cidades, impressão de bilhete pelo próprio passageiro mas no geral compensa e muito. Ainda mais em voos de curta duração.  Como descobrir passagens aéreas baratas?  Use os buscadores de passagens SkyscannerWegoloKayak e Flycheapo.

Se você nunca viajou de avião ou nunca comprou uma passagem aérea pela internet, clique aqui.

 

Próximo passo: Hospedagem

Passo anterior: Como chegar lá: os deslocamentos