São Luís e Alcântara: comes e bebes

27 julho 2015

Onde comer em São Luís

Desta vez fiquei hospedada no Centro Histórico mas ainda não tive a oportunidade de experimentar os pratos elaborados pelo restaurante-escola do SENAC pois justamente no dia a especialidade era frutos do mar, que eu não como.  As minhas sugestões então são dois restaurantes localizados na orla do Calhau: o restaurante Cabana do Sol e a Pizzaria Vignoli.

Cabana do Sol

Restaurante de comidas típicas maranhenses. A pedida é a carne de sol de filé (servida como se fosse um peixe). Há também camarão na moranga e anchova na brasa. As porções são fartas de forma que um prato para 2 pessoas comem tranquilamente 3 pessoas.  Se for aos finais de semana, é provável que tenha uma fila de espera já que o restaurante é ponto final dos city-tours oferecidos pelas agências. O atendimento é bom e a comida é saborosa. Sem falar na sobremesa.  Que delícia! Não lembro mais o nome mas deixo a foto aqui para vocês terem uma ideia. Foi uma excelente sugestão da Roberta, uma das pessoas gente-fina que conheci na viagem.

Cabana do Sol filé

31 Cabana do Sol Sobremesa

Pizzaria Vignoli

Fomos à pizzaria a convite de um casal igualmente gente-fina que conhecemos na viagem, a Kelly e o Wallace.  As pizzas da Vignoli são muito boas e tem massa fina. De forma que provavelmente uma não satisfará a fome de duas pessoas. Pedimos uma pizza doce e uma salgada. Há uma particularidade: não se usa talheres para comer mas sim as mãos, protegidas com luvas de plástico.  O clima é agradável e o restaurante está praticamente a beira-mar. Recomendo.

Pizzaria Vignoli

Em tempo:  eu devia criar um post chamado “Causos de Viagem”. Nós pegamos um táxi no Centro Histórico e pedimos ao motorista para nos deixar na Pizzaria Vignoli. Eis que o motorista do táxi “deu de ombros” significando que nunca tinha ouvido falar. Como assim, um taxista dá de ombros?! Fiquei boquiaberta (sentido figurado). Calmamente, falei com ele que a pizzaria ficava na orla do Calhau. Pronto, ele se movimentou.  Caso você dê essa “sorte”, avise ao taxista que fica na Av. Litorânea – praia do Calhau, ao lado do Litorânea Praia Hotel.

Onde comer em Alcântara

Almoçamos no restaurante da pousada Bela Vista. O ambiente é agradável e bonito e a comida é saborosa porém  o maior pecado do restaurante é a lentidão no atendimento. Pelo que soubemos, só havia uma cozinheira. Não sei se fomos num dia ruim, mas o funcionário que anotou os pedidos estava bem estressado com a situação.  Um copo de suco para os amigos levou mais de uma hora! Estávamos com horário apertado para pegar a lancha de volta mas graças a Deus, deu tudo certo.  Recomendo sim o restaurante mas com a ressalva “venha sem pressa”.

Bela Vista

Outro detalhe é que o restaurante não fica tão perto assim do Centro Histórico mas dá para ir caminhando tranquilamente. Por isso, considere aí uma meia hora para chegar até o porto do Jacaré (acredito que o tempo de caminhada seja menor).

Outra dica além de comprar o doce de espécie (vende em uma lojinha na ladeira do Jacaré),  é tomar um sorvete na Sorveteria Açaí. Uma providencial parada para amenizar um pouco do sol em Alcântara. Curiosidade: no Maranhão o açaí é chamado de juçara.

Sorveteria Açaí

Deixe seu comentário