Restaurante Giratório, Palácio La Moneda e Cerro San Cristóbal

16 junho 2013

Restaurante Giratório

Muitos guias de viagem de Santiago recomendam conhecer o Restaurante Giratório que está localizado no bairro de Providencia.  Como sempre chegávamos cansadas dos passeios, preferimos ir almoçar no restaurante após a visita ao Museu de La Memória.  O nome do restaurante não é à toa. A área das mesas movimenta-se lentamente de forma com que o cliente ao longo do tempo tenha uma visão de 360°  de Santiago. Com uma dica ótima encontrada nos Mochileiros, pedimos o menu del día.  O menu do dia é mais ou menos o nosso conhecido prato do dia com uma diferença: inclui entrada, prato principal, uma bebida e uma sobremesa.  Boa comida e bom atendimento.  O ambiente é agradável. Ficamos um bom tempo por lá e mesmo assim não vimos a volta completa do restaurante.

Endereço:  Av. 11 de Septiembre, 2250. 18° andar. Providencia – Santiago. Metrô Los Leones. Horário de almoço: 12:00 às 16:00.
Site: http://www.giratorio.cl/

Obs.: O restaurante é chique. Se for à noite, não vá como se fosse comprar um pão na padaria da esquina. 😉

Curiosidade: Você sabia que há um restaurante giratório no Brasil? É o Mascaron Restaurante Giratório em Veranópolis, no Rio Grande do Sul

 

Cerro San Cristóbal

O Cerro San Cristóbal é o segundo maior morro de Santiago.  Está localizado dentro do Parque Metropolitano.  O modo mais simples de chegar ao topo do cerro é pegar o funicular. Há duas paradas: a primeira é o zoológico municipal e a última é a parte alta do cerro, onde há o mirante, as barracas que vendem artesanato e a bebida típica mote com huesillos e a estátua da Virgem Maria.  Final de tarde, subimos até o topo do morro, onde está a estátua da Virgem para apreciar o  pôr-do-sol.

Como chegar

A estação de metrô mais próxima é a Baquedano. Endereço: Calle Pío Nono, 450.

Logo na entrada do cerro, há um balcão de informações turísticas. Solicitamos o mapa e já havia acabado. Não sei dizer se andar pelo parque metropolitano sem mapa é fácil. Mas se for somente subir o cerro e contemplar a vista, não há problema algum. Não deu tempo de visitarmos o zoológico mas li em um blog que é bom ter cuidado com a hora de ir embora pois depois de um certo horário o funicular não para mais no zoológico e o visitante tem que subir a pé o morro.

Dicas

  • Se já está programando que vá visitar o cerro San Cristóbal, reserve um tempo para conhecer a Casa de Pablo Nerudo, o museu La Chascona.
  • Assistir o pôr-do-sol ali é uma boa pedida.
  • O Parque Metropolitano tem piscinas além do zoológico.

 

Tour guiado no Palácio La Moneda

O Palácio La Moneda é sede do governo chileno. Tem esse nome pois foi construído para ser a casa da moeda quando o Chile era uma colônia espanhola.  Em 1875, virou sede do governo e residência oficial do presidente.

Eu não sabia por qual lugar era a entrada para o tour guiado e na hora que chegamos estava tendo alguma solenidade.  Eis que perguntamos para o guarda sobre o tour e ele me respondeu com várias perguntas. Perguntou se eu tinha reservas e tal. Depois de encher o saco, ele avisa que a entrada é pela outra rua. Por que raios então ficou enrolando? – pensamos. Na entrada correta, com um guarda muito mais simpático, nos identificamos e aguardamos o início do tour.

O guia conta a história do edifício. A visita começou no Pátio de Los Cañones, um dos pátios do palácio. Tem esse nome devido a dois canhões existentes no pátio. Depois, fomos conduzidos a conhecer a maquete do Palácio e uma sala onde há moedas com a imagem de todos os presidentes eleitos.

Conhecemos alguns salões como o salão O’Higgins, cujo nome refere-se ao libertador do país, Bernardo O’Higgins. Aqui são realizadas várias recepções oficiais, principalmente a assinatura das credenciais dos embaixadores. No salão há um quadro chamado Batalha de Maipu, que foi uma batalha crucial para o Chile conquistar sua independência. Participaram da batalha, tropas lideradas pelo argentino General San  Martín e tropas lideradas por  Bernardo O’Higgins, chileno.  A título de curiosidade, o general San Martín logo depois de participar da libertação da Argentina do domínio espanhol, ajudou na independência do Chile e depois seguiu para fazer o mesmo no Peru.

Outro salão que conhecemos foi salón Pedro de Valdivia, o fundador de Santiago.  É neste salão que o presidente costuma discursar e onde são feitas os fotos oficiais.  Há um quadro de Pedro de Valdivia que foi pintado como exatamente como é retratado o Dom Quixote de La Mancha, conforme o guia do tour do Cerro de Santa Lucía explicou. Aqui podemos tirar uma foto no púlpito onde o presidente faz seus discursos.

Vale ressaltar que o guia foi muito atencioso e solícito para responder todas as perguntas feitas como a senhora que perguntou se havia a moeda do General Pinochet (não, as moedas existentes são só de presidentes eleitos) e a minha pergunta, se quando há uma diferenciação no hasteamento ou na bandeira quando o presidente está no palácio (sim, a diferença está no escudo da bandeira).

Como reservar o tour pelo Palácio La Moneda

Sugiro enviar e-mail com duas semanas de antecedência da viagem solicitando a reserva do tour na data e período desejados. O responsável pela programação responderá se há vagas no dia que você solicitou e os horários. Em anexo, será enviado um formulário para você preencher pedindo dados como nome completo, país de procedência e  número do documento de identificação (identidade ou passaporte).  Leve o documento para a visita.

Contato: visitas@presidencia.cl

Ponto de encontro: Em frente a Plaza de la Ciudadania. Veja o link: http://www.gob.cl/la-moneda/ven-a-conocer-la-moneda/

 

Troca da guarda | Palácio La Moneda

Em dias alternados há a troca da guarda presidencial às 10:00.

Programe-se: http://www.gobiernodechile.cl/la-moneda/cambio-de-guardia/

Como chegar

Endereço: Metrô: Estação La Moneda (Linha 1). O Palácio está no quarteirão que compreende as ruas Moneda, Teatinos, Morandé e Alameda del Libertador Bernardo O’Higgins.

Quem converte, não diverte

Almoço no restaurante Giratório (menu do dia) = 13.000 CLP
Tour guiado no Palácio La Moneda = grátis
Teleférico Cerro San Cristóbal (ida-e-volta) = 2.000 CLP

4 Comentários

  1. Maria de Lurdes disse:

    Adorei seus pots.Não consegui acessar o visitas@presidencia.cl,para agendar uma visita ao palacio de la moneda.O que vc sugere?Vou a Santiago em meados de março e gostaria de visitar o palacio do governo.

    • Pat Alves disse:

      Oi, Maria de Lurdes! Isto é um e-mail. Então, basta você mandar seu e-mail para este endereço. Diga o nome, sua nacionalidade e a data que quer a visita.

  2. Adorando seus posts. Vou para lá daqui a duas semanas e estou tentando fazer uma listinha mental do que eu poderia fazer de bacana no Chile. E começo achar que os 12 dias que passarei lá não serão suficientes para ver tudo.

Deixe seu comentário