Escolhendo o melhor destino e quando ir

4 março 2012

Para onde ir: escolhendo o destino

Por incrível que pareça, há pessoas que se animam com a proximidade das férias e como a possibilidade de viajar mas não têm a menor idéia do lugar para onde querem ir!  Por isso, é importante saber o seu estilo de viagem e se for em grupo, as preferências de todos.

Dicas para ajudar a escolher o destino

Qual é o objetivo da viagem: descanso,  aventura, diversão noturna, etc?

Paisagem: praia, serra ou paisagem urbana?

Clima: Prefere o calor ou gostaria de ver a neve cair?

Companhia: Vai viajar com crianças?

Tempo para planejar a viagem: Tem tempo suficiente para planejar a viagem (passeios, reservas de hotéis, compra de passagens aéreas, etc)?

Orçamento:  Cada destino tem um preço diferente. Há lugares no Brasil que são mais caros que outros no Exterior.  Avalie também conhecer destinos próximos que talvez por ser tão próximos nunca damos a importância e muitas vezes vale a pena conhecer.   Sempre é bom verificar a hospedagem, as atrações turísticas que o destino oferece  e os gastos com deslocamento.Nada melhor do que pesquisar em guias de viagens, opiniões de amigos, revistas especializadas de turismo e a internet, que se revela uma ferramenta poderosa para ajudar-nos a escolher o destino dos nossos sonhos.

Falaremos com mais detalhes sobre o orçamento das viagens.

Quando ir: a melhor época para viajar

O período da sua viagem dependerá exclusivamente de suas férias ou folga.  Se puder escolher o período de férias, emende com um feriadão para esticá-las. Agora para sua viagem ser na melhor época possível, considere as dicas abaixo:

Alta temporada x Baixa temporada

Alta temporada é o período onde os destinos turísticos recebem o maior número de visitantes. Coincide com as férias escolares, feriados prolongados e datas festivas.

Quem tem filhos provavelmente só poderá viajar nos meses de férias escolares que são a alta temporada, onde tudo fica mais caro e a maioria dos lugares repletos.  A vantagem é encontrar comércio completamente aberto, horários de funcionamento do comércio mais abrangente, maior oferta de passeios, etc.

Já na baixa temporada, tudo é negociável, os custos reduzem de valor mas em compensação alguns lugares não terão o mesmo charme que em épocas mais movimentadas.  Seja por causa do clima ou porque o comércio abre sazonalmente.

Clima

Você já tem a data certa e o lugar para ir mas antes de bater o martelo, veja se o clima para o período é o que você realmente está esperando.  Tem coisa mais frustante do que ir para um lugar de praia e só chover? Ou se programar para esquiar e não ver a neve cair? Por isso sempre é bom conferir como é geralmente o período de chuvas e o de seca e a melhor época para ir.

 

Próximo passo: Traçando o roteiro
 
Passo anterior: Qual é o seu estilo de viagem?