Florianópolis

4 março 2012

Praia da Joaquina

Chegamos em Florianópolis em uma sexta-feira de sol forte. Alugamos um Fiat Uno com GPS na Localiza e fomos direto à pousada Saint Germain, no Canto da Lagoa para fazer o check-in.  Já era final de tarde, então aproveitamos para ir à praia mais próxima: a Joaquina.  Paramos exatamente no local onde as pessoas fazem sandboard.

Restaurante Ponto de Vista

Descemos à ladeira rumo a praia mas não havia local para estacionar. Então demos meia-volta e fomos à praia Mole. Paramos  no restaurante Ponto de Vista onde há um mirante.

No restaurante havia um cartaz para visitar o projeto Tamar. O ingresso custa R$ 8,00. Há várias espécies de tartarugas-marinhas. De quebra, fomos a praia próxima que descobrimos ser a Barra da Lagoa.

No sábado fomos conhecer algumas praias do litoral norte: praia dos Ingleses, Canasvieiras, Jurerê Internacional e Daniela. Choveu, o que atrapalhou um pouco.  Achamos incrível que há apenas poucos dias após o Carnaval, as praias estivessem tão vazias! Em Jurerê, um grupo de pessoas estava acompanhando uma etapa do concurso da Garota Verão (acho eu!) da Band.  As praias tem águas mais calmas que as do litoral leste mas isso não impediu de ter várias bandeiras vermelhas com o aviso “local proibido para banho”.

Bombinhas

Domingo seguimos a sugestão do recepcionista do hotel e fomos para Bombinhas.  Ótima dica:  mar com águas calmas e cristalinas, sol e ainda por cima com uma área para snorkel.  A volta foi com tráfego intenso e com vários motoristas comemorando a conquista do primeiro turno do Figueirense.

Caminhando até o final, a melhor parte: a área para snorkel e uma parte bem calma que é conhecida como praia da Sepultura.

Praia Mole. Barra da Lagoa

Segunda de tempo nublado, acordamos cedo e fomos para praia Mole, afinal esta praia é uma das mais comentadas e elogiada.  A praia estava vazia, as ondas fortes e boa parte da praia com bandeiras vermelhas indicando proibição para banho.  Então, resolvemos voltar e seguir para praia da Barra da Lagoa onde passamos o dia.  As águas estavam mais geladas que as do litoral norte mas não se comparam à temperatura gélida das praias de Cabo Frio.

Decidimos no dia se  iríamos fazer o passeio de barco para ilha do Campeche. O tempo estava nublado e havia a previsão de chuvas.  Resolvemos não fazer o passeio e seguimos para a praia de Canasvieiras.  Acabamos fazendo o passeio do barco para ilha de Anhatomirim pela Scuna San Martin. Passeio animado e bem organizado.

Scuna Capitão Gancho San Martin

Último dia de viagem e resolvemos conhecer Balneário Camboriú.  O dia estava lindo! Paramos na praia Central, que estava lotada. Achamos Balneário bem urbana e organizada. Até pensei em ir ao parque Unipraias mas aí com um sol daqueles e com Bombinhas tão perto, preferimos deixar Camboriú para uma próxima viagem e fomos para Bombinhas novamente.

Opinião da blogueira

Com o passar dos dias, percebemos que em Floripa as pessoas vão à praia bem mais tarde que o pessoal do Nordeste.  A praia que eu achei mais bonita em termos de paisagem foi a Joaquina. Já para banho, achei que a melhor da ilha foi a Daniela.  Os preços para alimentação são praticamente iguais ao do Rio.

Achei tudo muito limpo e bonito. Pena que o tempo estava tão instável! Gostei da pousada Saint Germain e ficaria lá novamente se estivesse com o carro.  Para quem está a pé, o melhor lugar para ficar é sem dúvida alguma o Centrinho da Lagoa.

A surpresa da viagem foi a cidade de Bombinhas. A praia de Bombinhas é justamente o tipo de praia que eu adoro: águas calmas e cristalinas.  Já prometi a mim mesma que voltarei a este lugar numa viagem combinada com Balneário Camboriú e Blumenau. A paixão por Bombinhas nos fez voltar novamente até lá mas depois me arrependi pois poderia ter ido a ilha do Campeche, ainda mais com aquele dia lindo de sol.

Outra surpresa foi saber que Florianópolis tem bastante ladeiras e que o Unozinho pediu socorro algumas vezes nas subidas, principalmente na rodovia Admar Gonzaga,  que apelidei de “Ladeirão”.  A rodovia é caminho para a BR-101 para quem vem do Canto da Lagoa.

Um comentário que eu não podia deixar de fazer: como tem argentinos em Santa Catarina! Impressionante! Adorei pois consegui praticar bastante o portunhol.